DSpace/Manakin Repository

A utilização do cordel como recurso didático no ensino de geografia e das ciências humanas e sociais no município de Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, A. P.S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee2ID NOGUEIRA, R. S. pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Ensino de Geografia e das Ciências Humanas e sociais e está inserida na linha de pesquisa da Educação do Campo e processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo apresentar as percepções dos professores de Geografia e das Ciências Humanas e sociais do município de Sumé-PB, em relação pedagógica da literatura de cordel como o seu fazer docente, como também a forma que o cordel pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes em sala de aula. Essa pesquisa está no âmbito da pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com 10 questões, criado na plataforma (google forms) de forma online, compartilhado com o link de acesso ao questionário através do aplicativo (WhatsApp). Os dados obtidos através desta pesquisa foram submetidos a uma análise descritiva e interpretativa. Através de quadros com respostas discutidas de forma interpretativa. Verificamos que o cordel possui uma grande potencialidade para ser utilizado como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem, por apresentar um leque de possibilidades a ser explorado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A utilização do cordel como recurso didático no ensino de geografia e das ciências humanas e sociais no município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-07
dc.description.abstract This research was conducted within the scope of Geography Teaching and Human and Social Sciences and is part of the research line of Rural Education and teachinglearning processes. In this sense, this research aims to present the perceptions of Geography and Human and Social Sciences teachers from the municipality of Sumé- PB regarding the pedagogical relationship of cordel literature with their teaching practices, as well as how cordel can contribute to the teaching-learning process of students in the classroom. This qualitative research utilized a structured questionnaire with 10 questions, created on the Google Forms platform, and shared via a link to the questionnaire through the WhatsApp application. The data obtained from this research were subjected to descriptive and interpretative analysis through tables with answers discussed interpretatively. We found that cordel literature has great potential to be used as a methodological strategy in the teaching-learning process, offering a range of possibilities to be explored. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39943
dc.date.accessioned 2025-01-07T14:05:10Z
dc.date.available 2025-01-07
dc.date.available 2025-01-07T14:05:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cordel como recurso didático pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia e cordel pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Recurso didático - cordel pt_BR
dc.subject Ensino de ciências humanas e sociais pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Cordel as a teaching resource pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Geography and cordel pt_BR
dc.subject Cordel literature pt_BR
dc.subject Teaching resource - cordel pt_BR
dc.subject Teaching of human and social sciences pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Ana Paula da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of cordel as a teaching resource in geography and human and social sciences in the municipality of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Ana Paula da Silva Araujo. A utilização do cordel como recurso didático no ensino de geografia e das ciências humanas e sociais no município de Sumé-PB. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39943 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta