dc.creator.ID |
ANDRADE, A. M. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4179560522583407 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, José Cezario de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, J. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0014810904673841 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Aline Carla de. |
|
dc.contributor.referee2 |
WANDERLEY, José Alberto Calado. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho discorre sobre a Educação do Campo (EC) e suas diretrizes, estabelecendo
relação com o ensino de Língua Inglesa (LI) para a educação básica, analisando a presença
das políticas públicas educacionais para o ensino de LI e para a EC no livro didático de LI.
De cunho documental exploratório, a pesquisa recorre aos documentos oficiais para o ensino
de língua inglesa: Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Estrangeira -
PCN-LE e essencialmente à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em diálogo com os
marcos normativos regulamentares da Educação do Campo, e os autores Caldart (2009),
Simões e Torres (2011), e Meurer (2021), que preveem um ensino que atenda às
especificidades do aluno do campo. Para tanto, analisamos a coleção didática Peacemakers
(AMOS & CONDI, 2018) para o segundo ciclo do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano),
escolhido pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2019, considerando os
pressupostos da BNCC para o ensino Intercultural, e os autores Rajagopalan (2003), Fleuri
(2001) e Corbett (2003). Os resultados apontam a presença dos dispositivos da BNCC
discutidos no curso do trabalho, nos livros analisados, contudo necessitando de
aprofundamento, para que os alunos desenvolvam sua capacidade reflexiva acerca dos temas
levantados. As contribuições deste trabalho abrem margem para novas pesquisas na área, que
venham a fornecer direcionamentos para a formulação e utilização do livro didático, guiando
as práticas de ensino-aprendizagem de LI nos variados contextos territoriais brasileiros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Educação do campo e a influência da língua inglesa: intersecções e análises das referências didáticas à luz das políticas públicas educacionais brasileiras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-12-13 |
|
dc.description.abstract |
This work discusses Rural Education (EC) and its guidelines, establishing a relationship with
the teaching of English Language (LI) for basic education, analyzing the presence of public
educational policies for the teaching of LI and for EC in the textbook of LI. With an
exploratory documentary nature, the research resorts to official documents for the teaching of
English: National Curricular Parameters for Foreign Language Teaching - PCN-LE and
essentially to the National Common Curricular Base - BNCC, in dialogue with the regulatory
frameworks of Education do Campo, and the authors Caldart (2009), Simões and Torres
(2011), and Meurer (2021), who predict a teaching that meets the specifics of the rural
student. To this end, we analyzed the Peacemakers didactic collection (AMOS & CONDI,
2018) for the second cycle of Elementary School (from 6th to 9th grade), chosen by the
National Book and Teaching Material Program of 2019, considering the assumptions of the
BNCC for Intercultural Teaching, and authors as Rajagopalan (2003), Fleuri (2001) and
Corbett (2003). The results point to the presence of the BNCC devices discussed in the course
of this work, in the analyzed books, however, they need to be deepened, so that the students
develop their reflective capacity on the topics raised. The contributions of this work open the
way for new research in the area, which may provide directions for the formulation and use
of the textbook, guiding the teaching-learning practices of IL in the various Brazilian
territorial contexts. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40140 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-30T18:22:05Z |
|
dc.date.available |
2025-01-30 |
|
dc.date.available |
2025-01-30T18:22:05Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa - ensino - educação básica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Ana Maria Lourenço de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural education and the influence of the English language: intersections and analyses of didactic references in light of Brazilian public education policies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Ana Maria Lourenço de. Educação do campo e a influência da língua inglesa: intersecções e análises das referências didáticas à luz das políticas públicas educacionais brasileiras. 2022. 66 f. Artigo (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |