DSpace/Manakin Repository

A importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária “Os três porquinhos”.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, S. M.A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Erivan.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho monográfico intitulado - A importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária "Os três porquinhos” -, exprime como objeto, explorando o clássico de conto de forma lúdica e interativo, incentivar a criatividade e a expressão artística por meio de atividade de pintura e colagem. Trabalhar o senso em grupo, desenvolver habilidades de interpretação teatral, explorando temas como perseverança, trabalho em equipe e as consequências das nossas escolhas no cotidiano. Trazemos como objetivo geral da pesquisa: Investigar a importância da contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco nas lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária "Os Três Porquinhos". E em relação aos objetivos específicos: Analisar os efeitos da contação de histórias na melhoria da compreensão leitora dos estudantes; Identificar a contribuição da leitura compartilhada para o desenvolvimento da criatividade e da expressão oral dos alunos; e Avaliar a relevância da contação de histórias como estratégia pedagógica para o ensino de valores éticos e sociais. Foi desenvolvido um projeto com os alunos do 5o ano, da escola Juvenal Ferreira de Brito, Escola do Campo localizada no município de Amparo - PB, que nos permitiu abordar a contação da história dos Três Porquinhos e suas implicações referentes às relações sociais no espaço escolar. A temática do conto literário aborda valores como o respeito, solidariedade, coletividade e a importância da organização da união. O projeto foi desenvolvido através de quatro aulas, onde em cada uma foi trabalhado a construção da temática no espaço escolar. No final, foi realizada uma apresentação de teatro sobre o conto “Os três Porquinhos", onde o objetivo foi trabalhar a conscientização das práticas de cuidado, respeito e solidariedade no espaço escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária “Os três porquinhos”. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-27
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40102
dc.date.accessioned 2025-01-24T13:24:27Z
dc.date.available 2025-01-24
dc.date.available 2025-01-24T13:24:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Os três porquinhos – história infantil pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura compartilhada pt_BR
dc.subject Ensino fundamental – literatura infantil pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Storytelling pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject The three little pigs – children's story pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Shared reading pt_BR
dc.subject Elementary school – children's literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Silvia Maria de Assunção da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of storytelling in the teaching-learning process for students in the initial years of elementary school: lessons constructed from shared reading of the literary work “The Three Little Pigs”. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Silvia Maria de Assunção da. A importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária “Os três porquinhos”. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40102 pt_BR
dc.description.resumen El trabajo monográfico titulado - La importancia de contar cuentos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los alumnos de los primeros cursos de primaria: aprendizajes a partir de la lectura compartida de la obra literaria «Los tres cerditos »-, tiene como objeto explorar el cuento clásico de forma lúdica e interactiva, fomentando la creatividad y la expresión artística a través de actividades de pintura y collage. Trabajar el sentido de grupo, desarrollar la capacidad de interpretación teatral, explorar temas como la perseverancia, el trabajo en equipo y las consecuencias de nuestras elecciones en la vida cotidiana. El objetivo general de la investigación es investigar la importancia de la narración de cuentos en el proceso de enseñanza- aprendizaje de los alumnos de los primeros cursos de primaria, centrándose en los aprendizajes obtenidos a partir de la lectura compartida de la obra literaria «Los tres cerditos». Y en relación con los objetivos específicos: Analizar los efectos de la narración de cuentos en la mejora de la comprensión lectora de los alumnos; Identificar la contribución de la lectura compartida al desarrollo de la creatividad y la expresión oral de los alumnos; y Valorar la relevancia de la narración de cuentos como estrategia pedagógica para la enseñanza de valores éticos y sociales. Se desarrolló un proyecto con alumnos de 5o grado de la escuela Juvenal Ferreira de Brito, una escuela rural ubicada en el municipio de Amparo - PB, que permitió abordar la narración del cuento de los Tres Cerditos y sus implicaciones para las relaciones sociales en el espacio escolar. El tema del cuento literario aborda valores como el respeto, la solidaridad, la colectividad y la importancia de organizar la unidad. El proyecto se desarrolló a lo largo de cuatro lecciones, en cada una de las cuales se trabajó la construcción del tema en el espacio escolar. Al final, hubo una representación teatral del cuento «Los tres cerditos», cuyo objetivo era concienciar sobre las prácticas de cuidado, respeto y solidaridad en el entorno escolar. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta