DSpace/Manakin Repository

Ancestralidade e literatura de cordel: uma experiência leitora e escritora em sala de aula na escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, S. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8609337930273664 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Erivan
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR , Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee3 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee3ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa foi planejada e realizada a partir da perspectiva da formação de leitores na Escola do Campo. Ao pensar o problema do não gosto pela leitura por parte substancial dos alunos e alunas, que não se sentem motivados a ler e consequentemente dialogar e escrever sobre o que foi lido, assim, se faz necessário pensar estratégias para impactar de modo positivo os momentos de leitura em sala de aula. Diante disso, tomamos como base a literatura de Cordel, que é uma forte aliada na formação de leitores críticos e engajados com o ato de ler. A obra escolhida para nortear boas práticas de leitura foi Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis (2020), da autora cearense Jarid Arraes, obra esta, que inspirou não só a leitura, mas também a perspectiva do resgate e registro de narrativas reais de mulheres negras da comunidade de PIO -X, local onde os alunos e alunas estão inseridos. Assim, os leitores e leitoras se tornaram produtores de textos literários em formato de cordel, a fim de evidenciar as vozes que estão tão próximas da comunidade escolar, mas que não fazem parte do processo de ensino e aprendizagem, no entanto potencializam a aproximação com a comunidade local e propicia uma perspectiva de leitura de mundo e da leitura da palavra de vozes ancestrais da comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ancestralidade e literatura de cordel: uma experiência leitora e escritora em sala de aula na escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-24
dc.description.abstract This research was planned and carried out from the perspective of reader training at Escola do Campo. When thinking about the problem of distaste for reading on the part of a substantial portion of male and female students, who do not feel motivated to read and consequently dialogue and write about what has been read, it is therefore necessary to think of strategies to positively impact moments of reading in the classroom. Given this, we took Cordel's literature as a basis, which is a strong ally in the formation of critical readers who are engaged in the act of reading. The work chosen to guide good reading practices was Brazilian Black Heroines: in 15 Cordéis (2020), by Ceará author Jarid Arraes, a work that inspired not only reading, but also the perspective of rescuing and recording real narratives of women black women from the PIO -X community, where the students are located. Thus, readers became producers of literary texts in cordel format, in order to highlight the voices that are so close to the school community, but that are not part of the teaching and learning process, however they enhance the rapprochement with the local community and provides a perspective on reading the world and reading the words of the community's ancestral voices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40093
dc.date.accessioned 2025-01-22T18:21:06Z
dc.date.available 2025-01-22
dc.date.available 2025-01-22T18:21:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura de cordel e ancestralidade pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ancestralidade pt_BR
dc.subject Vozes ancestrais pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Cordel de autoria feminina pt_BR
dc.subject Heroínas negras brasileiras – Jarid Arraes pt_BR
dc.subject Cordel cearense – Jarid Arraes pt_BR
dc.subject Cordel literature and ancestry pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Country school pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Ancestry pt_BR
dc.subject Ancestral voices pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Cordel by female authors pt_BR
dc.subject Black Brazilian heroines – Jarid Arraes pt_BR
dc.subject Cordel from Ceará – Jarid Arraes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Simone Barros de
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ancestry and cordel literature: a reading and writing experience in the classroom at a rural school. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Simone Barros de. Ancestralidade e literatura de cordel: uma experiência leitora e escritora em sala de aula na escola do campo. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40093 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta