Repositorio Dspace/Manakin

Educação ambiental escolar com ênfase nos solos do Cariri Paraibano: reflexões da temática em projetos da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID QUEIROZ, J. R. pt_BR
dc.creator.Lattes https://orcid.org/0000-0001-9599-5909 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-9438-1462 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2124842035171125 pt_BR
dc.contributor.referee2 BATISTA, Regiane Farias.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-3728-4006 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8373946111492732 pt_BR
dc.contributor.referee3 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.referee3ID CAVALCANTE NETO, F.T. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 pt_BR
dc.description.resumo O solo sustenta a vida e seu conhecimento deve perpassar todas as séries do Ensino Básico, compondo os conteúdos e projetos escolares. Este trabalho tem como escopo apresentar a temática de Educação Ambiental com ênfase em Educação em Solos no Cariri paraibano, a partir de ações trabalhadas em projetos escolares. O objetivo da pesquisa foi analisar de forma reflexiva os projetos Meio ambiente meu, Recicla ECIT e Juntos pelo solo, desenvolvidos na ECIT Juarez Maracajá, de modo a promover uma formação cidadã, significativa e contextualizada. Os aspectos metodológicos concernem uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa descritiva, com estudo de caso com fim explicativo. Foi realizado uma levantamento das ações pedagógicas desenvolvidas na escola, relacionando-as com elementos da legislação brasileira referente a Educação Ambiental e Educação em Solos. As ações foram desenvolvidas nos dois primeiros bimestres do ano de 2024. A partir da análise dos projetos observou-se que o interesse por práticas sustentáveis pode ser desenvolvido simultaneamente com o ensino regular e técnico – de modo que esse interesse forma a identidade do discente, fortalecer o sentimento de pertencimento e pontua um futuro próspero junto a aliança firmada entre Natureza e ser humano. Em diálogos com o corpo docente e o corpo discente verificou-se que estes percebem os projetos como relevantes e fundamentais para uma formação transformadora e cidadã, dentro do escopo da educação contextualizada e da educação em solos.Traça-se assim como caráter conclusivo que os projetos que evidenciam o cuidado com o solo, em particular, e o Meio Ambiente, de maneira geral, concorrem de forma positiva para uma educação significativa, como ações atrativas e necessárias para fundamentar a sensibilização dos educandos de modo a buscar soluções para problemas atuais visando um futuro sustentável e possível. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação ambiental escolar com ênfase nos solos do Cariri Paraibano: reflexões da temática em projetos da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.description.abstract Soil sustains life and knowledge of it should permeate all primary school grades, making up school content and projects. The scope of this work is to present the theme of Environmental Education with an emphasis on Soil Education in the Cariri region of Paraiba, based on actions worked on in school projects. The aim of the research was to reflectively analyse the projects Meio ambiente meu, Recicla ECIT and Juntos pelo solos, developed at ECIT Juarez Maracajá, in order to promote meaningful and contextualised citizen education. The methodological aspects concern basic research, a descriptive qualitative approach, with an explanatory case study. A survey was carried out of the pedagogical actions developed at the school, relating them to elements of Brazilian legislation relating to Environmental Education and Soil Education. The actions were carried out in the first two bimesters of 2024. Analysing the projects, it was observed that interest in sustainable practices can be developed simultaneously with regular and technical education - so that this interest forms the student's identity, strengthens the sense of belonging and points to a prosperous future together with the alliance between nature and human beings. In dialogue with the teaching staff and students, it was found that they perceive the projects as relevant and fundamental for transformative and citizen training, within the scope of contextualised education and education in soils. The conclusion is that projects that show care for the soil in particular and the environment in general contribute positively to meaningful education, as attractive and necessary actions to raise awareness among students to seek solutions to current problems with a view to a sustainable and possible future. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40078
dc.date.accessioned 2025-01-15T20:41:18Z
dc.date.available 2025-01-15
dc.date.available 2025-01-15T20:41:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental escolar pt_BR
dc.subject Solos – Cariri paraibano pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral Técnica Juarez Maracará pt_BR
dc.subject Educação em solos. 5. Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject School environmental education pt_BR
dc.subject Soils – Cariri region of Paraíba pt_BR
dc.subject Juarez Maracara Technical Integral Citizen School pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, José Flávio Ramos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School environmental education with emphasis on soils in the Paraíba Cariri region: reflections on the theme in projects at the Juarez Maracajá Integral Technical State Citizen School. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, José Flávio Ramos de. Educação ambiental escolar com ênfase nos solos do Cariri Paraibano: reflexões da temática em projetos da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40078 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta