Repositorio Dspace/Manakin

Escola do campo em poesia: a produção do cordel para o fortalecimento das tradições culturais do município de Sumé-PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ESTENDIO, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4980190329422319 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Leandro de Sousa
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.description.resumo O nosso trabalho se desenvolveu no âmbito do Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do Centro Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A pesquisa apresenta os resultados do estudo intitulado “Escola do campo em poesia: a produção do cordel para o fortalecimento das tradições culturais do município de Sumé-PB”, que teve como objetivo geral construir o cordel como recurso didático potencializador do processo de ensino- aprendizagem no ensino das Ciências Humanas e Sociais por meio da mediação realizada na Escola do Campo “José Bonifácio Barbosa de Andrade”, localizada no Município de Sumé-PB. Nessa pesquisa, tomamos como base proposições conceituais e metodológicas da pesquisa qualitativa, com ênfase para a Pesquisa-Ação. Para a realização do nosso trabalho destacamos algumas referências bibliográficas a seguir: Barbosa (2018); Barros (2010); Penteado (2008); Carvalho e Oliveira (2019); Mota, Nogueira, Farias e Oliveira (2019); Soares (2007); Nogueira (2009); Ferreira (2015); Santos (2006); Laraia (2009); Cruz (2007); Moreira (2018); Neves e Barros (2018); Ghedin e Franco (2011) e Piletti (2006). Os dados coletados mediante a realização das ações do trabalho foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que foi caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. Além disso, apresentamos as etapas da aplicação do estudo mediante oficinas, as quais são ilustradas através de fotos, demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos da pesquisa. Verificamos que a pesquisa realizada foi relevante para potencializar a aprendizagem dos alunos em relação ao ensino das Ciências Humanas e Sociais, pois estes participantes adquiriram, por meio da produção do cordel em sala de aula, uma melhor compreensão sobre os temas “Identidade e Cultura”, passando a expressarem através da construção de versos e estrofes, conhecimentos imprescindíveis e significativos sobre as tradições e representações culturais do próprio contexto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Escola do campo em poesia: a produção do cordel para o fortalecimento das tradições culturais do município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-19
dc.description.abstract Our work was carried out as part of the Specialization Course in Contextualized Education for Coexistence with the Semi-Arid at the Centre for Sustainable Development in the Semi-Arid (CDSA) of the Federal University of Campina Grande (UFCG). The research presents the results of the study entitled “Country School in Poetry: The Production of Cordel to Strengthen Cultural Traditions in the Municipality of Sumé-PB”, the general objective of which was to construct cordel as a didactic resource to enhance the teaching-learning process in the teaching of Human and Social Sciences through mediation carried out at the “José Bonifácio Barbosa de Andrade” Country School, located in the municipality of Sumé-PB. This research was based on conceptual and methodological propositions of qualitative research, with an emphasis on Action Research. In order to carry out our work, we highlight the following bibliographical references: Barbosa (2018); Barros (2010); Penteado (2008); Carvalho and Oliveira (2019); Mota, Nogueira, Farias and Oliveira (2019); Soares (2007); Nogueira (2009); Ferreira (2015); Santos (2006); Laraia (2009); Cruz (2007); Moreira (2018); Neves and Barros (2018); Ghedin and Franco (2011) and Piletti (2006). The data collected through the work was analyzed in a descriptive and interpretive way, since it was characterized by the observation and correlation of facts, seeking to describe the characteristics or relationships existing in the actions carried out in the classroom through Action Research. In addition, we present the stages of the application of the study through workshops, which are illustrated with photos, showing the stages of the pedagogical intervention at various times during the research. We found that the research carried out was relevant to enhancing students' learning in relation to the teaching of the Humanities and Social Sciences, as these participants acquired, through the production of the cordel in the classroom, a better understanding of the themes of “Identity and Culture”, starting to express, through the construction of verses and stanzas, essential and significant knowledge about the traditions and cultural representations of their own context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40128
dc.date.accessioned 2025-01-29T14:24:20Z
dc.date.available 2025-01-29
dc.date.available 2025-01-29T14:24:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de ciências humanas pt_BR
dc.subject Recurso didático - cordel pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Cultura e identidade – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Escola do Campo pt_BR
dc.subject Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade - Pio X - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Teaching human sciences pt_BR
dc.subject Teaching resource - string pt_BR
dc.subject Cordel literature pt_BR
dc.subject Culture and identity – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Escola do Campo pt_BR
dc.subject School Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTENDIO , Ednilton Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Country school in poetry: the production of cordel for strengthening the municipality’s cultural traditions from Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ESTENDIO, Ednilton Silva. Escola do campo em poesia: a produção do cordel para o fortalecimento das tradições culturais do município de Sumé-PB. 2024. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40128 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta