dc.creator.ID |
SILVA, P. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Aldinete Silvino de |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Dr. Leandro de Sousa |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
GOMES, Almir Anacleto de Araújo |
|
dc.contributor.referee3ID |
https://orcid.org/0000-0002-2471-9939 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pesquisa trata sobre a importância da contextualização para a convivência com o Semiárido
em uma escola do campo. Para compreender a temática buscamos respostas às seguintes
questões centrais: como ocorre a contextualização de práticas para a convivência com o
Semiárido? Qual a importância de práticas contextualizadas, na percepção de estudantes do 5o
Ano do Ensino Fundamental, participantes de trabalhos com o projeto sobre a caatinga? A
investigação teve por objetivo geral compreender como ocorre a contextualização dos
conteúdos na perspectiva da convivência do Semiárido e qual sua importância, com vistas a
promover o envolvimento dos estudantes com a temática, seguido dos objetivos específicos: (I)
identificar experiências com práticas contextualizadas; (II) analisar a importância, na percepção
dos estudantes, de práticas contextualizadas a partir projeto caatinga. O estudo foi realizado
com a participação de estudantes do 5o Ano do Ensino Fundamental e da professora da turma
que atua em uma escola do campo do município de Monteiro-PB, território do Semiárido, Cariri
paraibano. Os dados foram produzidos a partir do registro sobre a experiência ao longo do
projeto temático. Os resultados apontam que os estudantes têm interesse em conhecer as
políticas de incentivo a convivência com o Semiárido, bem como reconhecem e valorizam as
belezas exuberantes do território. O estudo abre possibilidades para práticas contextualizadas
sobre o bioma caatinga e destaca a importância de intensificar o debate sobre a convivência
com o Semiárido nas escolas do campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Riqueza do meu sertão em práticas contextualizadas: experiência com Educação para Convivência com o Semiárido em uma escola do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-27 |
|
dc.description.abstract |
The research deals with the importance of contextualization for living with the Semiarid region
in a rural school. To understand the theme, we seek answers to the following central questions:
how does the contextualization of practices for coexistence with the Semiarid occur? How
important are contextualized practices, in the perception of students in the 5th year of
Elementary School, participating in work with the caatinga project? The general objective of
the investigation was to understand how the contextualization of content occurs from the
perspective of coexistence in the Semiarid region and its importance, with a view to promoting student involvement with the topic, followed by the specific objectives: (I) identify experiences with contextualized practices; (II) analyze the importance, in the students' perception, of practices contextualized from the caatinga project. The study was carried out with the participation of students in the 5th year of Elementary School and the class teacher who works
at a rural school in the municipality of Monteiro-PB, Semiarid territory, Cariri, Paraíba. The
data was produced from recording the experience throughout the thematic project. The results
indicate that students are interested in learning about policies to encourage coexistence with the
Semiarid region, as well as recognizing and valuing the exuberant beauty of the territory. The
study opens up possibilities for contextualized practices on the caatinga biome and highlights
the importance of intensifying the debate on coexistence with the Semi-Arid region in rural
schools. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40125 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-28T19:04:21Z |
|
dc.date.available |
2025-01-28 |
|
dc.date.available |
2025-01-28T19:04:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educacionais contextualizadas - semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Caatinga – Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Coexistence with the semi-arid region |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside school |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized educational practices - semi-arid region |
pt_BR |
dc.subject |
Caatinga – Contextualized education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Patrícia Aparecida da |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
wealth of my backlands in contextualized practices: experience with Education for Coexistence with the Semiarid Region in a rural school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Patrícia Aparecida da. A riqueza do meu sertão em práticas contextualizadas: experiência com Educação para Convivência com o Semiárido em uma escola do campo. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40125 |
pt_BR |