dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CHAVES, Márcio Frazão. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
CHAVES, MARCIO FRAZÃO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CUNHA, Sanzia Viviane Farias F. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FERREIRA, S. V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1507583056956538 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho aborda a Educação Ambiental no contexto da Educação de Jovens e Adultos
(EJA), destacando a importância de integrar práticas sustentáveis no processo educacional. O
objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a aplicação da Educação Ambiental na
EJA, evidenciando a relevância da conscientização ambiental para o desenvolvimento de uma
sociedade mais sustentável. A metodologia empregada consistiu no levantamento bibliográfico
de estudos e publicações relevantes, selecionados a partir de critérios de inclusão (publicados
em língua portuguesa nos últimos dez anos) e exclusão que garantiram a qualidade da análise
das fontes utilizadas num contexto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da
Licenciatura em Ciências Biológicas. Os principais resultados obtidos revelaram que, embora
existam esforços na implementação de práticas ambientais nas escolas voltadas para jovens e
adultos, ainda há desafios importantes, como a falta de recursos e a necessidade de maior
aprofundamento na formação dos educadores na referida temática. As considerações finais
indicam que a Educação Ambiental na EJA tem o potencial de contribuir para a transformação
social, mas requer políticas públicas mais efetivas e uma abordagem pedagógica que valorize o
contexto socioeconômico dos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental e ensino de jovens e adultos (EJA): uma revisão bibliográfica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-04 |
|
dc.description.abstract |
This paper addresses Environmental Education in the context of Educação de Jovens e Adultos
(EJA), highlighting the importance of integrating sustainable practices into the educational
process. The objective was to conduct a bibliographic review on the application of
Environmental Education in EJA, highlighting the relevance of environmental awareness for
the development of a more sustainable society. The methodology employed consisted of a
bibliographic survey of relevant studies and publications, selected based on inclusion criteria
(published in Portuguese in the last ten years) and exclusion criteria that ensured the quality of
the analysis of the sources used in the context of a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) for
the graduation in Biological Sciences. The main results obtained revealed that, although there
are efforts to implement environmental practices in schools aimed at youth and adults, there are
still important challenges, such as the lack of resources and the need for greater in-depth training
of educators in this subject. The final considerations indicate that Environmental Education in
EJA has the potential to contribute to social transformation, but requires more effective public
policies and a pedagogical approach that values the socioeconomic context of students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39929 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-07T12:06:35Z |
|
dc.date.available |
2025-01-07 |
|
dc.date.available |
2025-01-07T12:06:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental - EJA. 3. EJA – educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade sustentável – educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
EJA – education environmental |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable society – environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental - EJA. |
pt_BR |
dc.subject |
EJA – educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedad sostenible – educación ambiental |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jéssica Pinho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education and teaching young people and adults (EJA): a review bibliographical. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación ambiental y enseñanza de jóvenes y adultos (EJA): una revisión bibliográfico. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jéssica Pinho. Educação ambiental e ensino de jovens e adultos (EJA): uma revisão bibliográfica. 2024. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39929 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo aborda la Educación Ambiental en el contexto de la Educación de Jóvenes y Adultos.
(EJA), destacando la importancia de integrar prácticas sostenibles en el proceso educativo. EL
El objetivo fue realizar una revisión bibliográfica sobre la aplicación de la Educación Ambiental en
EJA, destacando la relevancia de la conciencia ambiental para el desarrollo de una
sociedad más sostenible. La metodología utilizada consistió en un levantamiento bibliográfico
de estudios y publicaciones relevantes, seleccionados según criterios de inclusión (publicados
en portugués en los últimos diez años) y exclusión que garantizó la calidad del análisis
de las fuentes utilizadas en el contexto de un Trabajo de Finalización de Curso (TCC) de la
Licenciatura en Ciencias Biológicas. Los principales resultados obtenidos revelaron que, si bien
existen esfuerzos para implementar prácticas ambientales en las escuelas dirigidas a jóvenes y
adultos, aún quedan desafíos importantes, como la falta de recursos y la necesidad de una mayor
profundizar la formación de educadores en el tema antes mencionado. Consideraciones finales
indican que la Educación Ambiental en la EJA tiene el potencial de contribuir a la transformación
social, pero requiere políticas públicas más efectivas y un enfoque pedagógico que valore la
contexto socioeconómico de los estudiantes. |
pt_BR |