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Educação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental.

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dc.description.resumo O acesso ao conhecimento científico até o final do século XVII era para poucos, onde somente uma parcela privilegiada da sociedade tinha a possibilidade de estudar. A partir da revolução industrial na segunda metade do século XVIII o cenário começa a mudar, as atividades econômicas passam a exigir uma mão de obra mais qualificada, ocorre também uma grande migração das populações do campo para as cidades em busca de trabalho modificando a estrutura social vigente. No século XIX os Estados nacionais passam a considerar a escola como instituição delegada a formar o homem como cidadão. Diante disso, o poder político passa a administrar o projeto educativo das diversas classes sociais, expandindo o número de instituições de ensino por toda a Europa e construindo sistemas de ensino público dividido em níveis de escolarização que vão desde o elementar até a universidade (CAMBI, 1999). Esse modelo de escola se expandiu por todo o ocidente durante os séculos XIX e XX chegando ao Brasil, que no início do século XX ainda possuía um número bem reduzido de instituições de ensino. Os sistemas educacionais sofreram grande influência do pensamento moderno, que teve como um de seus principais colaboradores no século XVII, René Descartes. Ele considerava que o ser humano era constituído de duas partes distintas, o corpo que executa as tarefas e a mente que pensa. Nesse sentido, a aprendizagem dos conteúdos do saber dependia somente da dimensão intelectual enquanto o corpo, considerado apenas em seu aspecto mecânico, ficava ausente desse processo (NUNES PINTO, 2003). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Educação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39866
dc.date.accessioned 2025-01-03T14:22:10Z
dc.date.available 2025-01-03
dc.date.available 2025-01-03T14:22:10Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação Física - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Currículo - Educação Física - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Professores de Educação Física pt_BR
dc.subject Physical Education - Elementary School pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity - Elementary School pt_BR
dc.subject Curriculum - Physical Education - Elementary School pt_BR
dc.subject Physical Education Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Thiago da.
dc.creator SÁ, Ivo Ribeiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Physical education and areas of knowledge: interdisciplinarity in the initial years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Thiago da; SÁ, Ivo Ribeiro de. Educação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC), 2.; 2022. Eixo Temático I: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS (SP). Anais [...]. São Caetano do Sul - SP: Universidade de São Caetano do Sul e Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ISBN: 978-85-5722-429-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39866 pt_BR


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