DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental e ensino de jovens e adultos (EJA): uma revisão bibliográfica.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, MICHELLE GOMES. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.referee1ID CHAVES, Márcio Frazão. pt_BR
dc.contributor.referee1ID CHAVES, MARCIO FRAZÃO. pt_BR
dc.contributor.referee1ID FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.contributor.referee2 CUNHA, Sanzia Viviane Farias F.
dc.contributor.referee2ID FERREIRA, S. V. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1507583056956538 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho aborda a Educação Ambiental no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando a importância de integrar práticas sustentáveis no processo educacional. O objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a aplicação da Educação Ambiental na EJA, evidenciando a relevância da conscientização ambiental para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. A metodologia empregada consistiu no levantamento bibliográfico de estudos e publicações relevantes, selecionados a partir de critérios de inclusão (publicados em língua portuguesa nos últimos dez anos) e exclusão que garantiram a qualidade da análise das fontes utilizadas num contexto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Ciências Biológicas. Os principais resultados obtidos revelaram que, embora existam esforços na implementação de práticas ambientais nas escolas voltadas para jovens e adultos, ainda há desafios importantes, como a falta de recursos e a necessidade de maior aprofundamento na formação dos educadores na referida temática. As considerações finais indicam que a Educação Ambiental na EJA tem o potencial de contribuir para a transformação social, mas requer políticas públicas mais efetivas e uma abordagem pedagógica que valorize o contexto socioeconômico dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Educação ambiental e ensino de jovens e adultos (EJA): uma revisão bibliográfica. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-04
dc.description.abstract This paper addresses Environmental Education in the context of Educação de Jovens e Adultos (EJA), highlighting the importance of integrating sustainable practices into the educational process. The objective was to conduct a bibliographic review on the application of Environmental Education in EJA, highlighting the relevance of environmental awareness for the development of a more sustainable society. The methodology employed consisted of a bibliographic survey of relevant studies and publications, selected based on inclusion criteria (published in Portuguese in the last ten years) and exclusion criteria that ensured the quality of the analysis of the sources used in the context of a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) for the graduation in Biological Sciences. The main results obtained revealed that, although there are efforts to implement environmental practices in schools aimed at youth and adults, there are still important challenges, such as the lack of resources and the need for greater in-depth training of educators in this subject. The final considerations indicate that Environmental Education in EJA has the potential to contribute to social transformation, but requires more effective public policies and a pedagogical approach that values the socioeconomic context of students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39929
dc.date.accessioned 2025-01-07T12:06:35Z
dc.date.available 2025-01-07
dc.date.available 2025-01-07T12:06:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental - EJA. 3. EJA – educação ambiental pt_BR
dc.subject Sociedade sustentável – educação ambiental pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental education - EJA pt_BR
dc.subject EJA – education environmental pt_BR
dc.subject Sustainable society – environmental education pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Educación ambiental - EJA. pt_BR
dc.subject EJA – educación ambiental pt_BR
dc.subject Sociedad sostenible – educación ambiental pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jéssica Pinho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education and teaching young people and adults (EJA): a review bibliographical. pt_BR
dc.title.alternative Educación ambiental y enseñanza de jóvenes y adultos (EJA): una revisión bibliográfico. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jéssica Pinho. Educação ambiental e ensino de jovens e adultos (EJA): uma revisão bibliográfica. 2024. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39929 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo aborda la Educación Ambiental en el contexto de la Educación de Jóvenes y Adultos. (EJA), destacando la importancia de integrar prácticas sostenibles en el proceso educativo. EL El objetivo fue realizar una revisión bibliográfica sobre la aplicación de la Educación Ambiental en EJA, destacando la relevancia de la conciencia ambiental para el desarrollo de una sociedad más sostenible. La metodología utilizada consistió en un levantamiento bibliográfico de estudios y publicaciones relevantes, seleccionados según criterios de inclusión (publicados en portugués en los últimos diez años) y exclusión que garantizó la calidad del análisis de las fuentes utilizadas en el contexto de un Trabajo de Finalización de Curso (TCC) de la Licenciatura en Ciencias Biológicas. Los principales resultados obtenidos revelaron que, si bien existen esfuerzos para implementar prácticas ambientales en las escuelas dirigidas a jóvenes y adultos, aún quedan desafíos importantes, como la falta de recursos y la necesidad de una mayor profundizar la formación de educadores en el tema antes mencionado. Consideraciones finales indican que la Educación Ambiental en la EJA tiene el potencial de contribuir a la transformación social, pero requiere políticas públicas más efectivas y un enfoque pedagógico que valore la contexto socioeconómico de los estudiantes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta