dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Ramilton Marinho. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
JUSTINO FILHO, José. |
|
dc.contributor.referee2ID |
JUSTINO FILHO, J. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
FILHO, JOSÉ JUSTINO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa contempla a análise da prática de leitura na educação de jovense adultos Brasil
Alfabetizado no município de Cuité—PB, durante dois meses. Buscamos verificar como o
trabalho docente influencia na aprendizagem dos alunos da EJA, visto que ainda há grande
dificuldade de leitura. A metodologia partiu de observação direta nas aulas e de entrevista
para professores, confrontando a teoria com a prática buscamos estabelecer as diretrizes que
norteiam o trabalho dos docentes. A investigação mostrou que a teoria não condiz com a
prática Vista em sala de aula, e ainda, que esta prática é concebida dentro de uma concepção
de leitura decodificadora, onde as estratégias usadas são a seleção e inferência, o que leva
apenas o aluno a decodificação do texto. O que nos faz concluir que a prática de leitura
realizada pelos professores ainda está muito distante de práticas que levem os alunos a se
tornarem leitores proficientes, ativos e críticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A questão da leitura no Programa Brasil Alfabetizado no município de Cuité: um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This research includes the analysis of reading practice in the education of young people and adults in Brazil
Literate in the municipality of Cuité—PB, for two months. We seek to verify how the
teaching work influences the learning of EJA students, as there is still a large
reading difficulty. The methodology was based on direct observation in classes and interviews
for teachers, comparing theory with practice we seek to establish the guidelines that
guide the work of teachers. The investigation showed that the theory does not match the
practice seen in the classroom, and furthermore, that this practice is conceived within a
of decoding reading, where the strategies used are selection and inference, which leads
Only the student decodes the text. Which makes us conclude that reading practice
carried out by teachers is still very far from practices that lead students to
become proficient, active and critical readers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39867 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-03T14:24:03Z |
|
dc.date.available |
2025-01-03 |
|
dc.date.available |
2025-01-03T14:24:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização de adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Brasil Alfabetizado |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Adult literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy Brazil Program |
pt_BR |
dc.subject |
lectura |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetización de adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Alfabetización Brasil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Iandra Nadyedja Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The issue of reading in the Brasil Alfabetizado Program in the municipality of Cuité: a case study. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La cuestión de la lectura en el Programa Brasil Alfabetizado en el municipio de Cuité: un estudio de caso. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Dantas, Iandra Nadyedja Ferreira. A questão da leitura no Programa Brasil Alfabetizado no município de Cuité: um estudo de caso. 2013. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta investigación incluye el análisis de la práctica lectora en la educación de jóvenes y adultos en Brasil.
Alfabetizado en el municipio de Cuité—PB, durante dos meses. Buscamos verificar cómo
el trabajo docente influye en el aprendizaje de los estudiantes de la EJA, ya que aún existe una gran
dificultad de lectura. La metodología se basó en la observación directa en clases y entrevistas.
Para los docentes, comparando la teoría con la práctica buscamos establecer los lineamientos que
orientar el trabajo de los docentes. La investigación demostró que la teoría no coincide con la
práctica vista en el aula, y además, que esta práctica se conciba dentro de un
de decodificación de la lectura, donde las estrategias utilizadas son la selección y la inferencia, lo que conduce
Sólo el alumno decodifica el texto. Lo que nos hace concluir que la práctica lectora
llevada a cabo por los docentes aún está muy lejos de prácticas que lleven a los estudiantes a
convertirse en lectores competentes, activos y críticos. |
pt_BR |