dc.description.resumo |
O acesso ao conhecimento científico até o final do século XVII era para poucos, onde
somente uma parcela privilegiada da sociedade tinha a possibilidade de estudar. A partir da
revolução industrial na segunda metade do século XVIII o cenário começa a mudar, as
atividades econômicas passam a exigir uma mão de obra mais qualificada, ocorre também uma
grande migração das populações do campo para as cidades em busca de trabalho modificando
a estrutura social vigente.
No século XIX os Estados nacionais passam a considerar a escola como instituição
delegada a formar o homem como cidadão. Diante disso, o poder político passa a administrar o
projeto educativo das diversas classes sociais, expandindo o número de instituições de ensino
por toda a Europa e construindo sistemas de ensino público dividido em níveis de escolarização
que vão desde o elementar até a universidade (CAMBI, 1999). Esse modelo de escola se
expandiu por todo o ocidente durante os séculos XIX e XX chegando ao Brasil, que no início
do século XX ainda possuía um número bem reduzido de instituições de ensino.
Os sistemas educacionais sofreram grande influência do pensamento moderno, que teve
como um de seus principais colaboradores no século XVII, René Descartes. Ele considerava
que o ser humano era constituído de duas partes distintas, o corpo que executa as tarefas e a
mente que pensa. Nesse sentido, a aprendizagem dos conteúdos do saber dependia somente da
dimensão intelectual enquanto o corpo, considerado apenas em seu aspecto mecânico, ficava
ausente desse processo (NUNES PINTO, 2003). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Educação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39866 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-03T14:22:10Z |
|
dc.date.available |
2025-01-03 |
|
dc.date.available |
2025-01-03T14:22:10Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - Educação Física - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Physical Education - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - Physical Education - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Physical Education Teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Thiago da. |
|
dc.creator |
SÁ, Ivo Ribeiro de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Physical education and areas of knowledge: interdisciplinarity in the initial years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Thiago da; SÁ, Ivo Ribeiro de. Educação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC), 2.; 2022. Eixo Temático I: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS (SP). Anais [...]. São Caetano do Sul - SP: Universidade de São Caetano do Sul e Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ISBN: 978-85-5722-429-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39866 |
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