dc.creator.ID |
FIRMINO, R. D. M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4554056931550385 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7402127637978502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUSTOSA, Francisca Geny. |
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dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. |
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dc.description.resumo |
A inclusão educacional, implica mais do que a matrícula no sistema de ensino.
Significa propiciar condições para o desenvolvimento humano em todas as suas
potencialidades. A formação docente cumpre um papel fundamental na conquista
da inclusão escolar das pessoas com deficiência (PcD), haja vista que são os
professores e as professoras que intermediarão de forma mais direta os processos
educativos. A educação escolar, direito constitucionalmente garantido a todo
cidadão brasileiro, deve ser acessível a todas as pessoas, independentemente de
cor, idade, raça, sexo, deficiência, transtorno do desenvolvimento ou qualquer outra
característica. Esta pesquisa objetivou conhecer as concepções de Educação
Especial presentes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) dos cursos de
Pedagogia de duas universidades públicas de Campina Grande-PB. Os objetivos
específicos visaram: identificar a concepção de Educação Especial nos cursos de
Pedagogia; assinalar possíveis lacunas existentes no componente de Educação
Especial; refletir sobre os significados das concepções de Educação Especial
identificadas nos PPCs dos cursos. Os referenciais teóricos abordaram diversos
aspectos sobre formação docente e educação especial em uma perspectiva
inclusiva (MANTOAN, 2004; 2007, 2017; VITALIANO, 2015; DONATO, 2015; NOZI,
2015; MANZINI, 2010; OLIVEIRA, 2007; RIBEIRO, 2020, 2018; SILVA, 2018;
LUSTOSA, 2018, 2020; SALUSTIANO, 1999, 2007, 2021; FIGUEIREDO, 2007;
FERNANDES, 2007.) Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo,
cujas principais fontes documentos foram os referenciais legais acerca da formação
em Pedagogia e o PPC dos Cursos em foco nos estudos. Procedemos a analise
com base na técnica de análise de conteúdo (BARDIN,1979), como método de
leitura dos resultados para compreensão das informações, mediante o emprego de
quatro categorias centrais: objetivos da licenciatura, matriz curricular, concepção de
educação inclusiva e perfil do egresso em relação a Educação Especial. Os dados
evidenciam que os PPCs analisados possuem aspectos obsoletos no que se refere
ao desenvolvimento teórico e das políticas públicas de educação especial, assim
como a prevalência de terminológicas e conceitos baseados no modelo médico de
deficiência. Demostram ainda que em ambos os cursos analisados há esforços
para promover formação em educação especial em uma perspectiva inclusiva,
embora se concentrem em áreas isoladas, seja por meio de ações pontuais de
acessibilidade e logística ou mediante a oferta de Libras e ênfase no estudo da
educação de surdos em componentes curriculares de áreas de estudo optativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Formação docente para educação especial em cursos de pedagogia de universidades públicas de Campina Grande-PB: o que (não) dizem os PPCs. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-12-03 |
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dc.description.abstract |
Educational inclusion implies more than enrollment in the education system. It
means providing conditions for human development in all its potential. Teacher
training plays a fundamental role in achieving the school inclusion of people with
disabilities (PwD), given that it is the teachers who will more directly mediate the
educational processes. School education, a right constitutionally guaranteed to
every Brazilian citizen, must be accessible to all people, regardless of color, age,
race, sex, disability, developmental disorder or any other characteristic. This
research aimed to know the conceptions of Special Education present in the
Pedagogical Course Project (PPC) of Pedagogy courses at two public universities
in Campina Grande-PB. The specific objectives aimed to: identify the concept of
Special Education in Pedagogy courses; point out possible gaps in the Special
Education component; reflect on the meanings of the conceptions of Special
Education identified in the PPCs of the courses. The theoretical frameworks
addressed various aspects of teacher training and special education in an inclusive
perspective (MANTOAN, 2004; 2007, 2017; VITALIANO, 2015; DONATO, 2015;
NOZI, 2015; MANZINI, 2010; OLIVEIRA, 2007; RIBEIRO, 2020, 2018 ; SILVA,
2018; LUSTOSA, 2018, 2020; SALUSTIANO, 1999, 2007, 2021; FIGUEIREDO,
2007; FERNANDES, 2007.) This is a qualitative documentary research, whose
main document sources were the legal references about the training in Pedagogy
and the PPC of the Courses. The data were analyzed based on the content analysis
technique (BARDIN, 1979), through the use of four central categories: objectives of
the degree, curriculum matrix, conception of inclusive education and profile of the
graduate in relation to Special Education. The data show that the analyzed PPCs
have obsolete aspects regarding the theoretical development and public policies of
special education, as well as the use of terminology and concepts based on the
medical model of disability. They also show that in both analyzed courses there are
efforts to promote training in special education from an inclusive perspective,
although they are concentrated in isolated areas, either through specific actions of
accessibility and logistics or through the offer of Libras and emphasis on the study
of education. of the deaf in curricular components of optional areas of study. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40101 |
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dc.date.accessioned |
2025-01-24T12:29:49Z |
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dc.date.available |
2025-01-24 |
|
dc.date.available |
2025-01-24T12:29:49Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Especial |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Special Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FIRMINO, Rívia Diana de Melo Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher training for special education in pedagogy courses at universities public schools in Campina Grande-PB: What the PPCs (don't) say |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FIRMINO, Rívia Diana de Melo Alves. Formação docente para educação especial em cursos de pedagogia de universidades públicas de Campina Grande-PB: o que (não) dizem os PPCs. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |