dc.creator.ID |
OLIVEIRA, S. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9385327162802107 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ACIOLY, Angélica de Souza Galdino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ACIOLY, A. S. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2340148229327443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Itamar Ferreira da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Renato Fonseca Livramento da. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a interação de estudantes com deficiência
visual com a plataforma Moodle, focando nos pressupostos de usabilidade e
acessibilidade. A pandemia da COVID-19 impactou profundamente a educação,
acelerando mudanças e proporcionando novas experiências de aprendizagem,
levando diversos países ao confinamento e lockdown. Consequentemente, métodos
e ferramentas de ensino passaram por adaptações significativas. Nesse contexto, o
uso de ferramentas e plataformas virtuais impacta diretamente os indivíduos,
incluindo-os ou excluindo-os do processo de aprendizagem. O uso de Ambientes
Virtuais de Aprendizagem (AVA) por professores e alunos tornou-se uma
necessidade urgente. A análise dessas ferramentas e da interação com seus usuários
é crucial para melhorar a eficiência, eficácia e satisfação dos mesmos. Esta pesquisa
adotou uma abordagem mista com objetivos exploratórios, seguindo uma
investigação sistemática fundamentada em um estudo de caso. Utilizou-se uma
estratégia multimétodos baseada em Lima (2012), que aborda a avaliação de
acessibilidade e apresenta uma coletânea de requisitos e recomendações de design
de interfaces para atender às necessidades dos usuários com deficiência visual em
ambientes virtuais de aprendizagem. Os procedimentos metodológicos incluíram
análise experimental da interação de estudantes com deficiência visual com o
Moodle, pesquisa bibliográfica, uso de questionários e levantamento de dados
complementares através de fontes secundárias. Os resultados mostram que a
maioria dos participantes da pesquisa possui um baixo nível de conhecimento em
informática, enfatizando a necessidade de uma interface intuitiva e suporte técnico
contínuo. Todos os participantes eram cegos, sendo que a maioria tinha deficiência
visual adquirida. A pesquisa identificou que tarefas complexas na plataforma, como a
participação em fóruns, apresentam desafios significativos para os usuários com
deficiência visual, destacando a importância de recursos de acessibilidade, como
compatibilidade com leitores de tela e interfaces adaptativas. A análise crítica dos
dados revelou que a falta de rótulos nos inputs das interfaces pode dificultar a
navegação para esses usuários. Este estudo contribui para o desenvolvimento de
soluções mais inclusivas e eficazes, proporcionando uma melhor experiência de
aprendizagem para todos os usuários. Conclui-se que, embora o Moodle seja uma
ferramenta amplamente utilizada, há uma necessidade de melhorias específicas para
torná-lo mais acessível e intuitivo, garantindo uma inclusão efetiva de estudantes
com deficiência visual. Como resultado desta pesquisa, foram obtidas
recomendações de design para aprimorar a usabilidade e a acessibilidade da
plataforma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design. |
pt_BR |
dc.title |
A interação de estudantes com deficiência visual com a plataforma moodle: uma análise a partir de pressupostos da usabilidade e da acessibilidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-31 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the interaction of visually impaired students with the
Moodle platform, focusing on usability and accessibility assumptions. The COVID-19
pandemic profoundly impacted education, accelerating changes and providing new
learning experiences, leading various countries to confinement and lockdown.
Consequently, teaching methods and tools underwent significant adaptations. In this
context, the use of virtual tools and platforms directly impacts individuals, including or
excluding them from the learning process. The use of Virtual Learning Environments
(VLE) by teachers and students has become an urgent necessity. Analyzing these tools
and their interaction with users is crucial to improving their efficiency, effectiveness,
and satisfaction.This research adopted a mixed approach with exploratory objectives,
following a systematic investigation based on a case study. A multi-method strategy
based on Lima (2012) was used, which addresses accessibility assessment and presents
a collection of requirements and design recommendations to meet the needs of visually
impaired users in virtual learning environments. The methodological procedures
included experimental analysis of the interaction of visually impaired students with
Moodle, bibliographic research, the use of questionnaires, and the collection of
complementary data through secondary sources. The results show that most research
participants have a low level of computer literacy, emphasizing the need for an intuitive
interface and continuous technical support. All participants were blind, with most
having acquired visual impairment. The research identified that complex tasks on the
platform, such as participating in forums, present significant challenges for visually
impaired users, highlighting the importance of accessibility features, such as screen
reader compatibility and adaptive interfaces. Critical analysis of the data revealed that
the lack of labels on interface inputs can hinder navigation for these users. This study
contributes to the development of more inclusive and effective solutions, providing a
better learning experience for all users. It concludes that, although Moodle is a widely
used tool, there is a need for specific improvements to make it more accessible and
intuitive, ensuring the effective inclusion of visually impaired students. As a result of this
research, design recommendations were obtained to improve the usability and
accessibility of the platform. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40124 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-28T15:17:23Z |
|
dc.date.available |
2025-01-28 |
|
dc.date.available |
2025-01-28T15:17:23Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes virtuais de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Usabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Visually impaired |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual learning environments |
pt_BR |
dc.subject |
Usability |
pt_BR |
dc.subject |
Accessibility |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Silvio Bernardino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The interaction of visually impaired students with the Moodle platform: an analysis based on usability and accessibility assumptions. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Silvio Bernardino de. A interação de estudantes com deficiência visual com a plataforma moodle: uma análise a partir de pressupostos da usabilidade e da acessibilidade. 2024. 271 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |