Repositorio Dspace/Manakin

A questão agrária no Município de Sumé – PB: o “Quebra Cabeça do Território” como possibilidade de recurso didático para a prática docente na EJA do ensino fundamental.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID QUEIROZ, C. A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0656679711398176 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE NETO, F. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva.
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, T. C. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9816430687565695 pt_BR
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.
dc.contributor.referee2ID BARBOSA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender as potencialidades do uso do “quebra-cabeça do território” de Sumé como recurso didático na prática docente da EJA do Ensino Fundamental (8° e 9° anos) para o debate sobre a questão agrária no citado município, tema relacionado à realidade dos educandos. Especificamente, este estudo buscou: estudar a questão agrária no município de Sumé; elaborar e experimentar o “quebra-cabeça do território” como recurso didático na prática docente na EJA do Ensino Fundamental; e compreender quais foram os significados políticos e pedagógicos da utilização desse “quebra-cabeça do território” na citada turma da EJA do Ensino Fundamental. Como referencial teórico-metodológico, utilizamos o materialismo histórico-dialético de Marx e Engels que explica a história das sociedades humanas através de fatos históricos, essencialmente, os fatos econômicos, uma vez que “a estrutura econômica da sociedade é a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e a qual correspondem determinados formas de consciência social” (MARX, 1983, p. 24). Para investigarmos o nosso objeto, fizemos uso de uma pesquisa bibliográfica na produção historiográfica, de fontes oficiais dispostas nos arquivos do poder público (sesmarias, inventários, Censos Agropecuários, mapas e dados da distribuição da terra nos municípios de Sumé-PB dispostos no Sistema Nacional de Cadastro Rural). Os estudos realizados permitiram compreendermos a importância dos recursos didáticos no contexto de ensino e aprendizagem dos alunos, pois eles aproximam os educandos da temática despertando seu interesse pela disciplina e pelo aprendizado, por meio da mediação desses recursos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A questão agrária no Município de Sumé – PB: o “Quebra Cabeça do Território” como possibilidade de recurso didático para a prática docente na EJA do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-06
dc.description.abstract The general objective of this research was to understand the potential of using Sumé's “territorial puzzle” as a teaching resource in the teaching practice of EJA in Elementary School (8th and 9th grades) for the debate on the agrarian issue in the aforementioned municipality, a topic related to the reality of students. Specifically, this study sought to: study the agrarian issue in the municipality of Sumé; develop and experiment with the “territorial puzzle” as a teaching resource in the teaching practice of EJA in Elementary School; and understand what were the political and pedagogical meanings of using this “territorial puzzle” in the aforementioned EJA class in Elementary School. As a theoretical-methodological framework, we used Marx and Engels' historical-dialectical materialism, which explains the history of human societies through historical facts, essentially economic facts, since "the economic structure of society is the concrete basis on which a legal and political superstructure is built and to which certain forms of social consciousness correspond" (MARX, 1983, p. 24). To investigate our object, we used bibliographic research in the historiographical production, from official sources available in the archives of the public power (sesmarias, inventories, Agricultural Censuses, maps and data on the distribution of land in the municipalities of Sumé-PB available in the National Rural Registry System). The studies carried out allowed us to understand the importance of didactic resources in the context of teaching and learning of students, since they bring students closer to the theme, awakening their interest in the subject and in learning, through the mediation of these resources. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40141
dc.date.accessioned 2025-01-30T19:26:23Z
dc.date.available 2025-01-30
dc.date.available 2025-01-30T19:26:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Questão agrária. 2. Sumé – PB – questão agrária pt_BR
dc.subject Quebra cabeça – recurso didático pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Materialismo histórico e dialético pt_BR
dc.subject Sumé – PB – configuração territorial pt_BR
dc.subject Agrarian question pt_BR
dc.subject Sumé – PB – agrarian question pt_BR
dc.subject Puzzle – teaching resource pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - EJA pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Teaching resource pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject Historical and dialectical materialism pt_BR
dc.subject Sumé – PB – territorial configuration pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Carla Aliny Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The agrarian issue in the Municipality of Sumé – PB: the “Territorial Puzzle” as a possible didactic resource for teaching practice in EJA in elementary education. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Carla Aliny Pereira. A questão agrária no Município de Sumé – PB: o “Quebra Cabeça do Território” como possibilidade de recurso didático para a prática docente na EJA do ensino fundamental. 2024. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40141 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta