DSpace/Manakin Repository

Atividades terapêuticas educativas baseadas na natureza com enfoque ecológico e no bem-estar – relatos da experiência no Projeto Sumé com Flores.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, L.A.R.M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Regiane Farias.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-3728-4006 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8373946111492732 pt_BR
dc.contributor.referee2 RIBON, Adriana Aparecida.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0003-1286-487X pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0195877340227988 pt_BR
dc.contributor.referee3 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee3ID https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.description.resumo A Natureza e seus recursos são espaços de aprendizado e de harmonia. O convívio com a Natureza pode ser um aliado da saúde mental pois esta e o bem-estar humanos estão intimamente ligados ao estado e a qualidade do Meio Ambiente. A pesquisa apresenta a experiência do Projeto Sumé com Flores, uma ação extensionista universitária que promove atividades de jardinagem, arterapia com solo, hortoterapia e ervaterapia com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Sumé, Paraíba, há doze anos, numa proposta de educação em solos e inclusão. Considerando a interligação da temática Saúde, Meio Ambiente, Viveirismo e Educação em Solos, a presente pesquisa objetivou apresentar, como relato de experiência, o impacto das atividades desenvolvidas pelo Projeto Sumé com Flores na promoção do bem-estar, na inclusão social dos usuários e no incentivo ao cuidado com a Natureza, como estímulo às ações para o CAPS do município de Prata - PB. Semanalmente os participantes são conduzidos ao viveiro de mudas do campus universitário onde são recepcionados pelas monitoras do projeto. Em atividades colaborativas que buscam a socialização e o compartilhamento de experiências, são produzidos adubo orgânico, suculentas e verduras, além das oficinas de pintura com tinta de solo. Os resultados observados refletem as implicações do projeto de extensão na vida das pessoas que enfrentam algum tipo de sofrimento mental, contribuindo para que elas alcancem a recuperação de maneira gradual e positiva, tanto no contexto comunitário quanto no familiar. A ação observada permite sugerir sua ampliação para outros CAPS, de modo a potencializar os benefícios do contato com o meio natural e fortalecer vínculos afetivos e educativos dos usuários com a Natureza, consigo e com o outro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Atividades terapêuticas educativas baseadas na natureza com enfoque ecológico e no bem-estar – relatos da experiência no Projeto Sumé com Flores. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-12
dc.description.abstract Nature and its resources are spaces for learning and harmony. Socialising with nature can be an ally of mental health, as this and human well-being are closely linked to the state and quality of the environment. The research presents the experience of the Sumé with Flowers Project, a university extension initiative that has been promoting gardening, soil art therapy, horticulture and herb therapy activities with users of the Psychosocial Care Centre in Sumé, Paraíba, for twelve years, in a proposal for soil education and inclusion. Considering the interconnection between the themes of Health, Environment, Nursery and Soil Education, this research aimed to present, as an experience report, the impact of the activities developed by the Sumé with Flowers Project in promoting well-being, social inclusion of users and encouraging care for Nature, as a stimulus to actions for the CAPS in the municipality of Prata - PB. Every week the participants are taken to the university campus seedling nursery where they are welcomed by the project monitors. In collaborative activities aimed at socialising and sharing experiences, organic fertiliser, succulents and vegetables are produced, as well as workshops on painting with soil paint. The results observed reflect the implications of the extension project in the lives of people facing some kind of mental suffering, helping them to achieve recovery in a gradual and positive way, both in terms of their mental health and their health. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40088
dc.date.accessioned 2025-01-20T20:42:22Z
dc.date.available 2025-01-20
dc.date.available 2025-01-20T20:42:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Projeto Sumé com Flores pt_BR
dc.subject Atividades terapêuticas pt_BR
dc.subject Arteterapia pt_BR
dc.subject Viveirismo pt_BR
dc.subject Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Sumé-PB pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Sumé with Flowers Project pt_BR
dc.subject Therapeutic activities pt_BR
dc.subject Art therapy pt_BR
dc.subject Nursery pt_BR
dc.subject Psychosocial Care Center – CAPS Sumé-PB pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Lenir Anne Rozendo de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational therapeutic activities based on nature with an ecological and well-being focus – reports on the experience of the Sumé com Flores Project. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Lenir Anne Rozendo de Melo. Atividades terapêuticas educativas baseadas na natureza com enfoque ecológico e no bem-estar – relatos da experiência no Projeto Sumé com Flores. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40088 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta