dc.creator.ID |
BARROS, P. H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NOGUEIRA, R.S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rafael Barros de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nos anos iniciais, a educação geográfica desempenha um papel fundamental na
formação dos alunos. No decorrer dessa fase, é possível fomentar o interesse e a
atenção dos alunos, desenvolvendo a percepção e compreensão sobre a importância
de conhecer o seu espaço. É pertinente destacar, que o estudo do espaço geográfico
tem se apresentado cada vez mais importante no processo de formação dos alunos,
pois possibilita o desenvolvimento de competências fundamentais para a
compreensão e exercício cidadã. Desta forma, a nossa pesquisa tem por objetivo
relatar a experiência da realização de uma intervenção pedagógica com o tema a
construção do espaço geográfico, tendo como metodologia a produção de desenhos
com os alunos do 5 ° ano das series iniciais da Escola Maria de Lourdes Nunes de
Meneses no município de Prata-PB. Nos caminhos metodológicos foi utilizado o
pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-participante, com uma
intervenção pedagógica sobre a temática espaço geográfico e a produção de
desenhos realizados pelos alunos. Verificamos que a produção de desenhos
proporcionou uma boa interação entre os colaboradores da pesquisa, por ter sido
produzido individualmente e cada aluno desenvolveu de acordo com seu cotidiano.
Como também, a ação contextualizada, associada a uma metodologia ativa, atribuiu
aos alunos uma experiência enriquecedora, que auxiliou para a construção do
conhecimento e o desenvolvimento geográfico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino do espaço geográfico de forma contextualizada com o município da Prata-PB nos anos iniciais através da produção de desenhos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-16 |
|
dc.description.abstract |
In the initial years, geographic education plays a fundamental role in students' training.
During this phase, it is possible to encourage students' interest and attention,
developing perception and understanding of the importance of knowing their space. It
is pertinent to highlight that the study of geographic space has become increasingly
important in the student training process, as it enables the development of fundamental
skills for understanding and exercising citizenship. In this way, our research aims to
report the experience of carrying out a pedagogical intervention with the theme of the
construction of geographic space, using the methodology of producing drawings with
5th year students from the initial series of Escola Maria de Lourdes Nunes de Meneses
in the municipality of Prata-PB. In the methodological paths, the assumption of
qualitative research was used within the scope of participant research, with a
pedagogical intervention on the theme of geographic space and the production of
drawings made by students. We found that the production of drawings provided good
interaction between research collaborators, as they were produced individually and
each student developed them according to their daily lives. Also, the contextualized
action, associated with an active methodology, gave the students an enriching
experience, which helped to build knowledge and geographical development. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40083 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-16T19:15:18Z |
|
dc.date.available |
2025-01-16 |
|
dc.date.available |
2025-01-16T19:15:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia contextualizado |
pt_BR |
dc.subject |
Desenhos - produção |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Desenhos e espaço geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Prata-PB – ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Maria de Lourdes Nunes de Meneses – Prata-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Drawings - production |
pt_BR |
dc.subject |
Geographical space |
pt_BR |
dc.subject |
Drawings and geographical space |
pt_BR |
dc.subject |
Prata-PB – Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Maria de Lourdes Nunes de Meneses Municipal School – Prata-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical intervention |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Pauleni Henrique de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching geographic space in a contextualized manner with the municipality of Prata-PB in the initial years through the production of drawings. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Pauleni Henrique de Souza. O ensino do espaço geográfico de forma contextualizada com o município da Prata-PB nos anos iniciais através da produção de desenhos. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40083 |
pt_BR |