DSpace/Manakin Repository

A performatividade de gênero, de orientação sexual e a constituição dos sujeitos nas malhas da experiência de escolarização.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SALES, R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1143006946997252 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1ID GUERRA SOBRINHO, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.referee1ID PAULO, M. A. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rosenval de Almeida e.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. A. pt_BR
dc.description.resumo Este estudo tem por objeto as narrativas de quatro estudantes universitários acerca de suas experiências relativas ao funcionamento da performatividade de gênero e orientação sexual durante sua passagem na educação básica e no ensino superior. O objetivo geral da pesquisa que resultou neste Trabalho de Conclusão de Curso é compreender, através da análise de narrativas dos quatro sujeitos entrevistados, seus agenciamentos diante dos regimes regulatórios de gênero e de orientação sexual, bem como as malhas de construção das experiências educacionais de estudantes universitários definidos como divergentes em relação à heteronormatividade e à binaridade tradicional de gênero, na UEPB e UFCG. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, operacionalizada através da realização de entrevistas abertas com nossos/as interlocutores/as acerca de suas experiências sociais e subjetivas no âmbito familiar, religioso e sobretudo educacional. A pesquisa revelou que a experiência de escolarização para aqueles e aquelas que borram as fronteiras binárias de gênero e desafiam a ordem cisheteronormativa é atravessada por mecanismos de subalternização da dissidência, bem como pelas negociações e resistências desenvolvidas pelos sujeitos em relação às normas em operação no tecido social de modo geral e em específico nos espaços educacionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title A performatividade de gênero, de orientação sexual e a constituição dos sujeitos nas malhas da experiência de escolarização. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-07
dc.description.abstract This study focuses on the narratives of four university students about their experiences relating to the functioning of gender performativity and sexual orientation during their time in basic education and higher education. The general objective of the research that resulted in this Course Conclusion Paper is to understand, through the analysis of the narratives of the four interviewed subjects, their agency in relation to the regulatory regimes of gender and sexual orientation, as well as the construction networks of students' educational experiences. university students defined as divergent in relation to heteronormativity and the traditional gender binary, in UEPB and UFCG. This is a research with a qualitative approach, carried out through open interviews with our interlocutors about their social and subjective experiences in the family, religious and, above all, educational spheres. The research revealed that the schooling experience for those who blur the binary boundaries of gender and challenge the cisheteronormative order is crossed by mechanisms of subalternization of dissent, as well as by the negotiations and resistance developed by the subjects in relation to the norms operating in the social space in general and specifically in educational sphere. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39888
dc.date.accessioned 2025-01-06T12:42:53Z
dc.date.available 2024-12-30
dc.date.available 2025-01-06T12:42:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Performatividade de Gênero pt_BR
dc.subject Orientação Sexual pt_BR
dc.subject Experiências de Escolarização pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Gender Performativity pt_BR
dc.subject Sexual Orientation pt_BR
dc.subject School Experiences pt_BR
dc.subject Basic Education pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALES, Romualdo da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The performativity of gender, sexual orientation and the constitution of subjects in the fabric of the schooling experience. pt_BR
dc.identifier.citation SALES, Romualdo da Silva. A performatividade de gênero, de orientação sexual e a constituição dos sujeitos nas malhas da experiência de escolarização. 2024. 53 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39888 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta