Repositorio Dspace/Manakin

Aceitabilidade de croquete de batata doce (Ipomoea batatas L.), couve (Brassica oleracea L.) e frango por pré-escolares de um município do Curimataú paraibano.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID COSTA, J. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8567364481322515 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Marília Ferreira Frazão Tavares de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, M. F. F. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4826093283260726 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 DANTAS, Dalyane Laís da Silva.
dc.contributor.advisor-co1ID DANTAS, D. L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5114171038031643 pt_BR
dc.contributor.referee1 VIERA, Vanessa Bordin.
dc.contributor.referee1ID BORDIN VIEIRA, VANESSA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1741144767373797 pt_BR
dc.contributor.referee2 MOURA, Renally de Lima.
dc.contributor.referee2ID MOURA, R. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2425612285641381 pt_BR
dc.description.resumo A nutrição adequada nos anos iniciais de vida é crucial para o crescimento e desenvolvimento das crianças. A escola, como instituição que promove saúde, desempenha um papel fundamen- tal nesse processo, ao ensinar sobre hábitos alimentares saudáveis. Na fase pré-escolar, que abrange crianças entre 2 e 6 anos, ocorrem mudanças significativas no comportamento alimen- tar e no padrão de crescimento, sendo este período caracterizado por uma redução da velocidade de ganho de peso e estatura. Além disso, é frequente a ocorrência de inapetência, seletividade e indisciplina alimentar, fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da neofobia ali- mentar. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou elaborar e avaliar a aceitabilidade de croquete de batata doce, couve e frango por crianças no âmbito escolar, através de uma pesquisa experimental, de natureza quantitativa, na qual, participaram 184 pré-escolares com idade de 4 a 6 anos, 11 meses e 29 dias, julgadores não treinados, de ambos os sexos, matriculados nas turmas da pré-escola e primeiro ano das escolas de ensino fundamental Benedito Venâncio dos Santos (escola 1) e Maria Camélia Pessoa da Costa (escola 2), da área urbana de Cuité-PB. As crianças colaboradoras da pesquisa apresentaram os Termo de Assentimento Livre e Esclare- cido (TALE) e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinados pelos pais. Para a avaliação sensorial do produto utilizou-se uma Escala Hedônica Facial de Cinco Pontos. Os resultados mostraram semelhança no índice de aceitabilidade geral entre a escola 1 (77,88%) e a escola 2 (77,50%). Embora esses valores sejam superiores aos 70% considerados como boa aceitabilidade sensorial, ficaram abaixo dos 85% recomendados pelo PNAE para inclusão no cardápio escolar. A expressão “adorei” foi predominante em ambas as escolas. A pesquisa con- tribuiu para o desenvolvimento de uma preparação nutritiva e atrativa para pré-escolares, des- tacando a importância da utilização de fibras alimentares e micronutrientes na alimentação es- colar. Além disso, a preparação utilizou o aproveitamento integral dos alimentos, visando au- mentar o valor nutricional e reduzir o impacto ambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Tecnologia de Alimentos pt_BR
dc.title Aceitabilidade de croquete de batata doce (Ipomoea batatas L.), couve (Brassica oleracea L.) e frango por pré-escolares de um município do Curimataú paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-08
dc.description.abstract Proper nutrition during the early years of life is crucial for children's growth and development. Schools, as institutions that promote health, play a fundamental role in this process by teaching healthy eating habits. The preschool phase, which includes children aged 2 to 6, is marked by significant changes in eating behavior and growth patterns, characterized by a slower rate of weight and height gain. Additionally, during this period, children often experience a lack of appetite, selectivity, and food indiscipline, which can contribute to the development of food neophobia.In this context, the present study aimed to develop and evaluate the acceptability of sweet potato, cabbage, and chicken croquettes among children in schools through an experi- mental, quantitative research approach. The study involved 184 preschoolers aged between 4 and 6 years, 11 months, and 29 days, who acted as untrained judges. These children, of both sexes, were enrolled in preschool and first-grade classes at Benedito Venâncio dos Santos (School 1) and Maria Camélia Pessoa da Costa (School 2) in the urban area of Cuité-PB. The children participating in the research introduced the Free and Informed Assent Form (TALE), and the Free and Informed Consent Form (FICF) signed by their responsable.A Five-Point Fa- cial Hedonic Scale was used for the sensory evaluation of the product. The results showed a similar overall acceptability index between School 1 (77.88%) and School 2 (77.50%). Al- though these values exceed the 70% threshold considered good for sensory acceptability, they were below the 85% recommended by the PNAE for inclusion in the school menu. The expres- sion “I loved it” was predominant in both schools.This research contributed to the development of a nutritious and appealing preparation for preschoolers, emphasizing the importance of in- corporating dietary fiber and micronutrients into school meals. Furthermore, the preparation utilized the entire food, aiming to enhance nutritional value and reduce environmental impact. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39971
