dc.description.resumo |
A problemática do trabalho está em: há distinção perceptível na legislação de base relacionada aos direitos básicos entre os usuários do serviço público e do serviço privado? Há um questionamento comum de que o usuário de serviço público aparentemente recebe menos direitos do que o usuário de um serviço privado, que se encontra em uma relação de consumo, pois este é atendido por um fornecedor de produtos e serviços privados. Busca-se saber principalmente se diante das duas legislações há realmente uma disparidade de direitos que coloque esses dois cidadãos em posições diferentes e até menos uma mais privilegiada do que outra. Outros objetivos estão em adquirir conhecimento em relação ao Direito Administrativo e ao Direito do Consumidor, além de trabalhar de forma resumida, mas eficaz os conceitos trazidos pelas duas leis que são relevantes para o tema. Entender como a gestão dos serviços públicos pode se beneficiar dos avanços da proteção jurídica ao consumidor que tem um mais consolidado microssistema jurídico com leis, órgãos de proteção administrativa e judicial. A problemática aqui apresentada é pertinente ao Eixo 2 do ENGEC que trata especificamente de Gestão Organizacional, pois a discussão impacta indiretamente os modelos de atendimento, qualidade de serviços e responsabilidades organizacionais considerando dois importantes grupos de prestações ao cidadão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Gestão Pública. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Usuário de serviço público e consumidor: diferenças e semelhanças entre os seus direitos básicos na legislação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39814 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-30T20:23:31Z |
|
dc.date.available |
2024-12-30 |
|
dc.date.available |
2024-12-30T20:23:31Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço público |
pt_BR |
dc.subject |
Consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
Análise comparativa |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos básicos |
pt_BR |
dc.subject |
Usuário de serviço público - direitos |
pt_BR |
dc.subject |
Consumidores - direitos |
pt_BR |
dc.subject |
Direito administrativo |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos do consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
Public service |
pt_BR |
dc.subject |
Consumer |
pt_BR |
dc.subject |
Comparative analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Basic rights |
pt_BR |
dc.subject |
Public service user - rights |
pt_BR |
dc.subject |
Consumers - rights |
pt_BR |
dc.subject |
Administrative law |
pt_BR |
dc.subject |
Consumer rights |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FONSECA, Paulo Henriques da. |
|
dc.creator |
ALVES, Ayla Giulia Oliveira. |
|
dc.creator |
SILVA, Kleyton Danilo Queiroz da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Public service user and consumer: differences and similarities between their basic rights in legislation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FONSECA, Paulo Henriques da; ALVES, Ayla Giulia Oliveira; SILVA, Kleyton Danilo Queiroz da. Usuário de serviço público e consumidor: Diferenças e semelhanças entre os seus direitos básicos na legislação. In: I ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC). Eixo Temático 2 : Gestão Organizacional . São Caetano do Sul, USCS Campina Grande - PB, UFCG 1., 2021. Anais [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2021. ISSN: 978-65-89001-07-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39814 |
pt_BR |