Dépôt DSpace/Manakin

Mapas conceituais como ferramenta para o ensino-aprendizagem de biotecnologia na educação básica.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID FONSECA, L. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7279682840488957 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, F. K. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4413385625546514 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee2ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.description.resumo O ensino de ciências é fundamental para a formação do indivíduo, facilitando a compreensão de ecossistemas e conhecimento científico. No entanto, o aprendizado de conteúdos abstratos, como biotecnologia, podem ser desafiadores. Desenvolvido por Joseph D. Novak na década de 1970, o mapa conceitual é uma importante ferramenta no processo de ensino- aprendizagem, que ajuda a estruturar e relacionar conceitos, promovendo uma aprendizagem significativa. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver mapas conceituais com os alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Tiago Gomes, abordando a temática biotecnologia, com ênfase em vacinas. As atividades foram divididas em quatro etapas, que seguem: Etapa 1: apresentação em slides “Mapas conceituais como ferramenta de estudo”. Etapa 2: análise dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática. Etapa 3: desenvolvimento dos mapas conceituais. Etapa 4: questionário de perguntas objetivas e discursivas sobre o uso dos mapas conceituais como ferramenta de ensino-aprendizagem. Nos mapas dos grupos 1 e 2, é possível observar que os estudantes desenvolveram uma modelagem estruturada e organizada, mas não utilizaram ligações entre os conceitos. O mapa conceitual do grupo 3, assim como o do grupo 1 e 2, possui mais características de um mapa mental do que de um mapa conceitual. Mas já nos mapas dos grupos 4 e 5, os estudantes utilizaram proposições que relacionam os conceitos através de palavras de ligação, que são uma característica específica dos mapas conceituais. No questionário, 74% dos alunos responderam que utilizariam os mapas para estudar outras temáticas e 26% que não. Sendo assim, é possível observar uma certa dificuldade na construção dos mapas, entretanto, o interesse dos estudantes os incentivou a participar de maneira mais ativa das aulas e a colaborar em grupo. Espera-se que os mapas sejam mais utilizados de forma adequada na Educação Básica e que outros trabalhos como este possam contribuir para a formação de professores cada vez mais capacitados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino- aprendizagem pt_BR
dc.title Mapas conceituais como ferramenta para o ensino-aprendizagem de biotecnologia na educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-02
dc.description.abstract The teaching of sciences is fundamental for individual development, facilitating the understanding of ecosystems and scientific knowledge. However, learning abstract content, such as biotechnology, can be challenging. Developed by Joseph D. Novak in the 1970s, the conceptual map is an important tool in the teaching-learning process that helps structure and relate concepts, promoting meaningful learning. In light of this, the present work aims to develop conceptual maps with students in the 3rd year of high school at the Felipe Tiago Gomes State School of Fundamental and Secondary Education, focusing on the theme of biotechnology, with an emphasis on vaccines. The activities were divided into four stages: Stage 1: a slide presentation titled "Conceptual Maps as a Study Tool." Stage 2: analysis of students' prior knowledge on the topic. Stage 3: development of the conceptual maps. Stage 4: a questionnaire with objective and open-ended questions about the use of conceptual maps as a teaching-learning tool. In the maps from groups 1 and 2, it is possible to observe that the students developed a structured and organized modeling, but did not use connections between the concepts. The conceptual map from group 3, like those from groups 1 and 2, has more characteristics of a mind map than a conceptual map. However, in the maps from groups 4 and 5, the students used propositions that relate concepts through linking words, which are a specific characteristic of conceptual maps. In the questionnaire, 74% of students responded that they would use the maps to study other topics, while 26% said they would not. Thus, a certain difficulty in constructing the maps can be observed; however, the students' interest encouraged them to participate more actively in the classes and collaborate in groups. It is hoped that maps will be used more appropriately in Basic Education and that other works like this one can contribute to the training of increasingly qualified teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39930
dc.date.accessioned 2025-01-07T12:10:47Z
dc.date.available 2025-01-07
dc.date.available 2025-01-07T12:10:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Produção de recurso didático pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Vacinas pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Mapa conceitual pt_BR
dc.subject Production of teaching resources pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Vaccines pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Concept map pt_BR
dc.subject Producción de recursos didácticos pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias pt_BR
dc.subject Vacunas pt_BR
dc.subject Aprendizaje significativo pt_BR
dc.subject Aprendizaje significativo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FONSECA, Letícia Batista da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Concept maps as a tool for teaching and learning biotechnology in basic education. pt_BR
dc.title.alternative Los mapas conceptuales como herramienta para la enseñanza y el aprendizaje. Biotecnología en la educación básica. pt_BR
dc.identifier.citation FONSECA, Letícia Batista da. Mapas conceituais como ferramenta para o ensino-aprendizagem de biotecnologia na educação básica. 2024. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39930 pt_BR
dc.description.resumen La enseñanza de las ciencias es fundamental para la formación del individuo, facilitando la comprensión. de los ecosistemas y del conocimiento científico. Sin embargo, aprender contenido abstracto, como la biotecnología, puede ser un desafío. Desarrollado por Joseph D. Novak en la década de 1990 1970, el mapa conceptual es una herramienta importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje, lo que ayuda a estructurar y relacionar conceptos, promoviendo un aprendizaje significativo. Teniendo en cuenta lo anterior, el presente trabajo tiene como objetivo desarrollar mapas conceptuales con Estudiantes de 3er año de secundaria de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Tiago Gomes, abordando el tema de biotecnología, con énfasis en vacunas. las actividades se dividieron en cuatro etapas, de la siguiente manera: Etapa 1: presentación de diapositivas “Mapas Los conceptos como herramienta de estudio”. Etapa 2: análisis de los conocimientos previos de los participantes estudiantes sobre el tema. Paso 3: desarrollo de mapas conceptuales. Paso 4: cuestionario de preguntas objetivas y discursivas sobre el uso de mapas conceptuales como herramienta de enseñanza-aprendizaje. En los mapas de los grupos 1 y 2, es posible observar que la Los estudiantes desarrollaron un modelado estructurado y organizado, pero no utilizaron conexiones entre conceptos. El mapa conceptual del grupo 3, así como el de los grupos 1 y 2, tiene Más características de un mapa mental que de un mapa conceptual. Pero ya en los mapas de En los grupos 4 y 5, los estudiantes utilizaron proposiciones que relacionan conceptos a través de palabras de enlace, que son una característica específica de los mapas conceptuales. Nodo cuestionario, el 74% de los estudiantes respondieron que usarían los mapas para estudiar otros temáticas y un 26% que no lo son. Por lo tanto, es posible observar cierta dificultad en la construcción. de los mapas, sin embargo, el interés de los estudiantes los animó a participar de una manera más Activo en clases y colaborando en grupos. Se espera que los mapas se utilicen más adecuada en Educación Básica y que otros trabajos como este pueden contribuir a la formación de profesores cada vez más cualificados. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte