dc.creator.ID |
GOMES, L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3980517170875522 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RAULINO, José Leonardo Costa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RAULINO, J. L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7914687214624647 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com o crescimento constante da população urbana, há progressivamente o aumento na
quantidade de resíduos descartados no meio ambiente, como é o caso do óleo de cozinha.
Muitas pessoas desconhecem os riscos do descarte inadequado do mesmo, que incluem
poluição da água, do ar e do solo, além do surgimento de pragas, doenças e maiores custos de
tratamento da água. Assim, a educação ambiental se torna uma estratégia sustentável para
promover a construção de valores e a disseminação de conhecimento. Então é nesse contexto
que entra o tema do presente projeto que tem como objetivo aplicar e avaliar uma proposta
didática mediante a teoria e a experimentação para o ensino de química ambiental na
educação do nível médio, tendo como princípio, minimizar os impactos que o descarte
incorreto do óleo residual pode causar no meio ambiente e na sociedade. A metodologia
consiste em uma análise de dados obtidos por questionários, palestras educativas e oficinas de
produção artesanal de sabão biodegradável, realizada com os alunos das turmas da 3a Série do
ensino de nível médio pertencentes ao turno diurno da ECI EEM Prefeito Severino Pereira
Gomes, localizada na cidade de Baraúna/PB – Brasil. E através disso o projeto promoveu o
desenvolvimento de valores ambientais e a adoção de comportamentos conscientes por parte
dos discentes, ampliando o entendimento sobre a importância da reciclagem e do
reaproveitamento de resíduos, de forma que eles se engajaram de maneira prática, a partir da
produção artesanal de detergente e sabão biodegradável, estimulando assim um aprendizado
ativo; capacitando-os a adotar atitudes mais responsáveis e sustentáveis em seu cotidiano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
Óleo residual: produção de sabão e detergente biodegradável como metodologia de ensino para promover a educação ambiental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-14 |
|
dc.description.abstract |
With the constant growth of the urban population, there is a progressive increase in the
amount of waste discarded into the environment, such as cooking oil. Many people are
unaware of the risks of improper disposal, which include water, air and soil pollution, as well
as the emergence of pests, diseases and higher water treatment costs. Thus, environmental
education becomes a sustainable strategy to promote the construction of values and the
dissemination of knowledge. So it is in this context that the theme of this project comes into
play, which aims to apply and evaluate a didactic proposal through theory and
experimentation for the teaching of environmental chemistry in secondary education, with the
principle of minimizing the impacts caused by incorrect disposal. of residual oil can have on
the environment and society. The methodology consists of an analysis of data obtained
through questionnaires, educational lectures and artisanal biodegradable soap production
workshops, carried out with students from the 3rd Series of secondary education classes
belonging to the day shift at ECI EEM Prefeito Severino Pereira Gomes, located in the city of
Baraúna/PB – Brazil. And through this, the project promoted the development of
environmental values and the adoption of conscious behaviors by students, expanding their
understanding of the importance of recycling and reusing waste, so that they engaged in a
practical way, from the production handcrafted biodegradable detergent and soap, thus
encouraging active learning; enabling them to adopt more responsible and sustainable
attitudes in their daily lives. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39904 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-06T14:23:21Z |
|
dc.date.available |
2025-01-06 |
|
dc.date.available |
2025-01-06T14:23:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Bioprocessos |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo residual |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sabão biodegradável |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Conscientização |
pt_BR |
dc.subject |
Bioprocesses |
pt_BR |
dc.subject |
Waste oil |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Soap biodegradable |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.subject |
Awareness |
pt_BR |
dc.subject |
Bioprocesos |
pt_BR |
dc.subject |
Aceite usado |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Jabón biodegradable |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Liliane Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Waste oil: production of biodegradable soap and detergent as teaching methodology to promote environmental education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Aceite usado: producción de jabón y detergente biodegradables como Metodología de enseñanza para promover la educación ambiental. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Liliane Santos. Óleo residual: produção de sabão e detergente biodegradável como
metodologia de ensino para promover a educação ambiental. 2024. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39904 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Con el constante crecimiento de la población urbana, se produce un aumento progresivo de la
Cantidad de residuos desechados al medio ambiente, como el aceite de cocina.
Muchas personas desconocen los riesgos de desecharlos de forma inadecuada, entre los que se incluyen
contaminación del agua, aire y suelo, además de la aparición de plagas, enfermedades y mayores costos de
tratamiento de agua. Así, la educación ambiental se convierte en una estrategia sostenible para
promover la construcción de valores y la difusión del conocimiento. Así es en este contexto
Este es el tema de este proyecto, que tiene como objetivo aplicar y evaluar una propuesta
didáctica a través de la teoría y la experimentación para la enseñanza de la química ambiental en
educación secundaria, con el principio de minimizar los impactos que la disposición
El aceite usado incorrecto puede causar daños al medio ambiente y a la sociedad. La metodología
Consiste en un análisis de datos obtenidos a través de cuestionarios, charlas educativas y talleres.
producción artesanal de jabón biodegradable, realizado con estudiantes del 3er Ciclo de educación secundaria perteneciente al turno diurno del ECI EEM Mayor Severino Pereira
Gomes, ubicada en la ciudad de Baraúna/PB – Brasil. Y a través de esto el proyecto promovió la
desarrollo de valores ambientales y la adopción de comportamientos conscientes por
de los estudiantes, ampliando su comprensión de la importancia del reciclaje y
reutilización de residuos, para que se involucren de manera práctica, desde el
producción artesanal de detergente y jabón biodegradables, estimulando así el aprendizaje
activo; permitiéndoles adoptar actitudes más responsables y sostenibles en su vida diaria. |
pt_BR |