DSpace/Manakin Repository

Riqueza do meu sertão em práticas contextualizadas: experiência com Educação para Convivência com o Semiárido em uma escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, P. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Aldinete Silvino de
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Dr. Leandro de Sousa
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee3 GOMES, Almir Anacleto de Araújo
dc.contributor.referee3ID https://orcid.org/0000-0002-2471-9939 pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa trata sobre a importância da contextualização para a convivência com o Semiárido em uma escola do campo. Para compreender a temática buscamos respostas às seguintes questões centrais: como ocorre a contextualização de práticas para a convivência com o Semiárido? Qual a importância de práticas contextualizadas, na percepção de estudantes do 5o Ano do Ensino Fundamental, participantes de trabalhos com o projeto sobre a caatinga? A investigação teve por objetivo geral compreender como ocorre a contextualização dos conteúdos na perspectiva da convivência do Semiárido e qual sua importância, com vistas a promover o envolvimento dos estudantes com a temática, seguido dos objetivos específicos: (I) identificar experiências com práticas contextualizadas; (II) analisar a importância, na percepção dos estudantes, de práticas contextualizadas a partir projeto caatinga. O estudo foi realizado com a participação de estudantes do 5o Ano do Ensino Fundamental e da professora da turma que atua em uma escola do campo do município de Monteiro-PB, território do Semiárido, Cariri paraibano. Os dados foram produzidos a partir do registro sobre a experiência ao longo do projeto temático. Os resultados apontam que os estudantes têm interesse em conhecer as políticas de incentivo a convivência com o Semiárido, bem como reconhecem e valorizam as belezas exuberantes do território. O estudo abre possibilidades para práticas contextualizadas sobre o bioma caatinga e destaca a importância de intensificar o debate sobre a convivência com o Semiárido nas escolas do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Riqueza do meu sertão em práticas contextualizadas: experiência com Educação para Convivência com o Semiárido em uma escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-27
dc.description.abstract The research deals with the importance of contextualization for living with the Semiarid region in a rural school. To understand the theme, we seek answers to the following central questions: how does the contextualization of practices for coexistence with the Semiarid occur? How important are contextualized practices, in the perception of students in the 5th year of Elementary School, participating in work with the caatinga project? The general objective of the investigation was to understand how the contextualization of content occurs from the perspective of coexistence in the Semiarid region and its importance, with a view to promoting student involvement with the topic, followed by the specific objectives: (I) identify experiences with contextualized practices; (II) analyze the importance, in the students' perception, of practices contextualized from the caatinga project. The study was carried out with the participation of students in the 5th year of Elementary School and the class teacher who works at a rural school in the municipality of Monteiro-PB, Semiarid territory, Cariri, Paraíba. The data was produced from recording the experience throughout the thematic project. The results indicate that students are interested in learning about policies to encourage coexistence with the Semiarid region, as well as recognizing and valuing the exuberant beauty of the territory. The study opens up possibilities for contextualized practices on the caatinga biome and highlights the importance of intensifying the debate on coexistence with the Semi-Arid region in rural schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40125
dc.date.accessioned 2025-01-28T19:04:21Z
dc.date.available 2025-01-28
dc.date.available 2025-01-28T19:04:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Práticas educacionais contextualizadas - semiárido pt_BR
dc.subject Caatinga – Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Coexistence with the semi-arid region pt_BR
dc.subject Countryside school pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Contextualized educational practices - semi-arid region pt_BR
dc.subject Caatinga – Contextualized education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Patrícia Aparecida da
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative wealth of my backlands in contextualized practices: experience with Education for Coexistence with the Semiarid Region in a rural school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Patrícia Aparecida da. A riqueza do meu sertão em práticas contextualizadas: experiência com Educação para Convivência com o Semiárido em uma escola do campo. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40125 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta