Repositorio Dspace/Manakin

Os desafios das comunidades quilombolas na efetivação da educação escolar quilombola: uma realidade nos Quilombos de Gurugi e Ipiranga município de Conde PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID NASCIMENTO, M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4659066884912066 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-7180-9649 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5710716878516059 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0003-2236-190X pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta uma análise sobre os desafios das comunidades quilombolas na efetivação da Educação Escolar Quilombola: uma realidade no quilombo de Gurugi e Ipiranga município de Conde-PB, com o objetivo de compreender qual a concepção dos professores das escolas do Quilombo de Gurugi e Ipiranga sobre Educação Escolar Quilombola. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com quatro professores de duas escolas municipais do território quilombola, permitindo uma compreensão aprofundada. Os resultados principais indicam que a Educação Escolar Quilombola ainda é um desafio a ser enfrentado, pela falta de formação adequada para os professores e pelo currículo ainda tradicional que muitas vezes não contempla as especificidades culturais e sociais das comunidades quilombolas. Além disso, observamos que ainda é uma modalidade desconhecida, mas que indiretamente já se é trabalhada parcialmente no cotidiano das duas escolas investigadas, através de algumas garantias asseguradas pela escola em seu projeto político pedagógico e que dialogam com os princípios que as diretrizes da EEQ trazem em seus documentos. As conclusões sugerem que, a Educação Escolar Quilombola precisa ser fortalecida por políticas públicas consistentes, formação adequada de professores, materiais pedagógicos contextualizados, e uma maior participação da comunidade na definição dos rumos da educação, contribuindo para maiores discussões acerca da formação de professores quilombolas ou não quilombolas e pesquisas acerca do tema dentro do campo acadêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title Os desafios das comunidades quilombolas na efetivação da educação escolar quilombola: uma realidade nos Quilombos de Gurugi e Ipiranga município de Conde PB. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.description.abstract This paper presents an analysis of the challenges faced by quilombola communities in implementing Quilombola School Education: a reality in the Gurugi and Ipiranga quilombo in the municipality of Conde-PB, with the aim of understanding the concept of Quilombola School Education held by teachers in the Gurugi and Ipiranga Quilombo. The research was carried out through interviews with four teachers from two municipal schools in the quilombola territory, allowing for an in-depth understanding. The main results indicate that Quilombola School Education is still a challenge to be faced, due to the lack of adequate training for teachers and the still traditional curriculum that often does not take into account the cultural and social specificities of quilombola communities. In addition, we observed that it is still an unknown modality, but that indirectly it is already partially worked on in the daily life of the two schools investigated, through some guarantees ensured by the school in its pedagogical political project and which dialog with the principles that the EEQ guidelines bring in their documents. The conclusions suggest that Quilombola School Education needs to be strengthened by consistent public policies, adequate teacher training, contextualized teaching materials, and greater community participation in defining the direction of education, contributing to further discussions about the training of quilombola or non-quilombola teachers and research on the subject within the academic field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39869
dc.date.accessioned 2025-01-03T14:33:27Z
dc.date.available 2025-01-03
dc.date.available 2025-01-03T14:33:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comunidades quilombolas Paraíba pt_BR
dc.subject Educação escolas quilombola pt_BR
dc.subject Quilomb o Gurugi Conde PB pt_BR
dc.subject Quilombo Ipiranga Conde PB pt_BR
dc.subject Quilombolas pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Quilombola communities in Paraíba pt_BR
dc.subject Education in quilombola schools pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Mayandson Cristiano do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenges of quilombola communities in the implementation of quilombola school education: a reality in the Quilombos of Gurugi and Ipiranga, municipality of Conde PB. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Mayandson Cristiano do. Os desafios das comunidades quilombolas na efetivação da educação escolar quilombola: uma realidade nos Quilombos de Gurugi e Ipiranga município de Conde PB. 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39869 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta