dc.creator.ID |
BARROS, L.A.R.M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VITAL, A. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA, Regiane Farias. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0002-3728-4006 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8373946111492732 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RIBON, Adriana Aparecida. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0003-1286-487X |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0195877340227988 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Natureza e seus recursos são espaços de aprendizado e de harmonia. O convívio
com a Natureza pode ser um aliado da saúde mental pois esta e o bem-estar humanos
estão intimamente ligados ao estado e a qualidade do Meio Ambiente. A pesquisa
apresenta a experiência do Projeto Sumé com Flores, uma ação extensionista
universitária que promove atividades de jardinagem, arterapia com solo, hortoterapia
e ervaterapia com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Sumé, Paraíba,
há doze anos, numa proposta de educação em solos e inclusão. Considerando a
interligação da temática Saúde, Meio Ambiente, Viveirismo e Educação em Solos, a
presente pesquisa objetivou apresentar, como relato de experiência, o impacto das
atividades desenvolvidas pelo Projeto Sumé com Flores na promoção do bem-estar,
na inclusão social dos usuários e no incentivo ao cuidado com a Natureza, como
estímulo às ações para o CAPS do município de Prata - PB. Semanalmente os
participantes são conduzidos ao viveiro de mudas do campus universitário onde são
recepcionados pelas monitoras do projeto. Em atividades colaborativas que buscam
a socialização e o compartilhamento de experiências, são produzidos adubo orgânico,
suculentas e verduras, além das oficinas de pintura com tinta de solo. Os resultados
observados refletem as implicações do projeto de extensão na vida das pessoas que
enfrentam algum tipo de sofrimento mental, contribuindo para que elas alcancem a
recuperação de maneira gradual e positiva, tanto no contexto comunitário quanto no
familiar. A ação observada permite sugerir sua ampliação para outros CAPS, de modo
a potencializar os benefícios do contato com o meio natural e fortalecer vínculos
afetivos e educativos dos usuários com a Natureza, consigo e com o outro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Atividades terapêuticas educativas baseadas na natureza com enfoque ecológico e no bem-estar – relatos da experiência no Projeto Sumé com Flores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-12 |
|
dc.description.abstract |
Nature and its resources are spaces for learning and harmony. Socialising with nature
can be an ally of mental health, as this and human well-being are closely linked to the
state and quality of the environment. The research presents the experience of the
Sumé with Flowers Project, a university extension initiative that has been promoting
gardening, soil art therapy, horticulture and herb therapy activities with users of the
Psychosocial Care Centre in Sumé, Paraíba, for twelve years, in a proposal for soil
education and inclusion. Considering the interconnection between the themes of
Health, Environment, Nursery and Soil Education, this research aimed to present, as
an experience report, the impact of the activities developed by the Sumé with Flowers
Project in promoting well-being, social inclusion of users and encouraging care for
Nature, as a stimulus to actions for the CAPS in the municipality of Prata - PB. Every
week the participants are taken to the university campus seedling nursery where they
are welcomed by the project monitors. In collaborative activities aimed at socialising
and sharing experiences, organic fertiliser, succulents and vegetables are produced,
as well as workshops on painting with soil paint. The results observed reflect the
implications of the extension project in the lives of people facing some kind of mental
suffering, helping them to achieve recovery in a gradual and positive way, both in terms
of their mental health and their health. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40088 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-20T20:42:22Z |
|
dc.date.available |
2025-01-20 |
|
dc.date.available |
2025-01-20T20:42:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Sumé com Flores |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades terapêuticas |
pt_BR |
dc.subject |
Arteterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Viveirismo |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Sumé-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé with Flowers Project |
pt_BR |
dc.subject |
Therapeutic activities |
pt_BR |
dc.subject |
Art therapy |
pt_BR |
dc.subject |
Nursery |
pt_BR |
dc.subject |
Psychosocial Care Center – CAPS Sumé-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Lenir Anne Rozendo de Melo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational therapeutic activities based on nature with an ecological and well-being focus – reports on the experience of the Sumé com Flores Project. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Lenir Anne Rozendo de Melo. Atividades terapêuticas educativas baseadas na
natureza com enfoque ecológico e no bem-estar – relatos
da experiência no Projeto Sumé com Flores. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40088 |
pt_BR |