dc.creator.ID |
COSTA, F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Rafael Barros de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Grace Kelly de Assis. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, G. K. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2984982358719100 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Josenilda Dias de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1054199749168626 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho de conclusão de curso aborda a importância da leitura e da escrita na
formação de cidadãos críticos e autônomos, contextualizando a adversidade na
proficiência em Língua Portuguesa no Brasil. Baseado na experiência extensionista
“Leitura e escrita na escola: práticas inovadoras de linguagem”, o estudo propõe a
implementação de uma sequência didática focada no gênero textual miniconto,
visando promover práticas interativas e significativas no ensino. Os objetivos incluem
registrar e analisar práticas pedagógicas, explorar a leitura e a escrita como processos
interativos, investigar as adversidades no ensino da leitura, e elaborar atividades
práticas para abordá-las de maneira eficaz. A fundamentação teórica explora a
interação entre leitura, escrita e gêneros textuais, com apoio de diversos autores, e o
capítulo de metodologia adota a pesquisa-ação como abordagem principal,
destacando a relevância da pesquisa qualitativa. Ao final, são apresentadas as
experiências do projeto, ressaltando a importância de práticas que incentivem o gosto
pela leitura e a produção textual. Este trabalho busca contribuir para uma educação
linguística de qualidade, promovendo a formação de leitores e escritores competentes,
fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de trabalho com o gênero textual miniconto a partir de uma experiência extensionista. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-05 |
|
dc.description.abstract |
This thesis addresses the importance of reading and writing in the formation of critical
and autonomous citizens, contextualizing the adversity in Portuguese language
proficiency in Brazil. Based on the extension project “Reading and Writing in School:
Innovative Language Practices,” the study proposes the implementation of a didactic
sequence focused on the textual genre of flash fiction, aiming to promote interactive
and meaningful practices in teaching. The objectives include recording and analyzing
pedagogical practices, exploring reading and writing as interactive processes,
investigating the adversity in reading education, and developing practical activities to
address them effectively. The theoretical framework explores the interaction between
reading, writing, and textual genres, supported by various authors, while the
methodology chapter adopts action research as the main approach, highlighting the
relevance of qualitative research. In the end, the project experiences are presented,
emphasizing the importance of practices that encourage a love for reading and textual
production. This work aims to contribute to quality linguistic education, promoting the
formation of competent readers and writers, which are essential for building a fairer
and more equitable society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39839 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-02T20:18:56Z |
|
dc.date.available |
2025-01-02 |
|
dc.date.available |
2025-01-02T20:18:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual miniconto |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária – leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Presidente Vargas – Sumé –PB |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Short story textual genre |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequence |
pt_BR |
dc.subject |
University extension – reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Padre Roberto de Oliveira Municipal School – Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Presidente Vargas Municipal School – Sumé –PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Fernanda da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Proposal to work with the short story textual genre based on an extension experience. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Fernanda da Silva. Proposta de trabalho com o gênero textual miniconto a
partir de uma experiência extensionista. 2024. 64f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39839 |
pt_BR |