Dépôt DSpace/Manakin

Um relato através de estágios curriculares supervisionados: explorando o potencial das tecnologias no ensino de geografia.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ALMEIDA, A. A. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. C. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3877332506561811 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Zenon Sabino de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, Z. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2946870107924373 pt_BR
dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo relatar a importância do Estágio Curricular Supervisionado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para a formação do estudante de Licenciatura em Geografia. As práticas vivenciadas nos estágios foram muito importantes para o processo de adaptação para as atividades à distância com o uso de novas tecnologias para o ensino e as atividades presenciais, na medida em que ajudaram o estudante-estagiário a aplicar seus conhecimentos teóricos à prática escolar. O trabalho é resultado do relato de quatro estágios em duas escolas diferentes, em períodos de aulas a distância causados pela pandemia da Covid-19 e períodos de aulas presenciais. O texto busca apresentar a importância que o estágio tem na construção de um professor, na medida em que o estágio não é um fim, mas o começo de uma jornada de aprendizados e adaptações no sentido de acompanhar os avanços e transpor as dificuldades que surgem no caminho. Observa-se que as novas tecnologias no ensino possuem fatores que devem ser levados em consideração. Como fator positivo destacamos: a praticidade no compartilhamento de conteúdo, seja a distância ou em sala de aula, e a possibilidade de fazer tudo no conforto de casa, e como negativo os fatos: a dificuldade do professor em acompanhar a participação do aluno e a conexão de má qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Um relato através de estágios curriculares supervisionados: explorando o potencial das tecnologias no ensino de geografia. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-30
dc.description.abstract This article aims to report the importance of the Supervised Curricular Internship at the Federal University of Campina Grande (UFCG), for the training of Geography degree students. The practices experienced during internships were very important for the process of adapting to distance activities with the use of new technologies for teaching and face-to-face activities, as they helped the student-intern to apply their theoretical knowledge to school practice. The work is the result of four internships in two different schools, in periods of distance classes caused by the Covid-19 pandemic and periods of in-person classes. The text seeks to present the importance that the internship has in the development of a teacher, as the internship is not an end, but the beginning of a journey of learning and adaptations in order to follow advances and overcome the difficulties that arise in the path. It is observed that new technologies in teaching have factors that must be taken into consideration. As a positive factor we highlight: the practicality of sharing content, whether remotely or in the classroom, and the possibility of doing everything from the comfort of home, and as a negative the facts: the teacher's difficulty in monitoring student participation and the poor quality connection. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39782
dc.date.accessioned 2024-12-30T18:06:36Z
dc.date.available 2024-12-30
dc.date.available 2024-12-30T18:06:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura em Geografia - UFCG pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Práticas de Ensino - Geografia pt_BR
dc.subject Recursos Didáticos – Tecnologias Digitais pt_BR
dc.subject Ensino Remoto – Pandemia Covid-19 pt_BR
dc.subject Ensino Presencial pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Supervised Internship - Bachelor's Degree in Geography - UFCG pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Teaching Practices - Geography pt_BR
dc.subject Teaching Resources - Digital Technologies pt_BR
dc.subject Remote Teaching - Covid-19 Pandemic pt_BR
dc.subject Face-to-Face Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Aleff Artur Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A report through supervised curricular internships: exploring the potential of technologies in geography teaching. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Aleff Artur Rodrigues de. Um relato através de estágios curriculares supervisionados: explorando o potencial das tecnologias no ensino de geografia. 2023. 22 f. Artigo (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39782 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte