Repositorio Dspace/Manakin

Escola Herculano Florêncio de Barros como matriz formadora a partir de seus egressos.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID PEREIRA, B. K. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8216544740302987 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-2471-9939 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 pt_BR
dc.contributor.referee1 TEOTÔNIO , Léoric Fernandes.
dc.contributor.referee1ID TEOTÔNIO, L. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6415502823602688 pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.description.resumo A escola de modo geral é um espaço institucional que tem a intenção de promover o desenvolvimento cognitivo, cultural e social dos alunos, é um lugar de ensino, aprendizagem e troca. Quando na modalidade do campo, propõe um ensino espelhado na realidade local, validando o ambiente rural a partir dos seus valores e potencialidades, propondo assim uma formação integral dos alunos através do campo. A escola Herculano Florencio de Barros enquanto matriz formadora através das memorias compartilhadas pelos alunos por meio de entrevistas e coleta de dados, propõe uma reflexão a respeito dos impactos da vivência escolar no campo na formação profissional de seus ex-alunos, assim como discutir a representatividade do ambiente escolar do campo na sua construção social dos antigos alunos, e por fim, relatar o processo de fechamento da escola. A metodologia foi construída a partir de procedimentos de coleta de dados, análise documental e entrevistas. Diante do mapeamento do alunado da referida escola, que teve como base as fichas escolares cedidas pela antiga direção, ao fim, confirmamos a influência escolar e familiar nas escolhas profissionais da maioria dos entrevistados, assim como constatamos a forte representatividade do ambiente escolar na construção social que foi descrita pelos ex-alunos de maneira bastante afetiva, O processo de fechamento foi descrito por todos como uma saudade, que gerou impactos a toda comunidade, causou uma lacuna social. A imagem que fica é que a escola além de cumprir sua função pedagógica e social para o aluno também cumpria fatalmente um papel social vital para a localidade que com o encerramento das atividades, foi aniquilado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Escola Herculano Florêncio de Barros como matriz formadora a partir de seus egressos. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-27
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40112
dc.date.accessioned 2025-01-28T13:21:20Z
dc.date.available 2025-01-28
dc.date.available 2025-01-28T13:21:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Memória e educação pt_BR
dc.subject Escola Municipal Herculano Florêncio de Barros – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Comunidade e escola pt_BR
dc.subject Escola como lugar de memória pt_BR
dc.subject Fechamento de escola do campo – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Sítio Macambira – escola – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Memória escolar pt_BR
dc.subject Countryside school pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Memory and education pt_BR
dc.subject Herculano Florêncio de Barros Municipal School – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Community and school pt_BR
dc.subject School as a place of memory pt_BR
dc.subject Closure of countryside school – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Sítio Macambira – school – Sumé – PB pt_BR
dc.subject School memory pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Bárbara Karoliny Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Herculano Florêncio de Barros School as a training matrix for its graduates. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Bárbara Karoliny Sousa. Escola Herculano Florêncio de Barros como matriz formadora a partir de seus egressos. 2024. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40112 pt_BR
dc.description.resumen La escuela en general es un espacio institucional que tiene la intención de promover el desarrollo cognitivo, cultural y social de los alumnos, es un lugar de enseñanza, aprendizaje e intercambio. Cuando en la modalidad del campo, propone una enseñanza reflejada en la realidad local, validando el entorno rural a partir de sus valores y potencialidades, proponiendo así una formación integral de los alumnos a través del campo. La escuela Herculano Florencio de Barros como matriz instructora a través de las memorias compartidas por los alumnos mediante entrevistas y recolección de datos, propone una reflexión sobre los impactos de la vivencia escolar en el campo en la formación profesional de sus exestudiantes, así como discutir la representatividad del entorno escolar rural en su construcción social de los antiguos alumnos, y finalmente, informar sobre el proceso de cierre de la escuela. La metodología se construyó a partir de procedimientos de recolección de datos, análisis documental y entrevistas. Ante el mapeo del alumnado de dicha escuela, que tuvo como base las fichas escolares cedidas por la antigua dirección, al final, confirmamos la influencia escolar y familiar en las elecciones profesionales de la mayoría de los encuestados, así como hemos constatado la fuerte representatividad del entorno escolar en la construcción social que fue descrita por los exalumnos de manera bastante afectiva, el proceso de cierre fue descrito por todos como una saudade, que generó impactos a toda la comunidad, causó un vacío social. La imagen que queda es que la escuela además de cumplir su función pedagógica y social para el alumno, también cumplía fatalmente un papel social vital para la localidad, que con el cierre de las actividades, fue aniquilado. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta