Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1065579853713657 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.referee1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.description.resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso encarrega-se de analisar os discursos produzidos frente aos debates travados sobre a temática de reformulação do Novo Ensino Médio no cenário em que se instaura uma reconfiguração do sistema educacional brasileiro em nível médio. A reforma, sancionada em 2024, é um produto de debates entre representações sociais e políticas ao longo do tempo em torno das diretrizes estabelecidas para a reforma em 2017. Nesse período estabeleceu-se uma discussão sobre a temática que tem sido alvo de muitos debates e que tem gerado opiniões adversas. Á vista disso, temos por objetivo geral de analisar os discursos veiculados na mídia digital sobre o Novo Ensino Médio (NEM) entre os anos de 2022 e 2024. Os objetivos específicos se ocupam de: I) realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática; II) identificar e categorizar os aspectos positivos nos discursos sobre o (NEM); e III) identificar e categorizar os aspectos negativos nos discursos sobre o (NEM). Para atender às dimensões deste estudo analítico-discursivo, estruturamos a discussão teórica a partir do debate sobre o Novo Ensino Médio mediados pelo texto-base publicado em 2017 e a lei do texto final sancionado em 2024. Metodologicamente, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa de caráter descritivo, inscrita no campo da análise de conteúdo. No que diz respeito aos resultados assinalamos dois pontos: primeiramente depreendemos dos discursos analisados destacam-se pontos positivos e negativos em relação à nova lei, segundo importantes entidades referência do nosso país. Dentre os aspectos positivos elencados, destacam-se os “Itinerários Formativos”, “a articulação entre a formação e a educação profissional” e o “desenvolvimento de competências”; já com relação aos negativos, os discursos analisados ressaltam aspectos como “a falta de estrutura dos sistemas de ensino”, “a não preparação docente” e a “flexibilização moderada do ensino mediado por tecnologia”. Por fim, ressaltamos que há um enfoque na formação centrada no desenvolvimento de competências técnicas e habilidades, evidenciando o lugar da formação de empreendimento para os jovens atenderem às demandas do mercado de trabalho, subjacentes aos discursos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Os discursos sobre o novo ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-01
dc.description.abstract This Final Course Work aims to analyze the discourses produced in the debates held on the theme of reformulating the New High School in the scenario in which a reconfiguration of the Brazilian educational system at the secondary level is established. The reform, sanctioned in 2024, is a product of debates between social and political representations over time around the guidelines established for the reform in 2017. During this period, a discussion was established on the theme that has been the target of many debates and that has generated adverse opinions. In view of this, our general objective is to analyze the discourses conveyed in the digital media about the New High School (NEM) between the years 2022 and 2024. The specific objectives are to: I) carry out a bibliographic review on the theme; II) identify and categorize the positive aspects in the discourses about the (NEM); and III) identify and categorize the negative aspects in the discourses about the (NEM). To meet the dimensions of this analytical-discursive study, we structured the theoretical discussion based on the debate on the New High School Education mediated by the base text published in 2017 and the law of the final text sanctioned in 2024. Methodologically, this research is characterized as qualitative and descriptive in nature, inscribed in the field of content analysis. Regarding the results, we highlight two points: firstly, we infer from the analyzed discourses that positive and negative points stand out in relation to the new law, according to important reference entities in our country. Among the positive aspects listed, the “Training Itineraries”, “the articulation between training and professional education” and the “development of skills” stand out; in relation to the negative aspects, the analyzed discourses highlight aspects such as “the lack of structure in the education systems”, “the lack of teacher preparation” and the “moderate flexibility of technology-mediated teaching”. Finally, we emphasize that there is a focus on training centered on the development of technical skills and abilities, highlighting the place of entrepreneurial training for young people to meet the demands of the job market, underlying the discourses. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40005
dc.date.accessioned 2025-01-10T12:21:26Z
dc.date.available 2025-01-10
dc.date.available 2025-01-10T12:21:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Discursos pt_BR
dc.subject Reforma curricular pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Speeches pt_BR
dc.subject Curricular reform pt_BR
dc.subject Education and Health Center pt_BR
dc.subject Escuela secundaria pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Larissa Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Speeches about the new secondary education. pt_BR
dc.title.alternative Discursos sobre la nueva educación secundaria. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Larissa Santos. Os discursos sobre o novo ensino médio. 2024. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40005 pt_BR
dc.description.resumen Este Trabajo de Conclusión del Curso se encarga de analizar los discursos producidos. en vista de los debates sostenidos sobre el tema de la reformulación de la Nueva Escuela Secundaria en el en el que se establece una reconfiguración del sistema educativo brasileño en el nivel secundario. EL La reforma, sancionada en 2024, es producto de debates entre representaciones sociales y políticas. en el tiempo en torno a los lineamientos establecidos para la reforma en 2017. Durante este período se estableció una discusión sobre el tema, que ha sido objeto de muchos debates y que ha generó opiniones adversas. Ante esto, nuestro objetivo general es analizar los discursos publicados en medios digitales sobre la Nueva Educación Secundaria (NEM) entre los años 2022 y 2024. Los objetivos específicos son: I) realizar una revisión bibliográfica sobre el tema; II) identificar y categorizar los aspectos positivos en los discursos sobre (NEM); y III) identificar y categorizar los aspectos negativos en los discursos sobre (NEM). Para cumplir con las dimensiones En este estudio analítico-discursivo estructuramos la discusión teórica a partir del debate sobre la Nueva Educación Secundaria mediada por el texto base publicado en 2017 y el texto definitivo de ley sancionada en 2024. Metodológicamente, esta investigación se caracteriza como cualitativa carácter descriptivo, inscrito en el ámbito del análisis de contenidos. En cuanto a los resultados destacamos dos puntos: en primer lugar, entendemos de los discursos analizados que destacan los siguientes: Puntos positivos y negativos en relación a la nueva ley, según importantes entidades de referencia de nuestro país. Entre los aspectos positivos enumerados destacan los “Itinerarios Formativos”, “la articulación entre formación y formación profesional” y el “desarrollo de habilidades"; Respecto a los aspectos negativos, los discursos analizados destacan aspectos como “la falta de estructura en los sistemas educativos”, “la falta de preparación docente” y “flexibilidad moderación de la enseñanza mediada por la tecnología”. Finalmente, destacamos que hay un enfoque en formación enfocada al desarrollo de capacidades y habilidades técnicas, demostrando el lugar de formación empresarial para los jóvenes para satisfacer las demandas de la trabajo, que subyace a los discursos. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta