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Desafios na implementação da educação ambiental na gestão escolar pública do ensino fundamental em Iguatu/CE.

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dc.description.resumo A partir da Lei 9795/99, e de programas de efetivação à Educação Ambiental, como o ProNEA, os educadores passaram a implementar, ou pelo menos tentar, abordagens educativas das mais variáveis formas, para evidenciar a biodiversidade existente no planeta, levando em consideração as abrangentes localidades de ambiente no território e as concepções sociais de proteção ambiental. Dessas abordagens metodológicas duas principais foram extraídas, quais sejam: a conservadora e a crítica. Enquanto que na primeira o ensino enfoca, tempestivamente, o conhecimento biofísico pelo ensino assimilação; a segunda visa uma abordagem mais crítica, englobando, para além do físico, as questões sociais, políticas, econômicas e históricas (VALENTI et al., 2012). Nesse contexto questiona-se: quais os desafios para a implementação da educação ambiental na gestão das escolas de ensino fundamental da cidade Iguatu-CE? Dessa forma, diante da Política Nacional de Educação Ambiental e das abordagens educativas para efetivá-las, essa pesquisa tem por objetivo geral analisar como se dá a implementação de tal política no município de Iguatu, Ce, dentro de algumas escolas da educação básica, sendo estas a Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Araújo e Escola de Ensino Fundamental Clara Alves de Araújo. Para que se pudesse alcançar tal objetivo foram aplicados questionários para os/as gestores e educadores da rede municipal de educação, sendo esses por meio de questionários on-line com indagações de múltipla escolha. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão Pública. pt_BR
dc.subject.cnpq Comunicação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Desafios na implementação da educação ambiental na gestão escolar pública do ensino fundamental em Iguatu/CE. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39864
dc.date.accessioned 2025-01-03T14:18:17Z
dc.date.available 2025-01-03
dc.date.available 2025-01-03T14:18:17Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Iguatu - CE - educação pública pt_BR
dc.subject Gestão escolar pública pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Iguatu - CE - public education pt_BR
dc.subject Public school management pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Joseph Ragner Anacleto Fernandes.
dc.creator COSTA, Izabela Clementino Caetano.
dc.creator SILVA, Francisco Felipe Henrique da.
dc.creator DANTAS, Janice Ruth Anacleto Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges in implementing environmental education in public elementary school management in Iguatu/CE. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Joseph Ragner Anacleto Fernandes; COSTA, Izabela Clementino Caetano; SILVA, Francisco Felipe Henrique da; DANTAS, Janice Ruth Anacleto Fernandes. Desafios na implementação da educação ambiental na gestão escolar pública do ensino fundamental em Iguatu/CE. In: ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC), 2.; 2022. Eixo Temático I: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS (SP). Anais [...]. São Caetano do Sul - SP: Universidade de São Caetano do Sul e Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ISBN: 978-85-5722-429-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39864 pt_BR


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