dc.creator.ID |
FONSECA, L. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7279682840488957 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, F. K. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4413385625546514 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O ensino de ciências é fundamental para a formação do indivíduo, facilitando a compreensão
de ecossistemas e conhecimento científico. No entanto, o aprendizado de conteúdos abstratos,
como biotecnologia, podem ser desafiadores. Desenvolvido por Joseph D. Novak na década de
1970, o mapa conceitual é uma importante ferramenta no processo de ensino- aprendizagem,
que ajuda a estruturar e relacionar conceitos, promovendo uma aprendizagem significativa.
Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver mapas conceituais com
os alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe
Tiago Gomes, abordando a temática biotecnologia, com ênfase em vacinas. As atividades
foram divididas em quatro etapas, que seguem: Etapa 1: apresentação em slides “Mapas
conceituais como ferramenta de estudo”. Etapa 2: análise dos conhecimentos prévios dos
alunos sobre a temática. Etapa 3: desenvolvimento dos mapas conceituais. Etapa 4:
questionário de perguntas objetivas e discursivas sobre o uso dos mapas conceituais como
ferramenta de ensino-aprendizagem. Nos mapas dos grupos 1 e 2, é possível observar que os
estudantes desenvolveram uma modelagem estruturada e organizada, mas não utilizaram
ligações entre os conceitos. O mapa conceitual do grupo 3, assim como o do grupo 1 e 2, possui
mais características de um mapa mental do que de um mapa conceitual. Mas já nos mapas dos
grupos 4 e 5, os estudantes utilizaram proposições que relacionam os conceitos através de
palavras de ligação, que são uma característica específica dos mapas conceituais. No
questionário, 74% dos alunos responderam que utilizariam os mapas para estudar outras
temáticas e 26% que não. Sendo assim, é possível observar uma certa dificuldade na construção
dos mapas, entretanto, o interesse dos estudantes os incentivou a participar de maneira mais
ativa das aulas e a colaborar em grupo. Espera-se que os mapas sejam mais utilizados de forma
adequada na Educação Básica e que outros trabalhos como este possam contribuir para a
formação de professores cada vez mais capacitados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino- aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Mapas conceituais como ferramenta para o ensino-aprendizagem de biotecnologia na educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-02 |
|
dc.description.abstract |
The teaching of sciences is fundamental for individual development, facilitating the
understanding of ecosystems and scientific knowledge. However, learning abstract content,
such as biotechnology, can be challenging. Developed by Joseph D. Novak in the 1970s, the
conceptual map is an important tool in the teaching-learning process that helps structure and
relate concepts, promoting meaningful learning. In light of this, the present work aims to
develop conceptual maps with students in the 3rd year of high school at the Felipe Tiago Gomes
State School of Fundamental and Secondary Education, focusing on the theme of
biotechnology, with an emphasis on vaccines. The activities were divided into four stages:
Stage 1: a slide presentation titled "Conceptual Maps as a Study Tool." Stage 2: analysis of
students' prior knowledge on the topic. Stage 3: development of the conceptual maps. Stage 4:
a questionnaire with objective and open-ended questions about the use of conceptual maps as
a teaching-learning tool. In the maps from groups 1 and 2, it is possible to observe that the
students developed a structured and organized modeling, but did not use connections between
the concepts. The conceptual map from group 3, like those from groups 1 and 2, has more
characteristics of a mind map than a conceptual map. However, in the maps from groups 4 and
5, the students used propositions that relate concepts through linking words, which are a
specific characteristic of conceptual maps. In the questionnaire, 74% of students responded that
they would use the maps to study other topics, while 26% said they would not. Thus, a certain
difficulty in constructing the maps can be observed; however, the students' interest encouraged
them to participate more actively in the classes and collaborate in groups. It is hoped that maps
will be used more appropriately in Basic Education and that other works like this one can
contribute to the training of increasingly qualified teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39930 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-07T12:10:47Z |
|
dc.date.available |
2025-01-07 |
|
dc.date.available |
2025-01-07T12:10:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Vacinas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Mapa conceitual |
pt_BR |
dc.subject |
Production of teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Vaccines |
pt_BR |
dc.subject |
Meaningful learning |
pt_BR |
dc.subject |
Concept map |
pt_BR |
dc.subject |
Producción de recursos didácticos |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las ciencias |
pt_BR |
dc.subject |
Vacunas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizaje significativo |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizaje significativo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FONSECA, Letícia Batista da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Concept maps as a tool for teaching and learning biotechnology in basic education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Los mapas conceptuales como herramienta para la enseñanza y el aprendizaje. Biotecnología en la educación básica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FONSECA, Letícia Batista da. Mapas conceituais como ferramenta para o ensino-aprendizagem de
biotecnologia na educação básica. 2024. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39930 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La enseñanza de las ciencias es fundamental para la formación del individuo, facilitando la comprensión.
de los ecosistemas y del conocimiento científico. Sin embargo, aprender contenido abstracto,
como la biotecnología, puede ser un desafío. Desarrollado por Joseph D. Novak en la década de 1990
1970, el mapa conceptual es una herramienta importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje,
lo que ayuda a estructurar y relacionar conceptos, promoviendo un aprendizaje significativo.
Teniendo en cuenta lo anterior, el presente trabajo tiene como objetivo desarrollar mapas conceptuales con
Estudiantes de 3er año de secundaria de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe
Tiago Gomes, abordando el tema de biotecnología, con énfasis en vacunas. las actividades
se dividieron en cuatro etapas, de la siguiente manera: Etapa 1: presentación de diapositivas “Mapas
Los conceptos como herramienta de estudio”. Etapa 2: análisis de los conocimientos previos de los participantes
estudiantes sobre el tema. Paso 3: desarrollo de mapas conceptuales. Paso 4:
cuestionario de preguntas objetivas y discursivas sobre el uso de mapas conceptuales como
herramienta de enseñanza-aprendizaje. En los mapas de los grupos 1 y 2, es posible observar que la
Los estudiantes desarrollaron un modelado estructurado y organizado, pero no utilizaron conexiones entre conceptos. El mapa conceptual del grupo 3, así como el de los grupos 1 y 2, tiene
Más características de un mapa mental que de un mapa conceptual. Pero ya en los mapas de
En los grupos 4 y 5, los estudiantes utilizaron proposiciones que relacionan conceptos a través de
palabras de enlace, que son una característica específica de los mapas conceptuales. Nodo
cuestionario, el 74% de los estudiantes respondieron que usarían los mapas para estudiar otros
temáticas y un 26% que no lo son. Por lo tanto, es posible observar cierta dificultad en la construcción.
de los mapas, sin embargo, el interés de los estudiantes los animó a participar de una manera más
Activo en clases y colaborando en grupos. Se espera que los mapas se utilicen más
adecuada en Educación Básica y que otros trabajos como este pueden contribuir a la
formación de profesores cada vez más cualificados. |
pt_BR |