DSpace/Manakin Repository

Recursos didáticos aplicada ao ensino de cinética Química: uma proposta de sequência didática para educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GARRIDO, J. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2806887332898037 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.referee2 PINHEIRO, Carlos Davidson
dc.description.resumo O presente estudo trata de uma proposta de sequência didática para educação básica, a fim de apresentar um conjunto de materiais didáticos desenvolvidos para a aplicação no ensino de cinética química, em turmas do segundo ano do ensino médio. Para tanto, foram construídos planos de aula, roteiros de práticas experimentais, jogo didático digital, mapa mental e uma rota de aprendizagem contendo explicações e exemplos. Realizou-se então uma pesquisa explicativa e de cunho qualitativo. Diante disso, verificou-se que esse material se justifica na busca pelo aperfeiçoamento do conhecimento dos discentes sobre o conteúdo e mostrar na, teoria e prática, situações que envolvam velocidade de reações químicas alinhados ao cotidiano. Os aparatos produzidos estão disponibilizados para download gratuito, onde os docentes poderão fazer uso do conjunto de ferramentas e orientações para suas aulas de Cinética Química. Foi possível concluir que a pesquisa desenvolvida observou que a composição das aulas em uma sequência didática proporciona uma visão mais ampla de tudo o que pode ser feito no fazer pedagógico, permitindo uma maior organização para o docente e melhoria na execução das regências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Recursos didáticos aplicada ao ensino de cinética Química: uma proposta de sequência didática para educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-19
dc.description.abstract The present study deals with a proposal for a didactic sequence for basic education, in order to present a set of teaching materials developed for application in the teaching of chemical kinetics, in second year high school classes. To this end, lesson plans, experimental practice scripts, a digital didactic game, a mind map and a learning route containing explanations and examples were created. An explanatory and qualitative research was then carried out. In view of this, it was verified that this material is justified in the search for improving students' knowledge about the content and showing, in theory and practice, situations involving the speed of chemical reactions in line with everyday life. The devices produced are available for free download, where teachers can make use of the set of tools and guidelines for their Chemical Kinetics classes. It was possible to conclude that the research carried out observed that the composition of classes in a didactic sequence provides a broader view of everything that can be done in pedagogical practice, allowing greater organization for the teacher and improvement in the execution of instructions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39895
dc.date.accessioned 2025-01-06T13:51:26Z
dc.date.available 2025-01-06
dc.date.available 2025-01-06T13:51:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cinética química pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Materiais pedagógicos - Ensino de Química pt_BR
dc.subject Conjunto de aulas pt_BR
dc.subject Velocidades das reações pt_BR
dc.subject Chemical kinetics pt_BR
dc.subject Teaching chemistry pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Teaching materials - Teaching Chemistry pt_BR
dc.subject Set of classes pt_BR
dc.subject Reaction speeds pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GARRIDO, Júlio César Avelino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic resources applied to the teaching of Chemical kinetics: a proposal for a didactic sequence for basic education. pt_BR
dc.identifier.citation GARRIDO, Júlio César Avelino. Recursos didáticos aplicados ao ensino de cinética Química: uma proposta de sequência didática para educação básica. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta