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Autosserviço na Gestão de Pessoas: percepção dos gestores de pessoas sobre o uso das tecnologias digitais n IFPB

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dc.creator.ID MONTEIRO, S. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0594411376236094 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BATISTA, Fabiano Ferreira
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, F. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6704870624223908 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Pablo Luiz
dc.contributor.referee1ID MARTINS, P. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 MOTA, Flávio Perazzo Barbosa
dc.contributor.referee2ID MOTA, F. P. B. pt_BR
dc.description.resumo O uso crescente das tecnologias digitais nas atividades de gestão de pessoas é uma realidade que se iniciou nos anos 90 e atualmente faz parte da estratégia de transformação digital e das iniciativas de Governo Digital da administração pública brasileira para prestar serviços menos burocráticos, simplificados, transparentes, eficientes e menos onerosos. Esse estudo tem como tema o uso das tecnologias digitais para o autosserviço na gestão de pessoas do setor público federal. O objetivo principal deste estudo é analisar como os gestores de pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), percebem a digitalização dos serviços de gestão de pessoas. Para atingir esse objetivo, foram utilizados três tipos de estudos: documentais, descritivos e de caso. A pesquisa documental auxiliou na definição do arcabouço normativo e legal da transformação digital no contexto estudado. A pesquisa descritiva envolveu a coleta e análise de dados qualitativos para compreender o fenômeno. Já o estudo de caso analisou o contexto em sua particularidade e complexidade. Os dados foram coletados por meio da pesquisa documental, entrevista semiestruturada e observação participante. Para análise dos dados, foi utilizado o software Atlas.ti 23, por meio da técnica análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, destacam-se melhorias que tornam o setor mais estratégico e eficiente, à medida que proporciona rapidez nas respostas, segurança nas entregas, transparência, maior produtividade, qualidade no atendimento, comunicação e difusão de informações mais rápidas, serviços simplificados e padronizados em aplicativos, comodidade no acesso a serviços por meio do autosserviço, novas formas de trabalho, redução de custos e registros cadastrais mais precisos e atualizados. Por outro lado, a pesquisa evidenciou desafios emergentes do uso das tecnologias que precisam ser gerenciados, como o desenvolvimento de uma cultura organizacional com foco na aprendizagem de habilidades digitais, treinamento, inclusão de servidores, distanciamento e intrusividade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão de pessoas pt_BR
dc.title Autosserviço na Gestão de Pessoas: percepção dos gestores de pessoas sobre o uso das tecnologias digitais n IFPB pt_BR
dc.date.issued 2024-04-08
dc.description.abstract The growing use of digital technologies in people management activities is a reality that began in the 1990s and is currently part of the digital transformation strategy and Digital Government initiatives of the Brazilian public administration to provide less bureaucratic, simplified, transparent, efficient and less costly services. This study focuses on the use of digital technologies for self-service in people management in the federal public sector. The main objective of this study is to analyze how people managers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB) perceive the digitalization of people management services. To achieve this objective, three types of studies were used: documentary, descriptive and case studies. The documentary research helped define the normative and legal framework for digital transformation in the context studied. The descriptive research involved the collection and analysis of qualitative data to understand the phenomenon. The case study analyzed the context in its particularity and complexity. The data were collected through documentary research, semi-structured interviews and participant observation. The Atlas.ti 23 software was used to analyze the data, using the content analysis technique. The results obtained highlight improvements that make the sector more strategic and efficient, as they provide faster responses, safe deliveries, transparency, greater productivity, quality of service, faster communication and dissemination of information, simplified and standardized services in applications, convenient access to services through self-service, new ways of working, cost reduction and more accurate and up-to-date registration records. On the other hand, the research highlighted emerging challenges in the use of technologies that need to be managed, such as the development of an organizational culture focused on learning digital skills, training, inclusion of employees, distancing and intrusiveness. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40109
dc.date.accessioned 2025-01-27T13:38:50Z
dc.date.available 2025-01-27
dc.date.available 2025-01-27T13:38:50Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject Transformação digital pt_BR
dc.subject Autosserviços pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject People management pt_BR
dc.subject Digital transformation pt_BR
dc.subject Self-services pt_BR
dc.subject Digital technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MONTEIRO, Silvia Alves
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Self-service in People Management: perception of people managers on the use of digital technologies at IFPB pt_BR
dc.identifier.citation MONTEIRO, Silvia Alves. Autosserviço na Gestão de Pessoas: percepção dos gestores de pessoas sobre o uso das tecnologias digitais no IFPB. 2024. 102f. : Il. Col. Dissertação ( Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40109 pt_BR


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