DSpace Repository

Educação inclusiva; uma revisão bibliográfica sobre o impacto da formação docência.

Show simple item record

dc.creator.ID PONTES, L. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8013801259372104 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Ticiany Marques da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, T. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6499608715942749 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, V. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3743479382957575 pt_BR
dc.description.resumo A educação inclusiva constitui um princípio fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade e que todos os alunos devem aprender juntas, independentemente de qualquer diferença. Embora a formação dos professores seja crucial para fomentar práticas inclusivas, a implementação dessas estratégias enfrenta desafios devido à sobrecarga de trabalho e à falta de tempo dos docentes. Dessa forma, é essencial refletir sobre como assegurar que a formação recebida seja adequada para que os professores possam aplicá-la efetivamente em sala de aula. Este trabalho analisou o impacto da formação dos docentes na prática pedagógica inclusiva e examinou as barreiras enfrentadas no processo de formação. A metodologia adotada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica, com dados coletados através da plataforma Google Acadêmico. Foram selecionados 7 artigos publicados entre 2018 e 2024, focando nos mais relevantes sobre a formação dos docentes sob a perspectiva da educação inclusiva. Esse método teve como objetivo analisar o impacto da formação dos docentes em sala de aula na perspectiva da educação inclusiva. Ao final da pesquisa, podemos concluir que a educação inclusiva deve ser cumprida como um direito fundamental de todos os alunos. É essencial que a formação docente, as práticas pedagógicas e as políticas educacionais se alinhem para garantir acesso equitativo a oportunidades de aprendizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Educação inclusiva; uma revisão bibliográfica sobre o impacto da formação docência. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-11
dc.description.abstract Inclusive education is a fundamental principle to ensure that all students have access to quality education and that all students must learn together, regardless of any differences. Although teacher training is crucial to fostering inclusive practices, the implementation of these strategies faces challenges due to work overload and teachers' lack of time. Therefore, it is essential to reflect on how to ensure that the training received is adequate so that teachers can apply it effectively in the classroom. This work analyzed the impact of teacher training on inclusive pedagogical practice and examined the barriers faced in the training process. The methodology adopted for this research was a bibliographic review, with data collected through the Google Scholar platform. 7 articles published between 2018 and 2024 were selected, focusing on the most relevant on teacher training from the perspective of inclusive education. This method aimed to analyze the impact of teacher training in the classroom from the perspective of inclusive education. At the end of the research, we can conclude that inclusive education must be fulfilled as a fundamental right for all students. It is essential that teacher training, pedagogical practices and educational policies align to ensure equitable access to learning opportunities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39891
dc.date.accessioned 2025-01-06T13:25:10Z
dc.date.available 2025-01-06
dc.date.available 2025-01-06T13:25:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Capacitação pt_BR
dc.subject Prática pedagógica e docentes pt_BR
dc.subject Formação docente – educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Training pt_BR
dc.subject Practice pedagogical and teachers pt_BR
dc.subject Teacher training – inclusive education pt_BR
dc.subject Educación inclusiva pt_BR
dc.subject Capacitación pt_BR
dc.subject Práctica pedagógicos y docentes pt_BR
dc.subject Formación docente – educación inclusiva pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PONTES, Lucineide Lima de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education; a bibliographical review on the impact of teaching training. pt_BR
dc.title.alternative Educación inclusiva; una revisión bibliográfica sobre el impacto de formación docente. pt_BR
dc.identifier.citation PONTES, Lucineide Lima de. Educação inclusiva; uma revisão bibliográfica sobre o impacto da formação docência. 2024. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39891 pt_BR
dc.description.resumen La educación inclusiva es un principio fundamental para garantizar que todos los estudiantes tener acceso a una educación de calidad y que todos los estudiantes deben aprender juntos, independientemente de cualquier diferencia. Aunque la formación del profesorado es crucial Para fomentar prácticas inclusivas, la implementación de estas estrategias enfrenta desafíos debido a a la sobrecarga de trabajo y falta de tiempo de los docentes. Por ello, es fundamental reflexionar sobre cómo garantizar que la formación recibida sea la adecuada para que los profesores puedan aplicarlo eficazmente en el aula. Este trabajo analizó el impacto de la formación docentes en la práctica pedagógica inclusiva y examinó las barreras que enfrentan en el proceso de capacitación. La metodología adoptada para esta investigación fue una revisión bibliográfica, con datos recopilados a través de la plataforma Google Scholar. Se seleccionaron 7 artículos publicados entre 2018 y 2024, centrándose en los aspectos más relevantes de la formación docente en el marco del perspectiva de la educación inclusiva. Este método tuvo como objetivo analizar el impacto de Formación de docentes en el aula desde la perspectiva de la educación inclusiva. Al final de investigación, podemos concluir que la educación inclusiva debe cumplirse como un derecho fundamental para todos los estudiantes. Es esencial que la formación docente, las prácticas pedagógicas y las políticas educativas se alinean para garantizar el acceso equitativo a las oportunidades educativas aprendizaje. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account