dc.creator.ID |
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NOGUEIRA, R. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho monográfico intitulado “As (entre)linhas da profissionalidade docente: costuras
tecidas e experienciadas no terreno de uma Escola do Campo no Município de Sumé – PB”,
exprime como objeto de estudo compreender as nuances implícitas e explícitas a
profissionalidade docente de educadores e educadoras da Unidade Municipal de Educação
Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, escola do campo, situada
no Distrito de Pio X, na zona rural do município de Sumé, microrregião do Cariri Ocidental
paraibano. Tal instituição está organizada a partir de uma proposta pedagógica ancorada em
um currículo integrado por área de conhecimento. Desenvolve-se nesta unidade escolar, uma
proposta de educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido e nos anos finais
do ensino fundamental, etapa em que aprofundamos nossas análises, a organização
curricular e pedagógica é estruturada a partir de três áreas de conhecimento: Ciências
Humanas e Sociais; Linguagens e Códigos; Ciências da Natureza e Matemática. Trazemos
como objetivos da pesquisa: a) Investigar os desafios e avanços inerentes a construção da
profissionalidade docente interdisciplinar em uma escola do campo que desenvolve uma
proposta de educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e possui uma
organização curricular por área de conhecimento; b) Analisar as contribuições da formação
inicial e continuada na construção da profissionalidade docente na escola do campo; c)
Identificar as bases epistemológicas, documentais, estratégias pedagógico-curriculares e
avaliativas, desenvolvidas na instituição de ensino, que a caracteriza identitariamente como
uma escola no e do campo; e d) Sistematizar os processos educativos institucionais e
contextualizados, que potencializam as experiências, culturas, valores, saberes, criatividade,
trabalho, memória e a vida dos sujeitos-agentes da referida Escola do Campo. No que
concerne ao método investigativo nosso estudo, está significativamente entrelaçado a
pesquisa participante. Estabelecemos como recorte temporal para o desenvolvimento deste
estudo, o período compreendido entre os anos de 2013 a 2019. No ano de 2013 ocorreu o
início das atividades no prédio da referida instituição e delimitamos o ano de 2019, pois foi o
último ano que trabalhei na escola. Tendo dado início ao trabalho na instituição no final do
ano letivo de 2015. Delimitamos neste estudo, enquanto sujeitos e agentes da pesquisa, os
professores e professoras que trabalharam e, ainda, trabalham, nos anos finais do ensino
fundamental da Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. Um dos principais instrumentos
utilizados neste estudo, para a coleta de informações referentes ao perfil dos docentes, bem
como às questões de caráter mais abrangente, relacionado a profissionalidade docente foi o
questionário. Este foi estruturado a partir de perguntas abertas direcionadas para a construção
do perfil dos professores. E num segundo bloco de perguntas, tivemos por intuito coletar
informações sobre a formação inicial docente, processos de ensino-aprendizagem, desafios
enfrentados para o desenvolvimento das atividades e identificar e compreender os elementos
que constituem a profissionalidade e a identidade docente dos professores da escola do
Campo. Analisar os dados, a partir da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, possuiu
por intuito mostrar as opiniões recolhidas através do questionário semiestruturado, fazendo
com que o discurso/escrita, que era um pensamento individualmente internalizado e
organizado, seja redigido de modo contextualizado, e que apresente os argumentos, e
consequentemente, as concepções do coletivo de sujeitos que se predispuseram a participar
de nossa investigação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
As (entre)linhas da profissionalidade docente: costuras tecidas e experienciadas no terreno de uma escola do campo no Município de Sumé - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-29 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40028 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-10T19:35:16Z |
|
dc.date.available |
2025-01-10 |
|
dc.date.available |
2025-01-10T19:35:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionalidade docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo – Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Professores do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching professionalism |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Education – Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Rural teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The (between)lines of teaching professionalism: seams woven and experienced in the field of a country school in the Municipality of Sumé - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. As (entre)linhas da profissionalidade docente: costuras tecidas e experienciadas no terreno de uma escola do campo no Município de Sumé - PB. 2024. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40028 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El trabajo monográfico titulado "Las (entre) líneas de la profesionalidad docente: costuras
tejidas y experimentadas en el terreno de una Escuela Rural del Municipio de Sumé – PB",
expresa como objeto de estudio para comprender los matices implícitos y explícitos de la
profesionalidad docente de educadores de la Unidad de Educación Infantil y Primaria
Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade, una escuela rural, ubicada en el Distrito de Pio
X, en la zona rural del municipio de Sumé, microrregión de Western Cariri en Paraíba. Esta
institución se organiza a partir de una propuesta pedagógica anclada en un currículo integrado
por áreas de conocimiento. En esta unidad escolar se desarrolla una propuesta educativa
contextualizada para la Convivencia con el Semiárido y en los últimos años de la escuela
primaria, etapa en la que profundizamos nuestro análisis, la organización curricular y
pedagógica se estructura en torno a tres áreas de conocimiento: Ciencias Humanas y Social;
Idiomas y códigos; Ciencias Naturales y Matemáticas. Nuestros objetivos de investigación
son: a) Investigar los desafíos y avances inherentes a la construcción de la profesionalidad
docente interdisciplinaria en una escuela rural que desarrolla una propuesta educativa
contextualizada para el Vivir con el Semiárido y tiene una organización curricular por áreas de
conocimiento; b) Analizar los aportes de la educación inicial y continua en la construcción de
la profesionalidad docente en la escuela rural; c) Identificar las estrategias epistemológicas,
documentales, pedagógico-curriculares y evaluativas desarrolladas en la institución
educativa, que la caracteriza de manera idéntica como escuela en y en el campo; y d)
Sistematizar procesos educativos institucionales y contextualizados, que potencien las
vivencias, culturas, valores, conocimientos, creatividad, trabajo, memoria y vida de los sujetos-
agentes de la mencionada Escola do Campo.En cuanto al método de investigación, nuestro
estudio está significativamente entrelazado con la investigación participante. Establecimos
como marco temporal para el desarrollo de este estudio, el período comprendido entre los
años 2013 a 2019. En 2013 se iniciaron las actividades en el edificio de la mencionada
institución y delimitamos el año 2019, ya que fue el último año que trabajé en la escuela.
Habiendo comenzado a trabajar en la institución a finales del curso 2015. En este estudio
delimitamos, como sujetos de investigación y agentes, los docentes que trabajaron y aún
trabajan en los últimos cursos de educación básica en la Escola José Bonifácio Barbosa de
Andrade. Uno de los principales instrumentos utilizados en este estudio para recopilar
información sobre el perfil de los docentes, así como preguntas más integrales relacionadas
con la profesionalidad docente fue el cuestionario. Este se estructuró a partir de preguntas
abiertas dirigidas a construir el perfil de los docentes. Y en un segundo bloque de preguntas,
se tuvo como objetivo recopilar información sobre la formación inicial docente, los procesos
de enseñanza-aprendizaje, los desafíos que se enfrentan para el desarrollo de las actividades
e identificar y comprender los elementos que constituyen la profesionalidad e identidad
docente de los docentes de la escuela de Campo. El análisis de los datos, a partir de la
metodología del Discurso del Sujeto Colectivo, tuvo como objetivo mostrar las opiniones
recolectadas a través del cuestionario semiestructurado, haciendo que el discurso / escritura,
que fue un pensamiento individualmente internalizado y organizado, sea escrito de manera
contextualizada, y que presente los argumentos, y en consecuencia, las concepciones del
colectivo de sujetos que estaban dispuestos a participar en nuestra investigación. |
pt_BR |