DSpace/Manakin Repository

O ensino do espaço geográfico de forma contextualizada com o município da Prata-PB nos anos iniciais através da produção de desenhos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, P. H. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee1ID NOGUEIRA, R.S. pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.description.resumo Nos anos iniciais, a educação geográfica desempenha um papel fundamental na formação dos alunos. No decorrer dessa fase, é possível fomentar o interesse e a atenção dos alunos, desenvolvendo a percepção e compreensão sobre a importância de conhecer o seu espaço. É pertinente destacar, que o estudo do espaço geográfico tem se apresentado cada vez mais importante no processo de formação dos alunos, pois possibilita o desenvolvimento de competências fundamentais para a compreensão e exercício cidadã. Desta forma, a nossa pesquisa tem por objetivo relatar a experiência da realização de uma intervenção pedagógica com o tema a construção do espaço geográfico, tendo como metodologia a produção de desenhos com os alunos do 5 ° ano das series iniciais da Escola Maria de Lourdes Nunes de Meneses no município de Prata-PB. Nos caminhos metodológicos foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-participante, com uma intervenção pedagógica sobre a temática espaço geográfico e a produção de desenhos realizados pelos alunos. Verificamos que a produção de desenhos proporcionou uma boa interação entre os colaboradores da pesquisa, por ter sido produzido individualmente e cada aluno desenvolveu de acordo com seu cotidiano. Como também, a ação contextualizada, associada a uma metodologia ativa, atribuiu aos alunos uma experiência enriquecedora, que auxiliou para a construção do conhecimento e o desenvolvimento geográfico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino do espaço geográfico de forma contextualizada com o município da Prata-PB nos anos iniciais através da produção de desenhos. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-16
dc.description.abstract In the initial years, geographic education plays a fundamental role in students' training. During this phase, it is possible to encourage students' interest and attention, developing perception and understanding of the importance of knowing their space. It is pertinent to highlight that the study of geographic space has become increasingly important in the student training process, as it enables the development of fundamental skills for understanding and exercising citizenship. In this way, our research aims to report the experience of carrying out a pedagogical intervention with the theme of the construction of geographic space, using the methodology of producing drawings with 5th year students from the initial series of Escola Maria de Lourdes Nunes de Meneses in the municipality of Prata-PB. In the methodological paths, the assumption of qualitative research was used within the scope of participant research, with a pedagogical intervention on the theme of geographic space and the production of drawings made by students. We found that the production of drawings provided good interaction between research collaborators, as they were produced individually and each student developed them according to their daily lives. Also, the contextualized action, associated with an active methodology, gave the students an enriching experience, which helped to build knowledge and geographical development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40083
dc.date.accessioned 2025-01-16T19:15:18Z
dc.date.available 2025-01-16
dc.date.available 2025-01-16T19:15:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia contextualizado pt_BR
dc.subject Desenhos - produção pt_BR
dc.subject Espaço geográfico pt_BR
dc.subject Desenhos e espaço geográfico pt_BR
dc.subject Prata-PB – ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Escola Municipal Maria de Lourdes Nunes de Meneses – Prata-PB pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Contextualized Geography teaching pt_BR
dc.subject Drawings - production pt_BR
dc.subject Geographical space pt_BR
dc.subject Drawings and geographical space pt_BR
dc.subject Prata-PB – Geography teaching pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Maria de Lourdes Nunes de Meneses Municipal School – Prata-PB pt_BR
dc.subject Pedagogical intervention pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Pauleni Henrique de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching geographic space in a contextualized manner with the municipality of Prata-PB in the initial years through the production of drawings. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Pauleni Henrique de Souza. O ensino do espaço geográfico de forma contextualizada com o município da Prata-PB nos anos iniciais através da produção de desenhos. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40083 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta