dc.creator.ID |
SOUSA, S. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8609337930273664 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Erivan |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALENCAR , Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
SOUSA, Rafael Barros de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
SOUSA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa foi planejada e realizada a partir da perspectiva da formação de
leitores na Escola do Campo. Ao pensar o problema do não gosto pela leitura por
parte substancial dos alunos e alunas, que não se sentem motivados a ler e
consequentemente dialogar e escrever sobre o que foi lido, assim, se faz necessário
pensar estratégias para impactar de modo positivo os momentos de leitura em sala
de aula. Diante disso, tomamos como base a literatura de Cordel, que é uma forte
aliada na formação de leitores críticos e engajados com o ato de ler. A obra escolhida
para nortear boas práticas de leitura foi Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis
(2020), da autora cearense Jarid Arraes, obra esta, que inspirou não só a leitura, mas
também a perspectiva do resgate e registro de narrativas reais de mulheres negras
da comunidade de PIO -X, local onde os alunos e alunas estão inseridos. Assim, os
leitores e leitoras se tornaram produtores de textos literários em formato de cordel, a
fim de evidenciar as vozes que estão tão próximas da comunidade escolar, mas que
não fazem parte do processo de ensino e aprendizagem, no entanto potencializam a
aproximação com a comunidade local e propicia uma perspectiva de leitura de mundo
e da leitura da palavra de vozes ancestrais da comunidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Ancestralidade e literatura de cordel: uma experiência leitora e escritora em sala de aula na escola do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-24 |
|
dc.description.abstract |
This research was planned and carried out from the perspective of reader
training at Escola do Campo. When thinking about the problem of distaste for
reading on the part of a substantial portion of male and female students, who do
not feel motivated to read and consequently dialogue and write about what has
been read, it is therefore necessary to think of strategies to positively impact
moments of reading in the classroom. Given this, we took Cordel's literature as a
basis, which is a strong ally in the formation of critical readers who are engaged
in the act of reading. The work chosen to guide good reading practices was
Brazilian Black Heroines: in 15 Cordéis (2020), by Ceará author Jarid Arraes, a
work that inspired not only reading, but also the perspective of rescuing and
recording real narratives of women black women from the PIO -X community,
where the students are located. Thus, readers became producers of literary
texts in cordel format, in order to highlight the voices that are so close to the
school community, but that are not part of the teaching and learning process,
however they enhance the rapprochement with the local community and
provides a perspective on reading the world and reading the words of the
community's ancestral voices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40093 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-22T18:21:06Z |
|
dc.date.available |
2025-01-22 |
|
dc.date.available |
2025-01-22T18:21:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel e ancestralidade |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Ancestralidade |
pt_BR |
dc.subject |
Vozes ancestrais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel de autoria feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Heroínas negras brasileiras – Jarid Arraes |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel cearense – Jarid Arraes |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature and ancestry |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Country school |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
Ancestry |
pt_BR |
dc.subject |
Ancestral voices |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel by female authors |
pt_BR |
dc.subject |
Black Brazilian heroines – Jarid Arraes |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel from Ceará – Jarid Arraes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Simone Barros de |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ancestry and cordel literature: a reading and writing experience in the classroom at a rural school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Simone Barros de. Ancestralidade e literatura de cordel: uma
experiência leitora e escritora em sala de aula na
escola do campo. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40093 |
pt_BR |