Dépôt DSpace/Manakin

A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Sociologia.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID BARROS, R. C. M. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4327044999385207 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee2 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho é fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida mais especificamente no Ensino de Sociologia, através da utilização da literatura de cordel que é um instrumento importante para facilitar o ensino sociológico, contribuindo para superar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional, consequência do período de intermitência da disciplina no currículo e agravada pela nova reforma do ensino médio. Desta forma, esta pesquisa tem como finalidade realizar uma oficina pedagógica utilizando a literatura de cordel como recurso didático potencializador no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia através da mediação com o tema “Cultura e indústria cultural”. No desenvolver da pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Participante em que foi utilizada coleta de dados, através dos questionários aplicados para os alunos na turma do 2o módulo EJA. No decorrer da pesquisa verificamos que a utilização do cordel como recurso didático potencializa o ensino dos conceitos sociológicos, promovendo um maior dinamismo na assimilação e produção do conhecimento, bem como oferece subsídios para professores ministrarem suas aulas com maior criatividade, contribuindo para formação de alunos conscientes, críticos e autonomia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-20
dc.description.abstract The present work is the result of the master's research developed in the area of Sociology, through the use of cordel literature, which is an important instrument to facilitate sociological teaching, contributing to overcome the gaps left by traditional education, a consequence of the period of intermittence of the discipline in the curriculum and aggravated by the new reform of high school. Thus, this research aims to carry out a pedagogical workshop using cordel literature as a potentiating didactic resource in the teaching-learning process in the teaching of Sociology, through mediation with the theme "Culture and cultural industry". In the development of the research, we used the theoretical assumptions of qualitative research, through the Participant-Research in which data collection was used, through the questionnaires applied to the students in the class of the 2nd EJA module. In the course of the research we found that the use of cordel as a didactic resource enhances the teaching of sociological concepts, promoting a greater dynamism in the assimilation and production of knowledge, as well as offering subsidies for teachers to teach their classes with greater creativity, contributing to the formation of conscious, critical and autonomous students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39977
dc.date.accessioned 2025-01-08T18:46:48Z
dc.date.available 2025-01-08
dc.date.available 2025-01-08T18:46:48Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Cordel como recurso didático pt_BR
dc.subject Literatura de cordel – recurso didático pt_BR
dc.subject Oficina pedagógica – cordel pt_BR
dc.subject Pesquisa participante pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Cordel as a teaching resource pt_BR
dc.subject Cordel literature – teaching resource pt_BR
dc.subject Pedagogical workshop – cordel pt_BR
dc.subject Participatory research pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Rênya de Cássia Melo Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Community movement in Campina Grande: trajectory and memory of the Campina Grande union of social teams (1950/1970) pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Rênya de Cássia Melo Freitas. A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Sociologia. 2024. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39977 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte