dc.description.resumo |
A partir da Lei 9795/99, e de programas de efetivação à Educação Ambiental, como o ProNEA, os educadores passaram a implementar, ou pelo menos tentar, abordagens educativas das mais variáveis formas, para evidenciar a biodiversidade existente no planeta, levando em consideração as abrangentes localidades de ambiente no território e as concepções sociais de proteção ambiental. Dessas abordagens metodológicas duas principais foram extraídas, quais sejam: a conservadora e a crítica. Enquanto que na primeira o ensino enfoca, tempestivamente, o conhecimento biofísico pelo ensino assimilação; a segunda visa uma abordagem mais crítica, englobando, para além do físico, as questões sociais, políticas, econômicas e históricas (VALENTI et al., 2012). Nesse contexto questiona-se: quais os desafios para a implementação da educação ambiental na gestão das escolas de ensino fundamental da cidade Iguatu-CE? Dessa forma, diante da Política Nacional de Educação Ambiental e das abordagens educativas para efetivá-las, essa pesquisa tem por objetivo geral analisar como se dá a implementação de tal política no município de Iguatu, Ce, dentro de algumas escolas da educação básica, sendo estas a Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Araújo e Escola de Ensino Fundamental Clara Alves de Araújo. Para que se pudesse alcançar tal objetivo foram aplicados questionários para os/as gestores e educadores da rede municipal de educação, sendo esses por meio de questionários on-line com indagações de múltipla escolha. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
Gestão Pública. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Comunicação. |
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dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Desafios na implementação da educação ambiental na gestão escolar pública do ensino fundamental em Iguatu/CE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39864 |
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dc.date.accessioned |
2025-01-03T14:18:17Z |
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dc.date.available |
2025-01-03 |
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dc.date.available |
2025-01-03T14:18:17Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Iguatu - CE - educação pública |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar pública |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Iguatu - CE - public education |
pt_BR |
dc.subject |
Public school management |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Joseph Ragner Anacleto Fernandes. |
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dc.creator |
COSTA, Izabela Clementino Caetano. |
|
dc.creator |
SILVA, Francisco Felipe Henrique da. |
|
dc.creator |
DANTAS, Janice Ruth Anacleto Fernandes. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Challenges in implementing environmental education in public elementary school management in Iguatu/CE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Joseph Ragner Anacleto Fernandes; COSTA, Izabela Clementino Caetano; SILVA, Francisco Felipe Henrique da; DANTAS, Janice Ruth Anacleto Fernandes. Desafios na implementação da educação ambiental na gestão escolar pública do ensino fundamental em Iguatu/CE. In: ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC), 2.; 2022. Eixo Temático I: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS (SP). Anais [...]. São Caetano do Sul - SP: Universidade de São Caetano do Sul e Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ISBN: 978-85-5722-429-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39864 |
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