DSpace/Manakin Repository

Escola da Terra: experiência de tutoria na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee2ID NOGUEIRA, R. S. pt_BR
dc.description.resumo O trabalho tem o intuito de discutir, relatar e analisar as práticas de tutoria no âmbito do Programa Escola da Terra em consonância com o III curso de Especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido (2023-2024) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG), tendo como base princípios da pesquisa-ação e da pesquisa bibliográfica para fins fundamentação das ideias e práticas. O Programa Escola da Terra é uma das ações do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). Programa lançado pelo Governo Federal em 20 de março de 2012, Portaria no 86 de 02 de fevereiro de 2013, visando promover uma educação que atenda à realidade dos povos do campo e quilombolas. Promove acesso e melhoria das condições de aprendizagem, articulando o trabalho docente à realidade das comunidades. Oferece formação continuada para professores, focando em metodologias adequadas ao cotidiano dos sujeitos que vivificam o ambiente escolar e o território campesino. Assim sendo, tem-se no trabalho da tutoria um suporte a mais para a formação crítica dos professores, integrando teoria e prática à realidade social. Entre as atividades estão: visitas às escolas, reuniões de colegiado e oficinas educativas, com o objetivo de fortalecer a educação contextualizada e a convivência com o Semiárido. Trouxemos enquanto intercessores teóricos para a fundamentação deste estudo, Freire (1996), Martins (2006), Reis (2011) e Silva (2009). Percebeu-se durante o percurso formativo que a tutoria desempenha um papel fundamental na consolidação da formação continuada dos estudantes no ambiente acadêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Escola da Terra: experiência de tutoria na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-06
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40045
dc.date.accessioned 2025-01-13T19:01:18Z
dc.date.available 2025-01-13
dc.date.available 2025-01-13T19:01:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tutoria – curso de especialização pt_BR
dc.subject Programa Escola da Terra pt_BR
dc.subject Especialização em Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Aulas de campo pt_BR
dc.subject Oficinas criativas pt_BR
dc.subject Seminário do Programa Escola da Terra pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Formação pedagógica pt_BR
dc.subject Tutoring – specialization course pt_BR
dc.subject Escola da Terra Program pt_BR
dc.subject Specialization in Contextualized Education pt_BR
dc.subject Action research pt_BR
dc.subject Field classes pt_BR
dc.subject Creative workshops pt_BR
dc.subject Escola da Terra Program Seminar pt_BR
dc.subject Rural schools pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Pedagogical training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Community movement in Campina Grande: trajectory and memory of the Campina Grande union of social teams (1950/1970) pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Leandro de Sousa. Escola da Terra: experiência de tutoria na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40045 pt_BR
dc.description.resumen El trabajo tiene como objetivo discutir, informar y analizar prácticas de tutoría en el ámbito del Programa Escola da Terra en línea con el III curso de Especialización en Educación Contextualizada para la convivencia con el Semiárido (2023-2024) del Centro de Desarrollo Sostenible del Semiárido. región árida de la Universidad Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG), basada en principios de investigación acción e investigación bibliográfica para sustentar ideas y prácticas. El Programa Escola da Terra es una de las acciones del Programa Nacional de Educación Rural (PRONACAMPO). Programa lanzado por el Gobierno Federal el 20 de marzo de 2012, Ordenanza no 86, de 2 de febrero de 2013, con el objetivo de promover una educación que responda a la realidad de la población rural y quilombola. Promueve el acceso y mejora de las condiciones de aprendizaje articulando el trabajo docente con la realidad de las comunidades. Ofrece formación continua a docentes, centrándose en metodologías adaptadas a la vida cotidiana de las personas que animan el entorno escolar y el territorio rural. Por lo tanto, el trabajo de tutoría brinda un apoyo adicional para la formación crítica de los estudiantes, integrando la teoría y la práctica con la realidad social. Las actividades incluyen: visitas as escuelas, reuniones colegiadas y talleres educativos, con el objetivo de fortalecer la educación contextualizada y la convivencia con la región semiárida. Trajimos a Freire (1996), Martins (2006), Reis (2011) y Silva (2009) como intercesores teóricos para sustentar este estudio. Durante el curso de formación se constató que la tutoría juega un papel fundamental para consolidar la formación continua de los estudiantes en el ámbito académico. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta