Dépôt DSpace/Manakin

Uso da experimentação e simulador virtual como recurso didático no ensino e aprendizagem sobre densidade.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, T. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8053237433922908 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SALES, L. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.referee2 PINHEIRO, Carlos Davidson.
dc.description.resumo As atividades experimentais, assim como, fazer a utilização de representações didáticas com ferramentas virtuais podem ser aliadas para promover a assimilação do conhecimento, sobretudo, estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. O objetivo deste estudo foi avaliar a aprendizagem dos estudantes de 1º ano do Ensino Médio sobre o conteúdo de densidade na disciplina de Química. Para alcançar esse objetivo, foi proposto uma intervenção didática em três momentos: aula teórica, realização de atividades experimentais sobre densidade e uso do simulador interativo. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários aplicados antes e depois do experimento, e outro qualitativo após o uso do software. Diante dos resultados, foi possível perceber as contribuições da prática experimental associada ao uso do simulador no ensino de densidade, visto que, teve uma evolução satisfatória na aprendizagem da turma investigada neste estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Uso da experimentação e simulador virtual como recurso didático no ensino e aprendizagem sobre densidade. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-16
dc.description.abstract Experimental activities, as well as the use of didactic representations with virtual tools, can be allies in promoting the assimilation of knowledge, especially in stimulating students' curiosity, creativity, and critical thinking. The aim of this study is to assess the learning of first-year high school students regarding the topic of density in the Chemistry discipline. To achieve this objective, a didactic intervention was proposed in three stages: theoretical lessons, conducting experimental activities on density, and using an interactive simulator. Data collection involved administering questionnaires before and after the experiment, as well as another qualitative survey after the software usage. Based on the results, it was possible to observe the contributions of experimental practice combined with simulator use in teaching density, as there was a satisfactory improvement in the learning of the class under investigation in this study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39900
dc.date.accessioned 2025-01-06T14:06:48Z
dc.date.available 2025-01-01
dc.date.available 2025-01-06T14:06:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject PhET Colorado pt_BR
dc.subject Densidade - Experimento no ensino pt_BR
dc.subject Tecnologias - Ensino de química pt_BR
dc.subject Teaching chemistry pt_BR
dc.subject Experimentation pt_BR
dc.subject Density - Experiment in teaching pt_BR
dc.subject Technologies - Chemistry teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Thaynara Vieira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of experimentation and virtual simulator as a didactic resource in teaching and learning about density. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Thaynara Vieira da. Uso da experimentação e simulador virtual como recurso didático no ensino e aprendizagem sobre densidade. 2024. 35f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte