DSpace Repository

Memórias ilustrando a história nos contos “Encontro de Acaso” e “O Despertar”, de Luandino Vieira.

Show simple item record

dc.creator.ID SILVA, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7074218610058135 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOBREGA, Maria Marta dos Santos Silva
dc.contributor.advisor1ID NOBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Etiene Mendes.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, Etiene Mendes pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4752602342777202 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como propósito analisar a construção da memória e do passado-presente nos contos “Encontro de Acaso” e “O despertar”, da obra A cidade e a infância (1960), do escritor angolano José Luandino Vieira. Especialmente, o modo como a obra situa-se no percurso histórico da literatura angolana em meados dos anos 1960/1970, apontando para uma verificação do modo como a memória do passado se configura corpus da narrativa em pauta. Além disso, a nossa pesquisa explora como o autor angolano se apropria da memória como recurso literário para ressignificar a história pessoal e coletiva das personagens, tanto pelo contexto colonial, quanto pós-colonial. Assim sendo, delimitamos o seguinte questionamento: Como a memória do passado se constitui um fio condutor para a construção do presente nos contos “Encontro de Acaso” e “O despertar”? Com a finalidade de responder a esta questão, definimos nosso objetivo geral que visa analisar e diferenciar as concepções de memórias, pautados em aspectos sociais, políticos e culturais recorrentes nos contos. Para que possamos atender a esse objetivo, traçamos dois objetivos específicos: 1) identificar os elementos que concedem características receptivas do passado e do presente na construção de personagens no conto “Encontro de Acaso” e, como esse procedimento contribui para ressignificar uma ideia de tempo e de memória; 2) situar a importância da evolução psicológica do protagonista em “O despertar”, como um agente questionador do passado angolano. Metodologicamente, este é um trabalho de pesquisa que possui uma natureza qualitativa (Oliveira, 2007), para a construção de uma leitura interpretativa e conduzida pela análise bibliográfica (Gil, 2002), fundamentada nos estudos de Pollak (1989), Izquierdo (2018) e Halbawachs (1990), que fornecem concepções sobre a memória individual, coletiva e seu ideal de pertencimento. Para tanto, selecionamos as obras de Moraes (2006), Mendes (2011) e Loureiro (2017), que apontam a similaridade entre a identidade do personagem e a de quem à inventa. Para descrever apontamentos da literatura angolana em relação à historiografia do país nos ancoramos em Aló (2006). Desse modo, constatou-se que, ao observar e absorver a existência de um vínculo pessoal entre o ficcional e o real, encontramos razões para a co(existência) de uma literatura engajada em que a memória é utilizada como ferramenta de resistência e reconstrução. Portanto, os contos aproximam o passado e o presente como forma de reafirmação de uma memória que não deve ser esquecida, seja ela individual ou coletiva, mas também ressignifica uma ideia de memória como parte essencial para a transição histórica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Memórias ilustrando a história nos contos “Encontro de Acaso” e “O Despertar”, de Luandino Vieira. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-30
dc.description.abstract The purpose of this paper is to analyze the construction of memory and the past-present in the short stories “Encontro de Acaso” and “O despertar”, from the work A cidade e a infância (1960), by Angolan writer José Luandino Vieira. In particular, the way the work is situated in the historical path of Angolan literature in the mid-1960s/1970s, pointing to a verification of how the memory of the past is configured as the corpus of the narrative in question. In addition, our research explores how the Angolan author appropriates memory as a literary resource to re-signify the personal and collective history of the characters, both in the colonial and post-colonial contexts. We therefore set ourselves the following question: How does the memory of the past constitute a guiding thread for the construction of the present in the short stories “Encontro de Acaso” and “O despertar”? In order to answer this question, we defined our general objective, which aims to differentiate the conceptions of memories, based on the social, political and cultural aspects that recur in the stories. In order to meet this objective, we have outlined two specific objectives: 1) to identify the elements that provide receptive characteristics of the past and the present in the construction of characters in the short story “Encontro de Acaso” and how this procedure contributes to reframing an idea of time and memory; 2) to situate the importance of the psychological evolution of the protagonist in “O despertar”, as a questioning agent of the Angolan past. Methodologically, this is a qualitative research project (Oliveira, 2007), based on an interpretative reading and bibliographical analysis (Gil, 2002), based on the studies of Pollak (1989), Izquierdo (2018) and Halbawachs (1990), who provide concepts of individual and collective memory and their ideal of belonging. To this end, we selected the works of Moraes (2006), Mendes (2011) and Loureiro (2017), who point out the similarity between the character’s identity and that of the person who invents it. To describe Angolan literature in relation to the country’s historiography, we used Aló (2006). In this way, we found that, by observing and absorbing the existence of a personal link between the fictional and the real, we found reasons for the co-(existence) of an engaged literature in which memory is used as a tool for resistance and reconstruction. Therefore, the short stories bring the past and the present together as a way of reaffirming a memory that must not be forgotten, be it individual or collective, but also re-signifies an idea of memory as an essential part of the historical transition. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40091
dc.date.accessioned 2025-01-22T13:04:02Z
dc.date.available 2025-01-22
dc.date.available 2025-01-22T13:04:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura Angolana pt_BR
dc.subject Contos pt_BR
dc.subject Memórias pt_BR
dc.subject Angolan Literature pt_BR
dc.subject Short Stories pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luana de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Memories illustrating the story in the short stories “Encontro de Acaso” and “O Despertar”, by Luandino Vieira. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Luana de Sousa. Memórias ilustrando a história nos contos “Encontro de Acaso” e “O Despertar”, de Luandino Vieira. 2024. 66 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account