dc.date.accessioned 2025-01-08T14:01:58Z
dc.date.available 2025-01-08
dc.date.available 2025-01-08T14:01:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alimentação escolar pt_BR
dc.subject Nutrição – desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Análise sensorial pt_BR
dc.subject Aproveitamento integral de alimentos pt_BR
dc.subject Ipomoea batatas L pt_BR
dc.subject Brassica oleracea L pt_BR
dc.subject Pré-escolares – alimentação – Curimataú pt_BR
dc.subject Hábitos alimentares saudáveis pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde pt_BR
dc.subject School meals pt_BR
dc.subject Nutrition – child development pt_BR
dc.subject Sensory analysis pt_BR
dc.subject Full use of food pt_BR
dc.subject Ipomoea potatoes L pt_BR
dc.subject Brassica oleracea L pt_BR
dc.subject Preschoolers – food – Curimataú pt_BR
dc.subject Healthy eating habits pt_BR
dc.subject Center for Education and Health pt_BR
dc.subject Comidas escolares pt_BR
dc.subject Nutrición – desarrollo infantil pt_BR
dc.subject Análisis sensorial pt_BR
dc.subject Aprovechamiento completo de los alimentos. pt_BR
dc.subject Ipomoea patatas l pt_BR
dc.subject Brassica oleraceaL pt_BR
dc.subject Preescolares – comida – Curimataú pt_BR
dc.subject Hábitos alimentarios saludables pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Josimara Nogueira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Acceptability of sweet potato croquette (Ipomoea potatoes L.), cabbage (Brassica oleracea L.) and chicken by preschoolers from a municipality in Curimataú, Paraíba. pt_BR
dc.title.alternative Aceptabilidad de la croqueta de boniato (patatas Ipomoea L.), repollo (Brassica oleracea L.) y pollo por preescolares de un municipio de Curimataú, Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Josimara Nogueira da. Aceitabilidade de croquete de batata doce (Ipomoea batatas L.), couve (Brassica oleracea L.) e frango por pré-escolares de um município do Curimataú paraibano. 2024. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39971 pt_BR
dc.description.resumen Una nutrición adecuada en los primeros años de vida es crucial para el crecimiento y el desarrollo de niños. La escuela, como institución promotora de la salud, juega un papel fundamental este proceso, al enseñar sobre hábitos alimentarios saludables. En la fase preescolar, que Abarca a niños entre 2 y 6 años, se producen cambios significativos en la conducta alimentaria. alquitrán y patrón de crecimiento, caracterizándose este período por una reducción en la velocidad del aumento de peso y talla. Además, la falta de apetito, la selectividad y e indisciplina alimentaria, factores que pueden contribuir al desarrollo de alimentos mento. En este contexto, el presente trabajo tuvo como objetivo desarrollar y evaluar la aceptabilidad de Croqueta de batata, repollo y pollo realizada por niños en la escuela, a través de una encuesta de carácter experimental, cuantitativo, en el que participaron 184 preescolares de 4 años a 6 años, 11 meses y 29 días, jueces no capacitados, de ambos sexos, matriculados en clases de preescolar y primer año de la escuela primaria Benedito Venâncio dos Santos (escuela 1) y Maria Camélia Pessoa da Costa (escuela 2), del área urbana de Cuité-PB. Hacia Los niños que colaboraron en la investigación presentaron el Formulario de Asentimiento Libre e Informado. (TALE) y el Formulario de Consentimiento Libre e Informado (TCLE) firmado por los padres. Para la evaluación sensorial del producto se utilizó una Escala Facial Hedónica de Cinco Puntos. Los resultados mostraron similitud en el índice de aceptabilidad general entre la escuela 1 (77,88%) y escuela 2 (77,50%). Aunque estos valores son superiores al 70% considerado como bueno aceptabilidad sensorial, estuvieron por debajo del 85% recomendado por el PNAE para su inclusión en el menú escolar. La expresión “me encantó” fue predominante en ambas escuelas. La investigación con- contribuyó al desarrollo de una preparación nutritiva y atractiva para niños en edad preescolar, destacando la importancia del uso de fibra dietética y micronutrientes en la para pegar. Además, la preparación utilizó el uso completo de los alimentos, con el objetivo de aumentar aumentar el valor nutricional y reducir el impacto ambiental. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta