dc.creator.ID |
SANTOS, V. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0364766980666432 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VITAL, A. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RIBON, Adriana Aparecida. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0003-1286-487X |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0195877340227988 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rafael Barros de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O solo é o grande patrimônio da humanidade, organismo vivo que presta serviços
ecossistêmicos fundamentais para o bem estar humano e a qualidade de vida de todas
as criaturas, sendo fundamental que seja reconhecido, compreendido e valorizado
desde cedo, ou seja, desde as primeiras séries escolares. Apesar de sua relevância a
abordagem dos assuntos referentes ao solo e as ações educativas para a
popularização do conhecimento pedológico ainda são pouco expressivas e, na maioria
da vezes, inexpressivas e descontextualizadas nos livros e nas práticas pedagógicas.
Este artigo apresenta resultados de uma intervivência que buscou despertar o
interesse pelo solo numa escola de educação básica da zona rural. O objetivo da
pesquisa foi planejar e aplicar práticas pedagógicas interativas, lúdicas e
contextualizadas com a realidade local para abordar a importância do solo, visando
proporcionar uma discussão atrativa, eficaz e significativa para os estudantes,
contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. As etapas da pesquisa
foram: revisão bibliográfica, aplicação de questionário, realização das estratégias
pedagógicas e análise dos dados. A atividade teve início com palestras sobre o solo
para verificação da compreensão dos alunos sobre o tema e contou com uma
apresentação do teatro de fantoches e uma oficina de pintura com tinta de solo, numa
atividade compartilhada pela equipe do Projeto Geotinta e Projeto Solo na
Escola/UFCG. Após as ações foi possível constatar o valor dos recursos didáticos
trabalhados, bem como o envolvimento positivo dos alunos, bem como o interesse dos
professores. Sugere-se o fortalecimento das ações de Educação em Solos nas
escolas do campo para auxiliar os professores na abordagem contextualizada com
alunos de modo a ampliar horizontes de valorização e proteção dos solos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Práticas pedagógicas em educação em solos em uma escola do campo: abordagem interativa e contextualizada. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-07 |
|
dc.description.abstract |
Soil is humanity's great heritage, a living organism that provides fundamental
ecosystem services for human well-being and the quality of life of all creatures, and it
is essential that it is recognised, understood and valued from an early age, i.e. from
the first grades of school. Despite its importance, the approach to soil-related issues
and educational actions to popularise pedological knowledge are still not very
significant and, most of the time, inexpressive and decontextualised in textbooks and
teaching practices. This article presents the results of an experiment that sought to
arouse interest in soil in a rural primary school. The aim of the research was to plan
and apply interactive, playful pedagogical practices that are contextualised with the
local reality to address the importance of soil, with the aim of providing an attractive,
effective and meaningful discussion for students, contributing to the teaching and
learning process. The activity began with lectures on soil to check the students'
understanding of the subject and included a puppet theatre performance and a painting
workshop with soil paint, in an activity shared by the Geotinta Project team and the
Solo na Escola/UFCG Project. After the actions, it was possible to see the value of the
didactic resources used, as well as the positive involvement of the students and the
interest of the teachers. It is suggested that Soil Education actions be strengthened in
rural schools to help teachers take a contextualised approach with students in order to
broaden horizons for valuing and protecting soils. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40085 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-20T11:30:04Z |
|
dc.date.available |
2025-01-20 |
|
dc.date.available |
2025-01-20T11:30:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas interativas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de solos |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático – educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Soil education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Country school |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
Interactive pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Playful education |
pt_BR |
dc.subject |
Soil teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching material – soil education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Viviane Vasconcelos dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogical practices in soil education in a rural school: interactive and contextualized approach. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Viviane Vasconcelos dos. Práticas pedagógicas em educação em solos em uma
escola do campo: abordagem interativa e contextualizada. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40085 |
pt_BR |