Repositorio Dspace/Manakin

Explorando o solo – estratégias interativas para as aulas de ciências no ensino fundamental anos finais.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SANTOS, R. S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Diogo Cabral de.
dc.contributor.referee1ID SOUSA, D. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7606053239079122 pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Rayane Feitosa de.
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, R. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4729263406540228 pt_BR
dc.contributor.referee3 BATISTA, Regiane Farias.
dc.contributor.referee3ID https://orcid.org/0000-0002-3728-4006 pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8373946111492732 pt_BR
dc.description.resumo Apesar da importância do solo para a vida no planeta Terra como um todo, diversas pesquisas consideram que a divulgação do conhecimento sobre o solo ainda é muito limitado, indicando que a abordagem do solo no Ensino Básico carece de um enfoque mais consistente e atrativo, de maneira a sensibilizar as pessoas desde cedo para o verdadeiro valor desse recurso natural para a vida de todas as criaturas. Frequentemente, os estudantes relatam que as aulas sobre solos são monótonas e desinteressantes, o que demanda uma didática mais envolvente, capaz de incentivar a participação ativa e que gere a conscientização e a responsabilidade com o cuidado ambiental voltado para o solo. Diante desse contexto, nesta pesquisa, propomos uma abordagem pedagógica inovadora voltada para o ensino do solo, com foco em estratégias interativas e contextualizadas que tornem o aprendizado mais interessante e relevante para os alunos, para despertar a consciência ambiental-pedológica entre os estudantes. Assim, a pesquisa teve como objetivo apresentar a importância do solo para alunos do Ensino Fundamental II Anos Finais de uma escola pública no município de Prata-PB, utilizando oficinas e estratégias pedagógicas lúdicas e participativas, nas aulas de Ciências. A pesquisa, de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa, foi conduzida em parceria com o Programa de Educação em Solos nas Escolas (EDUCASOLOS) e envolveu atividades práticas, como a Trilha Pedológica, a visita ao Viveiro de Mudas e uma Oficina de Geotinta. Essas iniciativas permitiram integrar teoria e prática, promovendo um aprendizado mais significativo, contextualizado e motivador. Como resultado, observou-se que o uso de metodologias alternativas no processo de ensino- aprendizagem, despertou um maior interesse e colaboração entre os envolvidos como uma prática de ensino contextualizada para o aprimoramento do conhecimento do solo, oportunizando situações de aprendizagens envolventes, gerando espaços de diálogos, troca de experiências e a construção de conhecimento que aponta para a responsabilidade e a transformação. Espera-se contribuir com os professores, oferecendo novas estratégias pedagógicas que possam superar os desafios enfrentados em sala de aula e promover um ensino mais dinâmico e eficaz, ampliando horizontes da educação em solos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Explorando o solo – estratégias interativas para as aulas de ciências no ensino fundamental anos finais. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-27
dc.description.abstract Despite the importance of soil for life on Earth as a whole, various studies consider that the dissemination of knowledge about soil is still very limited, indicating that the approach to soil in primary education lacks a more consistent and attractive approach, in order to sensitise people from an early age to the true value of this natural resource for the life of all creatures. Students often report that classes about soils are monotonous and uninteresting, which demands more engaging teaching methods that encourage active participation and generate awareness and responsibility for environmental care of the soil. Given this context, in this research, we propose an innovative pedagogical approach focused on teaching about soil, focusing on interactive and contextualized strategies that make learning more interesting and relevant for students to raise environmental and pedological awareness among students. Thus, the research aimed to present the importance of soil to elementary school students from a public school in the city of Prata-PB, using workshops and playful and participatory pedagogical strategies, in Science classes. The exploratory-descriptive research with a qualitative approach was conducted in partnership with the Soil Education Program in Schools (EDUCASOLOS) and involved practical activities, such as the Pedological Trail, a visit to the Seedling Nursery and a Geotint Workshop. These initiatives allowed the integration of theory and practice, promoting more meaningful, contextualized and motivating learning. As a result, it was observed that the use of alternative methodologies in the teaching-learning process for the improvement of soil knowledge, providing engaging learning situations, generating spaces for dialogue, exchange of experiences and the construction of knowledge that points to responsibility and transformation. We hope to contribute to teachers by offering new pedagogical strategies that can overcome the challenges faced in the classroom and promote more dynamic and effective teaching, broadening the horizons of soil education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40134
dc.date.accessioned 2025-01-29T20:58:44Z
dc.date.available 2025-01-29
dc.date.available 2025-01-29T20:58:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Ensino de solos pt_BR
dc.subject Aula de ciências – ensino fundamental pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Solos nos livros didáticos pt_BR
dc.subject Programa de Educação em Solos nas Escolas – EDUCASOLOS pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.subject Soil teaching pt_BR
dc.subject Science class – elementary school pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Soils in textbooks pt_BR
dc.subject Soil Education Program in Schools – EDUCASOLOS pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Raimunda Shirley Mendes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Exploring the soil – interactive strategies for science classes in the final years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Raimunda Shirley Mendes dos. Explorando o solo – estratégias interativas para as aulas de ciências no ensino fundamental anos finais. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40134 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta