dc.creator.ID |
ARAUJO, A. P.S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NOGUEIRA, R. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Ensino de Geografia e das Ciências
Humanas e sociais e está inserida na linha de pesquisa da Educação do Campo e
processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo
apresentar as percepções dos professores de Geografia e das Ciências Humanas e
sociais do município de Sumé-PB, em relação pedagógica da literatura de cordel como
o seu fazer docente, como também a forma que o cordel pode contribuir no processo
de ensino-aprendizagem dos estudantes em sala de aula. Essa pesquisa está no
âmbito da pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados um
questionário estruturado com 10 questões, criado na plataforma (google forms) de
forma online, compartilhado com o link de acesso ao questionário através do aplicativo
(WhatsApp). Os dados obtidos através desta pesquisa foram submetidos a uma
análise descritiva e interpretativa. Através de quadros com respostas discutidas de
forma interpretativa. Verificamos que o cordel possui uma grande potencialidade para
ser utilizado como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem, por
apresentar um leque de possibilidades a ser explorado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A utilização do cordel como recurso didático no ensino de geografia e das ciências humanas e sociais no município de Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-07 |
|
dc.description.abstract |
This research was conducted within the scope of Geography Teaching and Human
and Social Sciences and is part of the research line of Rural Education and teachinglearning processes. In this sense, this research aims to present the perceptions of
Geography and Human and Social Sciences teachers from the municipality of Sumé-
PB regarding the pedagogical relationship of cordel literature with their teaching
practices, as well as how cordel can contribute to the teaching-learning process of
students in the classroom. This qualitative research utilized a structured questionnaire
with 10 questions, created on the Google Forms platform, and shared via a link to the
questionnaire through the WhatsApp application. The data obtained from this research
were subjected to descriptive and interpretative analysis through tables with answers
discussed interpretatively. We found that cordel literature has great potential to be used
as a methodological strategy in the teaching-learning process, offering a range of
possibilities to be explored. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39943 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-07T14:05:10Z |
|
dc.date.available |
2025-01-07 |
|
dc.date.available |
2025-01-07T14:05:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências humanas e sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography and cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resource - cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of human and social sciences |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAUJO, Ana Paula da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of cordel as a teaching resource in geography and human and social sciences in the municipality of Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAUJO, Ana Paula da Silva Araujo. A utilização do cordel como recurso didático no
ensino de geografia e das ciências humanas e sociais no município de Sumé-PB. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39943 |
pt_BR |