dc.creator.ID |
ALMEIDA, R. C. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9560938070954131 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, José Otávio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, J. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA JÚNIOR, José Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
RIBEIRO, Hilmária Xavier. |
|
dc.description.resumo |
A música, para além de algo estético e sonoramente agradável, pode dizer muito
mais do que os ouvidos podem escutar. A presente dissertação, apoiada nas teias
da História Cultural, tem por objetivo apresentar uma proposta de análise em torno
da influência das manifestações culturais na cidade de Monteiro - PB, onde a cultura
musical é entendida como um objeto que proporcionou visibilidade e gerou
transformações sociais, econômicas e culturais no município, modificando a
dinâmica do lugar, especialmente nos últimos 30 anos, e sendo valorizada através
de ações administrativas (por assim dizer) para preservação cultural. Assim, analisar
a cultura do lugar se faz necessário para pensar o desenvolvimento da cidade a
partir dela, os agentes envolvidos, os processos produzidos, as formas pelas quais a
sociedade vivencia e consome cultura e, especialmente, se a população nativa se
sente inserida nesse espaço, uma vez que são esses personagens que contribuirão
para desencadear uma História que vai buscar encontrar os acordes históricos que
evidenciam essa força cultural. Para a realização dessa análise, contamos, com os
estudos de Demo (1985 e 1998); Chartier (1988); Hall (2006); Napolitano (2002);
Pesavento (2012), entre outros autores como apoio teórico para entender os
conceitos e mecanismos no que se refere ao trato dos objetos pesquisados. Nesse
segmento, o estudo será amparado metodologicamente pela pesquisa qualitativa,
suporte necessário a esse tipo de pesquisa, que legitima os procedimentos que
serão desenvolvidos e que possibilitam a identificação do objeto pesquisado, neste
caso, como a História Cultural e a História Oral 3 através de entrevistas
semiestruturadas com participantes monteirenses envolvidos com a música e a
cultura no referido município 3 podem ser um campo de possibilidades no auxílio ao
estudo das práticas e representações que circulam na e pela sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Inventando uma “Cidade Forró”: a construção da cultura musical de Monteiro-PB, desbravando os acordes da história monteirense (1990-2024). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-20 |
|
dc.description.abstract |
Music, besides being aesthetic and sonically pleasing, can say much more than what
the ear can hear. This dissertation, based on the studies of Cultural History, aims to
present a proposal for an analysis of the influence of cultural manifestations in the
city of Monteiro - PB, where musical culture is understood as an object that has
provided visibility and social progresses, economic and cultural transformations in the
municipality, it also has changed the dynamics of the place, especially in the last 30
years, valuing through administrative actions for cultural preservation. Thus,
analyzing the culture of the place, it8s necessary to think about the development of
the city based on it, the agents involved, the processes produced, the ways in which
society experiences and consumes culture and, especially, whether the native
population feels inserted in this space, since it is these characters who will contribute
to unleashing a History that will seek to find the historical chords that highlight this
cultural force. To carry out this analysis, we relied on the studies of Demo (1985 and
1998); Chartier (1988); Hall (2006); Napolitano (2002); Pesavento (2012), among
other authors as theoretical support to understand the concepts and mechanisms
regarding the treatment of the objects researched. In this segment, the study will be
methodologically supported by qualitative research, a necessary support for this type
of research, which legitimizes the procedures that will be developed and which make
it possible to identify the object being researched, in this case, how Cultural History
and Oral History - through semi-structured interviews with participants from Monteiro
involved in music and culture in the city 3 these instruments can be fields of
possibilities in helping the studies of practices and representations that circulate in
and through society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40138 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-30T12:53:29Z |
|
dc.date.available |
2025-01-30 |
|
dc.date.available |
2025-01-30T12:53:29Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura musical - Monteiro-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Representação – Identidades e memória |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural history |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.subject |
Musical culture – Monteiro-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Representation – identities and memory |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Roberto Carlos de Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inventing a “Forró City”: the construction of the musical culture of Monteiro-PB, exploring the chords of Monteirense history (1990-2024). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Roberto Carlos de Freitas. Inventando uma `”Cidade Forró”: a construção da cultura musical de Monteiro-PB, desbravando os acordes da história monteirense (1990-2024). 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |