Dépôt DSpace/Manakin

A questão da leitura no Programa Brasil Alfabetizado no município de Cuité: um estudo de caso.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 COSTA, Ramilton Marinho.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, José Carlos Oliveira. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SANTOS, J. C. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.contributor.referee2 JUSTINO FILHO, José.
dc.contributor.referee2ID JUSTINO FILHO, J. pt_BR
dc.contributor.referee2ID FILHO, JOSÉ JUSTINO. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa contempla a análise da prática de leitura na educação de jovense adultos Brasil Alfabetizado no município de Cuité—PB, durante dois meses. Buscamos verificar como o trabalho docente influencia na aprendizagem dos alunos da EJA, visto que ainda há grande dificuldade de leitura. A metodologia partiu de observação direta nas aulas e de entrevista para professores, confrontando a teoria com a prática buscamos estabelecer as diretrizes que norteiam o trabalho dos docentes. A investigação mostrou que a teoria não condiz com a prática Vista em sala de aula, e ainda, que esta prática é concebida dentro de uma concepção de leitura decodificadora, onde as estratégias usadas são a seleção e inferência, o que leva apenas o aluno a decodificação do texto. O que nos faz concluir que a prática de leitura realizada pelos professores ainda está muito distante de práticas que levem os alunos a se tornarem leitores proficientes, ativos e críticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title A questão da leitura no Programa Brasil Alfabetizado no município de Cuité: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This research includes the analysis of reading practice in the education of young people and adults in Brazil Literate in the municipality of Cuité—PB, for two months. We seek to verify how the teaching work influences the learning of EJA students, as there is still a large reading difficulty. The methodology was based on direct observation in classes and interviews for teachers, comparing theory with practice we seek to establish the guidelines that guide the work of teachers. The investigation showed that the theory does not match the practice seen in the classroom, and furthermore, that this practice is conceived within a of decoding reading, where the strategies used are selection and inference, which leads Only the student decodes the text. Which makes us conclude that reading practice carried out by teachers is still very far from practices that lead students to become proficient, active and critical readers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39867
dc.date.accessioned 2025-01-03T14:24:03Z
dc.date.available 2025-01-03
dc.date.available 2025-01-03T14:24:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Alfabetização de adultos pt_BR
dc.subject Programa Brasil Alfabetizado pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Adult literacy pt_BR
dc.subject Literacy Brazil Program pt_BR
dc.subject lectura pt_BR
dc.subject Alfabetización de adultos pt_BR
dc.subject Programa de Alfabetización Brasil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Iandra Nadyedja Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The issue of reading in the Brasil Alfabetizado Program in the municipality of Cuité: a case study. pt_BR
dc.title.alternative La cuestión de la lectura en el Programa Brasil Alfabetizado en el municipio de Cuité: un estudio de caso. pt_BR
dc.identifier.citation Dantas, Iandra Nadyedja Ferreira. A questão da leitura no Programa Brasil Alfabetizado no município de Cuité: um estudo de caso. 2013. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación incluye el análisis de la práctica lectora en la educación de jóvenes y adultos en Brasil. Alfabetizado en el municipio de Cuité—PB, durante dos meses. Buscamos verificar cómo el trabajo docente influye en el aprendizaje de los estudiantes de la EJA, ya que aún existe una gran dificultad de lectura. La metodología se basó en la observación directa en clases y entrevistas. Para los docentes, comparando la teoría con la práctica buscamos establecer los lineamientos que orientar el trabajo de los docentes. La investigación demostró que la teoría no coincide con la práctica vista en el aula, y además, que esta práctica se conciba dentro de un de decodificación de la lectura, donde las estrategias utilizadas son la selección y la inferencia, lo que conduce Sólo el alumno decodifica el texto. Lo que nos hace concluir que la práctica lectora llevada a cabo por los docentes aún está muy lejos de prácticas que lleven a los estudiantes a convertirse en lectores competentes, activos y críticos. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte