dc.creator.ID |
SILVA, T. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8053237433922908 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SALES, Luciano Leal de Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SALES, L. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
WANDERLEY, Albaneide Fernandes. |
|
dc.contributor.referee2 |
PINHEIRO, Carlos Davidson. |
|
dc.description.resumo |
As atividades experimentais, assim como, fazer a utilização de representações
didáticas com ferramentas virtuais podem ser aliadas para promover a
assimilação do conhecimento, sobretudo, estimular a curiosidade, a criatividade
e o pensamento crítico dos estudantes. O objetivo deste estudo foi avaliar a
aprendizagem dos estudantes de 1º ano do Ensino Médio sobre o conteúdo de
densidade na disciplina de Química. Para alcançar esse objetivo, foi proposto
uma intervenção didática em três momentos: aula teórica, realização de
atividades experimentais sobre densidade e uso do simulador interativo. A coleta
de dados se deu por meio da aplicação de questionários aplicados antes e
depois do experimento, e outro qualitativo após o uso do software. Diante dos
resultados, foi possível perceber as contribuições da prática experimental
associada ao uso do simulador no ensino de densidade, visto que, teve uma
evolução satisfatória na aprendizagem da turma investigada neste estudo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Uso da experimentação e simulador virtual como recurso didático no ensino e aprendizagem sobre densidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-16 |
|
dc.description.abstract |
Experimental activities, as well as the use of didactic representations with virtual
tools, can be allies in promoting the assimilation of knowledge, especially in
stimulating students' curiosity, creativity, and critical thinking. The aim of this
study is to assess the learning of first-year high school students regarding the
topic of density in the Chemistry discipline. To achieve this objective, a didactic
intervention was proposed in three stages: theoretical lessons, conducting
experimental activities on density, and using an interactive simulator. Data
collection involved administering questionnaires before and after the experiment,
as well as another qualitative survey after the software usage. Based on the
results, it was possible to observe the contributions of experimental practice
combined with simulator use in teaching density, as there was a satisfactory
improvement in the learning of the class under investigation in this study. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39900 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-06T14:06:48Z |
|
dc.date.available |
2025-01-01 |
|
dc.date.available |
2025-01-06T14:06:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação |
pt_BR |
dc.subject |
PhET Colorado |
pt_BR |
dc.subject |
Densidade - Experimento no ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias - Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentation |
pt_BR |
dc.subject |
Density - Experiment in teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies - Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Thaynara Vieira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of experimentation and virtual simulator as a didactic resource in teaching and learning about density. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Thaynara Vieira da. Uso da experimentação e simulador virtual como recurso didático no ensino e aprendizagem sobre densidade. 2024. 35f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |