Repositorio Dspace/Manakin

Um guia pedagógico para o ensino de Sociologia mediado pelos contos de Lima Barreto.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0002-0898-2577 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2710540756492857 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-1385-6671 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0003-2236-190X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee2 PEREIRA NETO, Eugenio Vital.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-6355-4727 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1209463185257991 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa é analisar as possibilidades do uso do gênero textual conto, como alternativa para reflexão e discussão em aulas de Sociologia no ensino médio, a partir da identificação de temáticas presentes nos contos de Lima Barreto (1881-1920). A relação entre a Literatura e a Sociologia foi apresentada como possibilidade de estudo e aprofundamento teórico e didático, relacionando a historicidade teórica entre estes dois campos do saber. Foi realizada pesquisa sobre obras didáticas na disciplina de Sociologia para relacioná-los a alternativa de uso de Literatura como suporte didático, procuramos identificar acervo sobre a produção contista de Lima Barreto para compreender a disponibilidade de materiais do escritor carioca na escola. Os contos são formados por narrativas breves e podem servir como ferramenta de apoio à prática de leitura, escrita e interpretação textual, e também apresentam potencial para a identificação de temas e relacioná-los ao contexto social, político e econômico do autor. Apresentamos as características da literatura militante de Lima Barreto e a forma como se apresenta através de uma escrita crítica e ideológica que denuncia os problemas sociais de sua época. Sugerimos a construção de um Guia Pedagógico como alternativa para o ensino de Sociologia, evidenciamos apresentar o cotidiano e as narrativas do escritor fluminense e através das temáticas organizar propostas para os professores na apresentação dos conteúdos da disciplina de Sociologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Um guia pedagógico para o ensino de Sociologia mediado pelos contos de Lima Barreto. pt_BR
dc.date.issued 2024-04-02
dc.description.abstract The objective of this research is to analyze the possibilities of using the short story genre as an alternative for reflection and discussion in sociology classes in high school, based on the identification of themes present in the short stories of Lima Barreto (1881-1920). The relationship between literature and sociology was presented as possibilities for study and theoretical and didactic deepening, relating the theoretical historicity between these two fields of knowledge. Research was carried out on didactic works in the discipline of sociology to relate them to the alternative use of literature as teaching support. We sought to identify a collection of Lima Barreto's short story production to understand the availability of materials by the Rio writer at school. Short stories are made up of brief narratives and can serve as a tool to support the practice of reading, writing and textual interpretation, and also have potential for identifying themes and relating them to the author's social, political and economic context. We present the characteristics of Ima Barreto's militant literature and the way in which it is presented through critical and ideological writing that denounces the social problems of his time. We suggest the construction of a Pedagogical Guide as an alternative for teaching sociology, we highlight the daily life and narratives of the writer from Rio de Janeiro and, through themes, organize proposals for teachers in presenting the contents of the sociology discipline. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40068
dc.date.accessioned 2025-01-14T20:49:04Z
dc.date.available 2025-01-14
dc.date.available 2025-01-14T20:49:04Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Sociologia e Literatura brasileira pt_BR
dc.subject Lima Barreto - contos pt_BR
dc.subject Contos brasileiros pt_BR
dc.subject Guia pedagógico pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Sociology and Brazilian Literature pt_BR
dc.subject Lima Barreto - short stories pt_BR
dc.subject Brazilian short stories pt_BR
dc.subject Pedagogical guide pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Francisco Stefeson da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A pedagogical guide for teaching Sociology mediated by Lima Barreto's short stories pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Francisco Stefeson da. Um guia pedagógico para o ensino de Sociologia mediado pelos contos de Lima Barreto. 2024. 170f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40068 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta