Repositorio Dspace/Manakin

Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o recurso didático como facilitador da aprendizagem no Programa EDUCARE no Município de Sumé-PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SOUSA, I. M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5323507253809488 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.contributor.advisor1ID ESTRELA, K. A. D. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo é resultado de uma prática pedagógica realizada como de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Especialização em Educação contextualizada para a convivência com o semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus de Sumé – PB. A pesquisa teve como foco principal a investigação da avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir do uso do quebra-cabeça como recurso didático. Trata-se de uma pesquisa de campo que consistiu em acompanhar o desempenho dos estudantes diante da utilização do quebra-cabeça como facilitador da aprendizagem. Tendo como referencias e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010), Hoffmann. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa. O estudo teve como objetivo geral compreender como se materializa a avaliação da aprendizagem diante do recurso didático quebra-cabeça para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa EDUCARE, no Município de Sumé- PB. A pesquisa buscou contribuir para uma melhor compreensão das necessidades dos estudantes com TEA e para a implementação de práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas, com o uso do quebra- cabeça adaptado como ferramenta de apoio à aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o recurso didático como facilitador da aprendizagem no Programa EDUCARE no Município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-01-20
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40097
dc.date.accessioned 2025-01-23T18:48:56Z
dc.date.available 2025-01-23
dc.date.available 2025-01-23T18:48:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Transtorno do Espetro Autista - TEA pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Programa EDUCARE – Sumé-PB pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Assessment of learning pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder - ASD pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.subject EDUCARE Program - Sumé-PB pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Ismara Milena Araújo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD): the didactic resource as a facilitator of learning in the EDUCARE Program in the Municipality of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Ismara Milena Araújo de. Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o recurso didático como facilitador da aprendizagem no Programa EDUCARE no Município de Sumé-PB. 2024. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40097 pt_BR
dc.description.resumen El presente estudio es el resultado de una práctica pedagógica realizada como Trabajo de Terminación de Curso (TCC) de Especialización en Educación contextualizada para la convivencia con la región semiárida de la Universidad Federal de Campina Grande, en el Centro para el Desarrollo Sostenible del Semiárido. , Campus Sumé – PB. El foco principal de la investigación fue investigar la evaluación del aprendizaje de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) utilizando el rompecabezas como recurso didáctico. Se trata de una investigación de campo que consistió en monitorear el desempeño de los estudiantes al utilizar rompecabezas como facilitador del aprendizaje. Teniendo como referentes y lecturas fundacionales, Caldeira (2000), Carvalho (2010), Hoffmann. Para ello se realizó una investigación con un enfoque cualitativo. El objetivo general del estudio fue comprender cómo se materializa la evaluación del aprendizaje mediante el recurso didáctico rompecabezas para estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) matriculados en el Programa EDUCARE, en el Municipio de Sumé-PB. La investigación buscó contribuir a una mejor comprensión de las necesidades de los estudiantes con TEA y a la implementación de prácticas pedagógicas más efectivas e inclusivas, utilizando el rompecabezas adaptado como herramienta de apoyo al aprendizaje. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta