dc.creator.ID |
BARROS, R. C. M. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4327044999385207 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.referee1ID |
TORRES, D. X. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MIRANDA, M. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho é fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida mais
especificamente no Ensino de Sociologia, através da utilização da literatura de cordel
que é um instrumento importante para facilitar o ensino sociológico, contribuindo para
superar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional, consequência do período de
intermitência da disciplina no currículo e agravada pela nova reforma do ensino médio.
Desta forma, esta pesquisa tem como finalidade realizar uma oficina pedagógica
utilizando a literatura de cordel como recurso didático potencializador no processo de
ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia através da mediação com o tema
“Cultura e indústria cultural”. No desenvolver da pesquisa, utilizamos os pressupostos
teóricos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Participante em que foi utilizada
coleta de dados, através dos questionários aplicados para os alunos na turma do 2o
módulo EJA. No decorrer da pesquisa verificamos que a utilização do cordel como
recurso didático potencializa o ensino dos conceitos sociológicos, promovendo um
maior dinamismo na assimilação e produção do conhecimento, bem como oferece
subsídios para professores ministrarem suas aulas com maior criatividade,
contribuindo para formação de alunos conscientes, críticos e autonomia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia. |
pt_BR |
dc.title |
A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Sociologia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-20 |
|
dc.description.abstract |
The present work is the result of the master's research developed in the area of
Sociology, through the use of cordel literature, which is an important instrument to
facilitate sociological teaching, contributing to overcome the gaps left by traditional
education, a consequence of the period of intermittence of the discipline in the
curriculum and aggravated by the new reform of high school. Thus, this research aims
to carry out a pedagogical workshop using cordel literature as a potentiating didactic
resource in the teaching-learning process in the teaching of Sociology, through
mediation with the theme "Culture and cultural industry". In the development of the
research, we used the theoretical assumptions of qualitative research, through the
Participant-Research in which data collection was used, through the questionnaires
applied to the students in the class of the 2nd EJA module. In the course of the
research we found that the use of cordel as a didactic resource enhances the teaching
of sociological concepts, promoting a greater dynamism in the assimilation and
production of knowledge, as well as offering subsidies for teachers to teach their
classes with greater creativity, contributing to the formation of conscious, critical and
autonomous students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39977 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-08T18:46:48Z |
|
dc.date.available |
2025-01-08 |
|
dc.date.available |
2025-01-08T18:46:48Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel – recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina pedagógica – cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa participante |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature – teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical workshop – cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Participatory research |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Rênya de Cássia Melo Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Community movement in Campina Grande: trajectory and memory of the Campina Grande union of social teams (1950/1970) |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Rênya de Cássia Melo Freitas. A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Sociologia. 2024. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39977 |
pt_BR |