dc.creator.ID |
PONTES, L. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8013801259372104 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Ticiany Marques da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6499608715942749 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, V. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3743479382957575 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação inclusiva constitui um princípio fundamental para garantir que todos os alunos
tenham acesso a um ensino de qualidade e que todos os alunos devem aprender juntas,
independentemente de qualquer diferença. Embora a formação dos professores seja crucial
para fomentar práticas inclusivas, a implementação dessas estratégias enfrenta desafios devido
à sobrecarga de trabalho e à falta de tempo dos docentes. Dessa forma, é essencial refletir
sobre como assegurar que a formação recebida seja adequada para que os professores possam
aplicá-la efetivamente em sala de aula. Este trabalho analisou o impacto da formação dos
docentes na prática pedagógica inclusiva e examinou as barreiras enfrentadas no processo de
formação. A metodologia adotada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica, com dados
coletados através da plataforma Google Acadêmico. Foram selecionados 7 artigos publicados
entre 2018 e 2024, focando nos mais relevantes sobre a formação dos docentes sob a
perspectiva da educação inclusiva. Esse método teve como objetivo analisar o impacto da
formação dos docentes em sala de aula na perspectiva da educação inclusiva. Ao final da
pesquisa, podemos concluir que a educação inclusiva deve ser cumprida como um direito
fundamental de todos os alunos. É essencial que a formação docente, as práticas pedagógicas
e as políticas educacionais se alinhem para garantir acesso equitativo a oportunidades de
aprendizado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação inclusiva; uma revisão bibliográfica sobre o impacto da formação docência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-11 |
|
dc.description.abstract |
Inclusive education is a fundamental principle to ensure that all students have access to
quality education and that all students must learn together, regardless of any differences.
Although teacher training is crucial to fostering inclusive practices, the implementation of
these strategies faces challenges due to work overload and teachers' lack of time. Therefore, it
is essential to reflect on how to ensure that the training received is adequate so that teachers
can apply it effectively in the classroom. This work analyzed the impact of teacher training on
inclusive pedagogical practice and examined the barriers faced in the training process. The
methodology adopted for this research was a bibliographic review, with data collected through
the Google Scholar platform. 7 articles published between 2018 and 2024 were selected,
focusing on the most relevant on teacher training from the perspective of inclusive education.
This method aimed to analyze the impact of teacher training in the classroom from the
perspective of inclusive education. At the end of the research, we can conclude that inclusive
education must be fulfilled as a fundamental right for all students. It is essential that teacher
training, pedagogical practices and educational policies align to ensure equitable access to
learning opportunities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39891 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-06T13:25:10Z |
|
dc.date.available |
2025-01-06 |
|
dc.date.available |
2025-01-06T13:25:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica e docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente – educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Training |
pt_BR |
dc.subject |
Practice pedagogical and teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training – inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Educación inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitación |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica pedagógicos y docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Formación docente – educación inclusiva |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PONTES, Lucineide Lima de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive education; a bibliographical review on the impact of teaching training. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación inclusiva; una revisión bibliográfica sobre el impacto de formación docente. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PONTES, Lucineide Lima de. Educação inclusiva; uma revisão bibliográfica sobre o impacto da
formação docência. 2024. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39891 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación inclusiva es un principio fundamental para garantizar que todos los estudiantes
tener acceso a una educación de calidad y que todos los estudiantes deben aprender juntos,
independientemente de cualquier diferencia. Aunque la formación del profesorado es crucial
Para fomentar prácticas inclusivas, la implementación de estas estrategias enfrenta desafíos debido a
a la sobrecarga de trabajo y falta de tiempo de los docentes. Por ello, es fundamental reflexionar
sobre cómo garantizar que la formación recibida sea la adecuada para que los profesores puedan
aplicarlo eficazmente en el aula. Este trabajo analizó el impacto de la formación
docentes en la práctica pedagógica inclusiva y examinó las barreras que enfrentan en el proceso de
capacitación. La metodología adoptada para esta investigación fue una revisión bibliográfica, con datos
recopilados a través de la plataforma Google Scholar. Se seleccionaron 7 artículos publicados
entre 2018 y 2024, centrándose en los aspectos más relevantes de la formación docente en el marco del
perspectiva de la educación inclusiva. Este método tuvo como objetivo analizar el impacto de
Formación de docentes en el aula desde la perspectiva de la educación inclusiva. Al final de
investigación, podemos concluir que la educación inclusiva debe cumplirse como un derecho
fundamental para todos los estudiantes. Es esencial que la formación docente, las prácticas pedagógicas
y las políticas educativas se alinean para garantizar el acceso equitativo a las oportunidades educativas
aprendizaje. |
pt_BR |