dc.creator.ID |
MENDES, V. R. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3258139043934303 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
WANDERLEY, Albaneide Fernandes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
WANDERLEY, Albaneide Fernandes. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRINGEL FILHO, José Ribamar. |
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dc.contributor.referee2 |
SILVA , Everton Vieira. |
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dc.description.resumo |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está entre os transtornos globais do desenvolvimento
e pode ser caracterizado por déficit na comunicação social, seja ela verbal ou não verbal. Nas
últimas décadas têm-se observado uma crescente conscientização quanto ao TEA e
consequentemente uma forte incidência no número de diagnósticos. Sendo garantido pela Lei
de Diretrizes e Bases (LDB) do ano de 1996, e assegurada pelas atualizações deste documento,
que segue em atual vigência, para garantir o ensino de qualidade como um direito de todos os
indivíduos. É importante salientar que o estudo das ciências da natureza é primordial para o
desenvolvimento integral do estudante, assim como as demais ciências, deste modo, a
capacitação docente, para desenvolver as habilidades dos estudantes com TEA é essencial, para
proporcionar uma rica experiência de ensino. Essa pesquisa buscou analisar e identificar a
abordagem da educação inclusiva, com foco no TEA, na formação dos discentes ativos e
egressos curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Campina Grande
(UFCG) – campus Cajazeiras – PB, utilizando-se de uma abordagem descritiva exploratória,
para investigar as lacunas presentes no referido curso, por meio da aplicação de um questionário
e através do estudo do PPC. Destacando a necessidade de reformulação curricular e capacitação
docente, para atender a demanda social atual, considerando que diante dos resultados obtidos
por meio de análises, é possível reconhecer que a vacância na formação dos futuros docentes
vem desde os formadores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Química e o transtorno do espectro autista: desafios formação de professores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-17 |
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dc.description.abstract |
Autism Spectrum Disorder (ASD) is one of the global developmental disorders and can be
characterized by deficits in social communication, whether verbal or nonverbal. In recent
decades, there has been a growing awareness of ASD and, consequently, a high incidence in
the number of diagnoses. This is guaranteed by the Law of Guidelines and Bases (LDB) of
1996, and ensured by the updates of this document, which is still in force, to guarantee quality
education as a right of all individuals. It is important to emphasize that the study of natural
sciences is essential for the integral development of the student, as well as other sciences,
therefore, teacher training to develop the skills of students with ASD is essential, to provide a
rich teaching experience. This research sought to analyze and identify the approach of inclusive
education, focusing on ASD, in the training of active and former students of the Chemistry Degree course at the Federal University of Campina Grande (UFCG) - Cajazeiras campus - PB,
using an exploratory descriptive approach to investigate the gaps present in the aforementioned
course, through the application of a questionnaire and through the study of the PPC.
Highlighting the need for curricular reformulation and teacher training to meet the current social
demand, considering that given the results obtained through analyses, it is possible to recognize
that the vacancy in the training of future teachers comes from the trainers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39928 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-07T11:56:57Z |
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dc.date.available |
2025-01-07 |
|
dc.date.available |
2025-01-07T11:56:57Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química - Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química e autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Autism Spectrum Disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Autism |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry Teaching - Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Chemistry and autism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MENDES, Vitória Regina Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Chemistry teaching and autism spectrum disorder: teacher training challenges. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MENDES, Vitória Regina Ferreira. O ensino de Química e o transtorno do espectro autista na formação de professores. 2024. 40f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |