Dépôt DSpace/Manakin

O ensino de Química e o transtorno do espectro autista: desafios formação de professores.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MENDES, V. R. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3258139043934303 pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, Albaneide Fernandes. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRINGEL FILHO, José Ribamar.
dc.contributor.referee2 SILVA , Everton Vieira.
dc.description.resumo O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está entre os transtornos globais do desenvolvimento e pode ser caracterizado por déficit na comunicação social, seja ela verbal ou não verbal. Nas últimas décadas têm-se observado uma crescente conscientização quanto ao TEA e consequentemente uma forte incidência no número de diagnósticos. Sendo garantido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do ano de 1996, e assegurada pelas atualizações deste documento, que segue em atual vigência, para garantir o ensino de qualidade como um direito de todos os indivíduos. É importante salientar que o estudo das ciências da natureza é primordial para o desenvolvimento integral do estudante, assim como as demais ciências, deste modo, a capacitação docente, para desenvolver as habilidades dos estudantes com TEA é essencial, para proporcionar uma rica experiência de ensino. Essa pesquisa buscou analisar e identificar a abordagem da educação inclusiva, com foco no TEA, na formação dos discentes ativos e egressos curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – campus Cajazeiras – PB, utilizando-se de uma abordagem descritiva exploratória, para investigar as lacunas presentes no referido curso, por meio da aplicação de um questionário e através do estudo do PPC. Destacando a necessidade de reformulação curricular e capacitação docente, para atender a demanda social atual, considerando que diante dos resultados obtidos por meio de análises, é possível reconhecer que a vacância na formação dos futuros docentes vem desde os formadores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title O ensino de Química e o transtorno do espectro autista: desafios formação de professores. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-17
dc.description.abstract Autism Spectrum Disorder (ASD) is one of the global developmental disorders and can be characterized by deficits in social communication, whether verbal or nonverbal. In recent decades, there has been a growing awareness of ASD and, consequently, a high incidence in the number of diagnoses. This is guaranteed by the Law of Guidelines and Bases (LDB) of 1996, and ensured by the updates of this document, which is still in force, to guarantee quality education as a right of all individuals. It is important to emphasize that the study of natural sciences is essential for the integral development of the student, as well as other sciences, therefore, teacher training to develop the skills of students with ASD is essential, to provide a rich teaching experience. This research sought to analyze and identify the approach of inclusive education, focusing on ASD, in the training of active and former students of the Chemistry Degree course at the Federal University of Campina Grande (UFCG) - Cajazeiras campus - PB, using an exploratory descriptive approach to investigate the gaps present in the aforementioned course, through the application of a questionnaire and through the study of the PPC. Highlighting the need for curricular reformulation and teacher training to meet the current social demand, considering that given the results obtained through analyses, it is possible to recognize that the vacancy in the training of future teachers comes from the trainers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39928
dc.date.accessioned 2025-01-07T11:56:57Z
dc.date.available 2025-01-07
dc.date.available 2025-01-07T11:56:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Formação docente - Inclusão pt_BR
dc.subject Ensino de Química - Formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino de Química e autismo pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Teacher training - Inclusion pt_BR
dc.subject Chemistry Teaching - Teacher Training pt_BR
dc.subject Teaching Chemistry and autism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENDES, Vitória Regina Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Chemistry teaching and autism spectrum disorder: teacher training challenges. pt_BR
dc.identifier.citation MENDES, Vitória Regina Ferreira. O ensino de Química e o transtorno do espectro autista na formação de professores. 2024. 40f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte