DSpace/Manakin Repository

Proposta de trabalho com o gênero textual miniconto a partir de uma experiência extensionista.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, F. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Grace Kelly de Assis.
dc.contributor.referee1ID SILVA, G. K. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2984982358719100 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Josenilda Dias de.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, J. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1054199749168626 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso aborda a importância da leitura e da escrita na formação de cidadãos críticos e autônomos, contextualizando a adversidade na proficiência em Língua Portuguesa no Brasil. Baseado na experiência extensionista “Leitura e escrita na escola: práticas inovadoras de linguagem”, o estudo propõe a implementação de uma sequência didática focada no gênero textual miniconto, visando promover práticas interativas e significativas no ensino. Os objetivos incluem registrar e analisar práticas pedagógicas, explorar a leitura e a escrita como processos interativos, investigar as adversidades no ensino da leitura, e elaborar atividades práticas para abordá-las de maneira eficaz. A fundamentação teórica explora a interação entre leitura, escrita e gêneros textuais, com apoio de diversos autores, e o capítulo de metodologia adota a pesquisa-ação como abordagem principal, destacando a relevância da pesquisa qualitativa. Ao final, são apresentadas as experiências do projeto, ressaltando a importância de práticas que incentivem o gosto pela leitura e a produção textual. Este trabalho busca contribuir para uma educação linguística de qualidade, promovendo a formação de leitores e escritores competentes, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title Proposta de trabalho com o gênero textual miniconto a partir de uma experiência extensionista. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-05
dc.description.abstract This thesis addresses the importance of reading and writing in the formation of critical and autonomous citizens, contextualizing the adversity in Portuguese language proficiency in Brazil. Based on the extension project “Reading and Writing in School: Innovative Language Practices,” the study proposes the implementation of a didactic sequence focused on the textual genre of flash fiction, aiming to promote interactive and meaningful practices in teaching. The objectives include recording and analyzing pedagogical practices, exploring reading and writing as interactive processes, investigating the adversity in reading education, and developing practical activities to address them effectively. The theoretical framework explores the interaction between reading, writing, and textual genres, supported by various authors, while the methodology chapter adopts action research as the main approach, highlighting the relevance of qualitative research. In the end, the project experiences are presented, emphasizing the importance of practices that encourage a love for reading and textual production. This work aims to contribute to quality linguistic education, promoting the formation of competent readers and writers, which are essential for building a fairer and more equitable society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39839
dc.date.accessioned 2025-01-02T20:18:56Z
dc.date.available 2025-01-02
dc.date.available 2025-01-02T20:18:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Gênero textual miniconto pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Extensão universitária – leitura e escrita pt_BR
dc.subject Escola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Escola Municipal Presidente Vargas – Sumé –PB pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Short story textual genre pt_BR
dc.subject Didactic sequence pt_BR
dc.subject University extension – reading and writing pt_BR
dc.subject Padre Roberto de Oliveira Municipal School – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Presidente Vargas Municipal School – Sumé –PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Fernanda da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Proposal to work with the short story textual genre based on an extension experience. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Fernanda da Silva. Proposta de trabalho com o gênero textual miniconto a partir de uma experiência extensionista. 2024. 64f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39839 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta