DSpace/Manakin Repository

A importância da Agricultura familiar no ensino de Geografia através dos mapas conceituais construídos pelos alunos da educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AMORIM, M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1090859559103737 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.description.resumo A pesquisa foi realizada no âmbito do Curso de Especialização em Educação Contextualizada da UFCG, a mesma foi desenvolvida na Escola Municipal Presidente Vargas na turma do 6o/7o ano do Programa EDUCARE, localizada no município de Sumé – PB. Teve por objetivo geral construir com alunos da educação básica mapas conceituais como temática agricultura familiar, mostrando a importância dessa atividade para a sustentabilidade do ambiente do qual os mesmos estão inseridos. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-participante. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando apresentar as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa Participante. Verificamos que a nossa intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos estudantes, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula, uma melhor compreensão sobre a agricultura familiar, resultando em uma aprendizagem crítica, contextualizada, reflexiva e significativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância da Agricultura familiar no ensino de Geografia através dos mapas conceituais construídos pelos alunos da educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-27
dc.description.abstract The research was conducted within the scope of the Specialization Course in Contextualized Education at UFCG and was developed at the Municipal School Presidente Vargas in the 6th/7th grade class of the EDUCARE Program, located in the municipality of Sumé – PB. Its general objective was to construct concept maps with elementary school students on the topic of family farming, highlighting the importance of this activity for the sustainability of the environment in which they are embedded. In this research, we used the premise of qualitative research through participatory research. The collected data were analyzed descriptively and interpretively, with the aim of presenting the characteristics or relationships existing in the actions carried out in the classroom through Participatory Research. We found that our pedagogical intervention was relevant to the students' learning, as they developed a better understanding of family farming through the production of concept maps in the classroom, resulting in critical, contextualized, reflective, and meaningful learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40004
dc.date.accessioned 2025-01-09T20:56:15Z
dc.date.available 2025-01-09
dc.date.available 2025-01-09T20:56:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Agricultura familiar pt_BR
dc.subject Mapas conceituais pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Family farming pt_BR
dc.subject Concept maps pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMORIM, Marcelo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of family farming in teaching Geography through conceptual maps constructed by basic education students. pt_BR
dc.identifier.citation AMORIM, Marcelo. A importância da Agricultura familiar no ensino de Geografia através dos mapas conceituais construídos pelos alunos da educação básica. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40004 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta