Dépôt DSpace/Manakin

Contribuições de pesquisa e debates contemporâneos em educação: políticas, práticas e diversidade.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O presente e-book é fruto de um trabalho colaborativo entre a Linha 1 - História, Política e Gestão Educacionais, e a Linha 2 - Práticas Educativas e Diversidade, que integram o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Trata-se de uma produção que reúne estudos e pesquisas de estudantes egressos do PPGEd/UFCG em coautoria com seus respectivos orientadores e que, em alguns casos, contam com a colaboração de professores-pesquisadores de outras instituições do país. O livro reúne, ao todo, 18 textos assinados por 33 autores diferentes, trazendo debates contemporâneos de enorme interesse para pensarmos os desafios da educação na atualidade. Os capítulos estão organizados de acordo com a proximidade das temáticas e de seus objetos de estudo: a primeira parte, intitulada debates contemporâneos sobre direito à educação, traz produções acerca da luta pelo direito à educação do campo, do financiamento da educação infantil, das políticas federais emitidas no período da pandemia de Covid-19 e das políticas sociais brasileiras no contexto neoliberal. A segunda parte, debates contemporâneos sobre formação de professores/as e carreira, traz textos que tratam do programa Residência Pedagógica, das concepções de formação de professores e das raízes europeias da educação física, bem como da política de remuneração variável vigente no estado da Paraíba. A parte III trata de debates contemporâneos sobre políticas de avaliação e empresariamento da educação com quatro capítulos que abordam o Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem de Campina Grande (PB) e seus impactos na gestão e no trabalho docente, sobre a as políticas educacionais e a gestão por resultados na cidade do Crato/Ceará e sobre a reconfiguração dos limites entre as políticas públicas educacionais e o setor empresarial. Finalmente, a parte IV aborda debates contemporâneos sobre práticas educativas e diversidade, com textos que tratam desde o processo de inclusão de crianças com deficiência e dos registros históricos sobre a educação de surdos em Campina Grande, até as práticas antirracistas, o gênero debate na educação básica e a formação de mediadores de leitura. Organizado por professoras/autoras representantes de ambas as Linhas do PPGEd/UFCG, este livro visa compartilhar com toda a sociedade o conhecimento produzido através das pesquisas desenvolvidas pelo coletivo discente e docente do PPGEd/UFCG, mostrando a importância da inserção regional e nacional Programa, contribuindo para a sua consolidação e fortalecimento, bem como para a função social da universidade pública. Esperamos que este e-book desperte reflexões aprofundadas sobre os desafios da educação brasileira e convidamos todos/as aqueles/as que se propõem a defender a educação na perspectiva do direito e da justiça social a estabelecerem um diálogo crítico acerca dos assuntos abordados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Contribuições de pesquisa e debates contemporâneos em educação: políticas, práticas e diversidade. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40135
dc.date.accessioned 2025-01-30T10:13:02Z
dc.date.available 2025-01-30
dc.date.available 2025-01-30T10:13:02Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Diversidade e educação pt_BR
dc.subject Pesquisa em educação pt_BR
dc.subject Direito à educação pt_BR
dc.subject Juventude camponesa assentada e educação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Empresariamento da educação - políticas pt_BR
dc.subject Políticas de avaliação - educação pt_BR
dc.subject Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem - Campina Grande- PB pt_BR
dc.subject Educational policy pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Diversity and education pt_BR
dc.subject Education research pt_BR
dc.subject Right to education pt_BR
dc.subject Settled peasant youth and education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Education entrepreneurship - policies pt_BR
dc.subject Assessment policies - education pt_BR
dc.subject Municipal Learning Assessment System - Campina Grande- PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luciana Leandro da
dc.creator VASCONCELOS, Dalila Castelliano de
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Research contributions and contemporary debates in education: policies, practices and diversity. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Luciana Leandro da; VASCONCELOS, Dalila Castelliano de (organizadoras). Contribuições de pesquisa e debates contemporâneos em educação: políticas, práticas e diversidade. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-306-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40135 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte