DSpace/Manakin Repository

Práticas pedagógicas em educação em solos em uma escola do campo: abordagem interativa e contextualizada.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, V. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0364766980666432 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 RIBON, Adriana Aparecida.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0003-1286-487X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0195877340227988 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.description.resumo O solo é o grande patrimônio da humanidade, organismo vivo que presta serviços ecossistêmicos fundamentais para o bem estar humano e a qualidade de vida de todas as criaturas, sendo fundamental que seja reconhecido, compreendido e valorizado desde cedo, ou seja, desde as primeiras séries escolares. Apesar de sua relevância a abordagem dos assuntos referentes ao solo e as ações educativas para a popularização do conhecimento pedológico ainda são pouco expressivas e, na maioria da vezes, inexpressivas e descontextualizadas nos livros e nas práticas pedagógicas. Este artigo apresenta resultados de uma intervivência que buscou despertar o interesse pelo solo numa escola de educação básica da zona rural. O objetivo da pesquisa foi planejar e aplicar práticas pedagógicas interativas, lúdicas e contextualizadas com a realidade local para abordar a importância do solo, visando proporcionar uma discussão atrativa, eficaz e significativa para os estudantes, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. As etapas da pesquisa foram: revisão bibliográfica, aplicação de questionário, realização das estratégias pedagógicas e análise dos dados. A atividade teve início com palestras sobre o solo para verificação da compreensão dos alunos sobre o tema e contou com uma apresentação do teatro de fantoches e uma oficina de pintura com tinta de solo, numa atividade compartilhada pela equipe do Projeto Geotinta e Projeto Solo na Escola/UFCG. Após as ações foi possível constatar o valor dos recursos didáticos trabalhados, bem como o envolvimento positivo dos alunos, bem como o interesse dos professores. Sugere-se o fortalecimento das ações de Educação em Solos nas escolas do campo para auxiliar os professores na abordagem contextualizada com alunos de modo a ampliar horizontes de valorização e proteção dos solos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas em educação em solos em uma escola do campo: abordagem interativa e contextualizada. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-07
dc.description.abstract Soil is humanity's great heritage, a living organism that provides fundamental ecosystem services for human well-being and the quality of life of all creatures, and it is essential that it is recognised, understood and valued from an early age, i.e. from the first grades of school. Despite its importance, the approach to soil-related issues and educational actions to popularise pedological knowledge are still not very significant and, most of the time, inexpressive and decontextualised in textbooks and teaching practices. This article presents the results of an experiment that sought to arouse interest in soil in a rural primary school. The aim of the research was to plan and apply interactive, playful pedagogical practices that are contextualised with the local reality to address the importance of soil, with the aim of providing an attractive, effective and meaningful discussion for students, contributing to the teaching and learning process. The activity began with lectures on soil to check the students' understanding of the subject and included a puppet theatre performance and a painting workshop with soil paint, in an activity shared by the Geotinta Project team and the Solo na Escola/UFCG Project. After the actions, it was possible to see the value of the didactic resources used, as well as the positive involvement of the students and the interest of the teachers. It is suggested that Soil Education actions be strengthened in rural schools to help teachers take a contextualised approach with students in order to broaden horizons for valuing and protecting soils. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40085
dc.date.accessioned 2025-01-20T11:30:04Z
dc.date.available 2025-01-20
dc.date.available 2025-01-20T11:30:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas interativas pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Ensino de solos pt_BR
dc.subject Material didático – educação em solos pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Country school pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Interactive pedagogical practices pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Soil teaching pt_BR
dc.subject Teaching material – soil education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Viviane Vasconcelos dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical practices in soil education in a rural school: interactive and contextualized approach. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Viviane Vasconcelos dos. Práticas pedagógicas em educação em solos em uma escola do campo: abordagem interativa e contextualizada. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40085 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta