dc.creator.ID |
SOUZA, E. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6775689775933097 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Andréia Ferreira da SILVA |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7044283534835116 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Melânia Mendonça. |
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dc.contributor.referee2 |
NARDI, Elton Luiz. |
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dc.description.resumo |
A presente dissertação, vinculada à Linha 1. História, Política e Gestão Educacionais do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande
(PPGEd/UFCG), tem o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba – Pacto Soma/PB (2017
2021) como objeto de estudo. Analisa as iniciativas do Pacto Soma/PB relativas à
avaliação externa, à formação continuada de professores e ao monitoramento da atuação
dos professores alfabetizadores em sala de aula. Tais iniciativas se constituíram em
estratégias centrais para a materialização da reconversão docente e da formação das
“novas faces” dos professores nas redes públicas de ensino paraibanas. A pesquisa
referencia-se no materialismo histórico-dialético, analisando as políticas educacionais
implantadas no estado da Paraíba, no período de 2012 a 2021, com ênfase no Pacto
Soma/PB e seu conjunto de iniciativas, considerando o contexto histórico-social de sua
constituição. As seguintes categorias nortearam a investigação: a historicidade, a
contradição e a totalidade. Para análise do Pacto recorreu-se às seguintes categorias de
conteúdo: reconversão docente (Shiroma e Evangelista, 2003; 2008; 2015); avaliação
externa (Freitas, 2005; 2007; Bonamino; Souza, 2012); formação continuada (Shiroma;
Evangelista, 2008; 2015; Decker. 2015); responsabilização (Araújo, 2019; 2022; Afonso,
2009; Oliveira; Clementino, 2020); e prestação de contas (Afonso, 2009). O estudo
apoiou-se em revisão bibliográfica sobre o tema proposto, com levantamento da produção
acadêmica acerca das iniciativas de avaliação no Brasil e na Paraíba e da implementação
dos processos de reconversão engendrados por elas. Teve como fonte principal de dados
documentos legais e normativos do estado da Paraíba que criaram e instituíram o Pacto
Soma/PB, selecionados por meio da coleta, revisão, organização e classificação. Com os
documentos identificados e organizados em ordem cronológica, foi realizada a
sintetização e análise dos dados, na busca por similaridades e contradições. A pesquisa
revelou que o governo do estado da Paraíba vem atuando como educador ao disseminar
o modelo da gestão gerencial nas redes municipais de ensino, contribuindo para a criação
de uma ambiência favorável à inserção das políticas de avaliação externa em larga escala
e de monitoramento dos resultados e do trabalho docente. Também, que as iniciativas do
Pacto Soma/PB, estudadas nessa investigação, contribuíram para que processos de
reconversão docente fossem implementados na educação municipal. Conclui-se que a
proposta de articulação entre a avaliação externa e o monitoramento e entre avaliação,
monitoramento e formação continuada dos professores estão imbricadas com vistas à
constituição das “faces” de um professor desqualificado, reconvertido, avaliado, aprendiz
e responsabilizado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Pacto pela aprendizagem na Paraíba – Pacto Soma/PB – e os processos de reconversão docente (2017-2021). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-02 |
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dc.description.abstract |
The present dissertation, linked to Line 1: History, Politics, and Educational Management
of the Graduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande
(PPGEd/UFCG), has the Pact for Learning in Paraíba – Pacto Soma/PB (2017-2021) as
its object of study. It analyzes the initiatives of Pacto Soma/PB related to external
evaluation, continuous teacher training, and the monitoring of literacy teachers'
performance in the classroom. These initiatives served as core strategies for the
realization of teacher reconversion and the formation of the “new faces” of teachers in
Paraíba’s public education networks. The research is based on historical-dialectical
materialism, analyzing the educational policies implemented in the state of Paraíba from
2012 to 2021, with an emphasis on Pacto Soma/PB and its set of initiatives, considering
the historical-social context of its formation. The following categories guided the
investigation: historicity, contradiction, and totality. For the analysis of the Pact, the
following content categories were used: teacher reconversion (Shiroma and Evangelista,
2003; 2008; 2015); external evaluation (Freitas, 2005; 2007; Bonamino; Souza, 2012);
continuous training (Shiroma; Evangelista, 2008; 2015; Decker, 2015); accountability
(Araújo, 2019; 2022; Afonso, 2009; Oliveira; Clementino, 2020); and transparency
(Afonso, 2009). The study relied on a bibliographic review of the proposed theme, with
a survey of academic production regarding evaluation initiatives in Brazil and Paraíba, as
well as the implementation of reconversion processes engendered by them. The primary
sources of data were legal and normative documents from the state of Paraíba that created
and instituted Pacto Soma/PB, selected through collection, review, organization, and
classification. With the identified documents organized in chronological order, data
synthesis and analysis were carried out, seeking similarities and contradictions. The
research revealed that the government of the state of Paraíba has been acting as an
educator by disseminating the managerial model within municipal education networks,
contributing to the creation of an environment conducive to the introduction of large-scale
external evaluation policies, monitoring results, and teacher work. It also showed that the
initiatives of Pacto Soma/PB, studied in this investigation, contributed to the
implementation of teacher reconversion processes in municipal education. It is concluded
that the proposed articulation between external evaluation and monitoring, as well as
between evaluation, monitoring, and continuous teacher training, are interwoven with the
aim of constituting the “faces” of a teacher who is dequalified, reconverted, evaluated, a
learner, and accountable. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40143 |
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dc.date.accessioned |
2025-01-31T12:33:47Z |
|
dc.date.available |
2025-01-31 |
|
dc.date.available |
2025-01-31T12:33:47Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Política educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Pacto Soma/PB |
pt_BR |
dc.subject |
Reconversão docente |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação externa em larga escala |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilização |
pt_BR |
dc.subject |
Prestação de contas |
pt_BR |
dc.subject |
Educational policy |
pt_BR |
dc.subject |
Soma/PB Pact |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher conversion |
pt_BR |
dc.subject |
Large-scale external evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing training |
pt_BR |
dc.subject |
Accountability |
pt_BR |
dc.subject |
Accountability |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Elizete Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pact for learning in Paraíba – Soma/PB Pact – and the teaching reconversion processes (2017-2021). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Elizete Alves de. Pacto pela aprendizagem na Paraíba – Pacto Soma/PB – e os processos de reconversão docente (2017-2021). 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |