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Pacto pela aprendizagem na Paraíba – Pacto Soma/PB – e os processos de reconversão docente (2017-2021).

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dc.creator.ID SOUZA, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6775689775933097 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Andréia Ferreira da SILVA
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7044283534835116 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Melânia Mendonça.
dc.contributor.referee2 NARDI, Elton Luiz.
dc.description.resumo A presente dissertação, vinculada à Linha 1. História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), tem o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba – Pacto Soma/PB (2017 2021) como objeto de estudo. Analisa as iniciativas do Pacto Soma/PB relativas à avaliação externa, à formação continuada de professores e ao monitoramento da atuação dos professores alfabetizadores em sala de aula. Tais iniciativas se constituíram em estratégias centrais para a materialização da reconversão docente e da formação das “novas faces” dos professores nas redes públicas de ensino paraibanas. A pesquisa referencia-se no materialismo histórico-dialético, analisando as políticas educacionais implantadas no estado da Paraíba, no período de 2012 a 2021, com ênfase no Pacto Soma/PB e seu conjunto de iniciativas, considerando o contexto histórico-social de sua constituição. As seguintes categorias nortearam a investigação: a historicidade, a contradição e a totalidade. Para análise do Pacto recorreu-se às seguintes categorias de conteúdo: reconversão docente (Shiroma e Evangelista, 2003; 2008; 2015); avaliação externa (Freitas, 2005; 2007; Bonamino; Souza, 2012); formação continuada (Shiroma; Evangelista, 2008; 2015; Decker. 2015); responsabilização (Araújo, 2019; 2022; Afonso, 2009; Oliveira; Clementino, 2020); e prestação de contas (Afonso, 2009). O estudo apoiou-se em revisão bibliográfica sobre o tema proposto, com levantamento da produção acadêmica acerca das iniciativas de avaliação no Brasil e na Paraíba e da implementação dos processos de reconversão engendrados por elas. Teve como fonte principal de dados documentos legais e normativos do estado da Paraíba que criaram e instituíram o Pacto Soma/PB, selecionados por meio da coleta, revisão, organização e classificação. Com os documentos identificados e organizados em ordem cronológica, foi realizada a sintetização e análise dos dados, na busca por similaridades e contradições. A pesquisa revelou que o governo do estado da Paraíba vem atuando como educador ao disseminar o modelo da gestão gerencial nas redes municipais de ensino, contribuindo para a criação de uma ambiência favorável à inserção das políticas de avaliação externa em larga escala e de monitoramento dos resultados e do trabalho docente. Também, que as iniciativas do Pacto Soma/PB, estudadas nessa investigação, contribuíram para que processos de reconversão docente fossem implementados na educação municipal. Conclui-se que a proposta de articulação entre a avaliação externa e o monitoramento e entre avaliação, monitoramento e formação continuada dos professores estão imbricadas com vistas à constituição das “faces” de um professor desqualificado, reconvertido, avaliado, aprendiz e responsabilizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Pacto pela aprendizagem na Paraíba – Pacto Soma/PB – e os processos de reconversão docente (2017-2021). pt_BR
dc.date.issued 2024-05-02
dc.description.abstract The present dissertation, linked to Line 1: History, Politics, and Educational Management of the Graduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande (PPGEd/UFCG), has the Pact for Learning in Paraíba – Pacto Soma/PB (2017-2021) as its object of study. It analyzes the initiatives of Pacto Soma/PB related to external evaluation, continuous teacher training, and the monitoring of literacy teachers' performance in the classroom. These initiatives served as core strategies for the realization of teacher reconversion and the formation of the “new faces” of teachers in Paraíba’s public education networks. The research is based on historical-dialectical materialism, analyzing the educational policies implemented in the state of Paraíba from 2012 to 2021, with an emphasis on Pacto Soma/PB and its set of initiatives, considering the historical-social context of its formation. The following categories guided the investigation: historicity, contradiction, and totality. For the analysis of the Pact, the following content categories were used: teacher reconversion (Shiroma and Evangelista, 2003; 2008; 2015); external evaluation (Freitas, 2005; 2007; Bonamino; Souza, 2012); continuous training (Shiroma; Evangelista, 2008; 2015; Decker, 2015); accountability (Araújo, 2019; 2022; Afonso, 2009; Oliveira; Clementino, 2020); and transparency (Afonso, 2009). The study relied on a bibliographic review of the proposed theme, with a survey of academic production regarding evaluation initiatives in Brazil and Paraíba, as well as the implementation of reconversion processes engendered by them. The primary sources of data were legal and normative documents from the state of Paraíba that created and instituted Pacto Soma/PB, selected through collection, review, organization, and classification. With the identified documents organized in chronological order, data synthesis and analysis were carried out, seeking similarities and contradictions. The research revealed that the government of the state of Paraíba has been acting as an educator by disseminating the managerial model within municipal education networks, contributing to the creation of an environment conducive to the introduction of large-scale external evaluation policies, monitoring results, and teacher work. It also showed that the initiatives of Pacto Soma/PB, studied in this investigation, contributed to the implementation of teacher reconversion processes in municipal education. It is concluded that the proposed articulation between external evaluation and monitoring, as well as between evaluation, monitoring, and continuous teacher training, are interwoven with the aim of constituting the “faces” of a teacher who is dequalified, reconverted, evaluated, a learner, and accountable. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40143
dc.date.accessioned 2025-01-31T12:33:47Z
dc.date.available 2025-01-31
dc.date.available 2025-01-31T12:33:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Pacto Soma/PB pt_BR
dc.subject Reconversão docente pt_BR
dc.subject Avaliação externa em larga escala pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Responsabilização pt_BR
dc.subject Prestação de contas pt_BR
dc.subject Educational policy pt_BR
dc.subject Soma/PB Pact pt_BR
dc.subject Teacher conversion pt_BR
dc.subject Large-scale external evaluation pt_BR
dc.subject Continuing training pt_BR
dc.subject Accountability pt_BR
dc.subject Accountability pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Elizete Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pact for learning in Paraíba – Soma/PB Pact – and the teaching reconversion processes (2017-2021). pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Elizete Alves de. Pacto pela aprendizagem na Paraíba – Pacto Soma/PB – e os processos de reconversão docente (2017-2021). 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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