DSpace Repository

Percepções de inclusão e barreiras no ensino-aprendizagem de língua inglesa para pessoas com deficiência visual.

Show simple item record

dc.creator.ID MACÊDO, D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4754358162645624 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORREIA NETO, Lino Dias.
dc.contributor.advisor1ID CORREIA NETO, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0671079079902869 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, S. S. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8518389612992874 pt_BR
dc.description.resumo No Brasil, conforme estabelecido pela Constituição de 1988, a Educação Inclusiva é um componente essencial desse processo. Dados do IBGE de 2010 destacam a presença significativa de brasileiros com deficiência visual, público foco desse estudo, reforçando a importância de promover uma inclusão eficaz no ambiente escolar. No entanto, apesar dos avanços legais e do aumento na matrícula de pessoas com deficiência, a Educação Inclusiva ainda enfrenta desafios, especialmente no que diz respeito ao ensino de línguas estrangeiras. Metodologicamente, utilizamos uma abordagem exploratória, visto que, objetivamos esclarecer o problema e levantar hipóteses (Gil, 2002). Adotamos também a pesquisa bibliográfica em consonância com a técnica da meta-análise (Fiorentini e Lorenzato, 2006). Posto isso, nossa pesquisa tem como objetivo geral: investigar a inclusão educacional de alunos com deficiência visual, abordando múltiplos aspectos do contexto educacional, a partir da meta-análise de pesquisas publicadas voltadas à inclusão e ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Diante desse direcionamento, elencamos nossos objetivos específicos, a saber: 1. identificar os principais desafios enfrentados por esses alunos, tanto no acesso ao ensino quanto na interação com colegas e professores; 2. analisar a percepção dos alunos com deficiência visual sobre a inclusão educacional, explorando suas experiências e vivências nos ambientes de ensino-aprendizagem; 3. investigar as barreiras específicas que esses alunos enfrentam no acesso ao material didático e nas atividades educacionais, buscando compreender as iniciativas que promovem inclusão do ensino-aprendizagem de língua inglesa, bem como os obstáculos que podem prejudicar seu processo de aprendizagem e participação plena nesses espaços. Para atender aos objetivos, cinco categorias foram identificadas a partir da leiture: lacunas metodológicas de ensino, o alcance e a acessibilidade do material didático, a subutilização do Braille como ferramenta, diferentes perspectivas sobre o suporte especializado, e agrupamento e exclusão escolar. Nossa análise se apoiou em leis e documentos que visam promover a inclusão das pessoas com deficiência, além de estudos sobre as barreiras que dificultam a realização desse processo, dando destaque para as barreiras comunicacionais e tecnológicas (Brasil, 2015; Cerqueira, Ferreira, 2000; Mantoan, 1997; Motta e Filho (2010), como também as múltiplas barreiras atitudinais (Lima, Silva, 2008; Lima, Tavares, 2008; Oliveira, 2006. Em conclusão, enfatizamos a necessidade de colaboração entre todas as partes que compõem a comunidade escolar para superar essas barreiras que ainda estão de pé no que diz respeito à aprendizagem de língua inglesa para pessoas com deficiências visuais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Percepções de inclusão e barreiras no ensino-aprendizagem de língua inglesa para pessoas com deficiência visual. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-17
dc.description.abstract In Brazil, as established by the 1988 Constitution, Inclusive Education is an essential component of this process. IBGE data from 2010 highlights the significant presence of Brazilians with visual impairments, the target audience of this study, reinforcing the importance of promoting effective inclusion in the school environment. However, despite legal advances and an increase in the enrollment of people with disabilities, Inclusive Education still faces challenges, especially regarding the teaching of foreign languages. Methodologically, we used an exploratory approach, as our objective is to clarify the problem and raise hypotheses (Gil, 2002). We also adopted bibliographic research in line with the meta-analysis technique (Fiorentini and Lorenzato, 2006). That said, our research has the general objective of investigating the educational inclusion of students with visual impairments, addressing multiple aspects of the educational context, based on a meta-analysis of published research focused on inclusion and the teaching-learning of the English language. Given this direction, we have listed our specific objectives, namely: 1. to identify the main challenges faced by these students, both in accessing education and in interacting with classmates and teachers; 2. to analyze the perception of students with visual impairments about educational inclusion, exploring their experiences in teaching-learning environments; 3. to investigate the specific barriers these students face in accessing teaching materials and educational activities, seeking to understand the initiatives that promote the inclusion of English language teaching-learning, as well as the obstacles that can hinder their learning process and full participation in these spaces. To meet the objectives, five categories were identified from the reading: methodological gaps in teaching, the scope and accessibility of teaching materials, the underutilization of Braille as a tool, different perspectives on specialized support, and school grouping and exclusion. Our analysis was based on laws and documents aimed at promoting the inclusion of people with disabilities, as well as studies on the barriers that hinder the realization of this process, highlighting the communicational and technological barriers (Brasil, 2015; Cerqueira, Ferreira, 2000; Mantoan ,1997; Motta and Filho (2010), as well as the multiple attitudinal barriers (Lima, Silva, 2008; Lima, Tavares, 2008; Oliveira, 2006. In conclusion, we emphasize the need for collaboration among all the parts that make up the school community to overcome these barriers that still stand in the way of learning English for people with visual impairments. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40090
dc.date.accessioned 2025-01-22T11:29:50Z
dc.date.available 2025-01-22
dc.date.available 2025-01-22T11:29:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Inclusão - Deficiência Visual pt_BR
dc.subject Metaanálise pt_BR
dc.subject English pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Inclusion - Visual Impairment pt_BR
dc.subject Meta-Analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACÊDO, Dheyse Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perceptions of inclusion and barriers in teaching and learning English for people with visual impairments. pt_BR
dc.identifier.citation MACÊDO, Dheyse Medeiros. Percepções de inclusão e barreiras no ensino-aprendizagem de língua inglesa para pessoas com deficiência visual. 2024. 55 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Inglesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account