dc.creator.ID |
GARRIDO, J. C. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2806887332898037 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Everton Vieira da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
WANDERLEY, Albaneide Fernandes. |
|
dc.contributor.referee2 |
PINHEIRO, Carlos Davidson |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo trata de uma proposta de sequência didática para educação
básica, a fim de apresentar um conjunto de materiais didáticos desenvolvidos
para a aplicação no ensino de cinética química, em turmas do segundo ano do
ensino médio. Para tanto, foram construídos planos de aula, roteiros de
práticas experimentais, jogo didático digital, mapa mental e uma rota de
aprendizagem contendo explicações e exemplos. Realizou-se então uma
pesquisa explicativa e de cunho qualitativo. Diante disso, verificou-se que esse
material se justifica na busca pelo aperfeiçoamento do conhecimento dos
discentes sobre o conteúdo e mostrar na, teoria e prática, situações que
envolvam velocidade de reações químicas alinhados ao cotidiano. Os aparatos
produzidos estão disponibilizados para download gratuito, onde os docentes
poderão fazer uso do conjunto de ferramentas e orientações para suas aulas
de Cinética Química. Foi possível concluir que a pesquisa desenvolvida
observou que a composição das aulas em uma sequência didática proporciona
uma visão mais ampla de tudo o que pode ser feito no fazer pedagógico,
permitindo uma maior organização para o docente e melhoria na execução das
regências. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Recursos didáticos aplicada ao ensino de cinética Química: uma proposta de sequência didática para educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-19 |
|
dc.description.abstract |
The present study deals with a proposal for a didactic sequence for basic
education, in order to present a set of teaching materials developed for
application in the teaching of chemical kinetics, in second year high school
classes. To this end, lesson plans, experimental practice scripts, a digital
didactic game, a mind map and a learning route containing explanations and
examples were created. An explanatory and qualitative research was then
carried out. In view of this, it was verified that this material is justified in the
search for improving students' knowledge about the content and showing, in
theory and practice, situations involving the speed of chemical reactions in line
with everyday life. The devices produced are available for free download, where
teachers can make use of the set of tools and guidelines for their Chemical
Kinetics classes. It was possible to conclude that the research carried out
observed that the composition of classes in a didactic sequence provides a
broader view of everything that can be done in pedagogical practice, allowing
greater organization for the teacher and improvement in the execution of
instructions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39895 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-06T13:51:26Z |
|
dc.date.available |
2025-01-06 |
|
dc.date.available |
2025-01-06T13:51:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cinética química |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais pedagógicos - Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Conjunto de aulas |
pt_BR |
dc.subject |
Velocidades das reações |
pt_BR |
dc.subject |
Chemical kinetics |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching materials - Teaching Chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Set of classes |
pt_BR |
dc.subject |
Reaction speeds |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GARRIDO, Júlio César Avelino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Didactic resources applied to the teaching of Chemical kinetics: a proposal for a didactic sequence for basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GARRIDO, Júlio César Avelino. Recursos didáticos aplicados ao ensino de cinética Química: uma proposta de sequência didática para educação básica. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |