DSpace/Manakin Repository

A chegada do Cine Irís e as mutações visíveis, sensíveis e imaginárias de Nova Floresta (1959-1989).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AZEVEDO, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8447359140754964 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Keila Queiroz e.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, K. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8319598000382239 pt_BR
dc.contributor.referee1 KNACK, Eduardo Roberto Jordão.
dc.contributor.referee2 MONTEIRO, Luíra Freire.
dc.description.resumo O presente trabalho pretende analisar as memórias e as experiências sociais e afetivas dos moradores Florestenses que se desenvolveram no espaço do Cine Íris em Nova Floresta, no Curimatáu da Paraíba, entre os anos de 1959 a 1989. Interessa-nos compreender de que forma ocorreram as sociabilidades atribuídas a esse importante espaço cinematográfico. Buscamos observar desde os encontros, passeios, paqueras e namoros que aconteciam na calçada do cinema, até as projeções cinematográficas de grande sucesso, que eram exibidas no interior do Cine Íris, além de sua influência nos modos de agir e portar-se dos seus espectadores. Partindo do conceito de cidades sensíveis abordado por Pesavento (2017), encontramos a necessidade de perceber diversas questões complexas e, sobretudo, peculiares desse e de outros espaços destinados à prática do lazer em Nova Floresta no período estudado, como, por exemplo, as transformações urbanas e os dispositivos modernos, como o cinema, que aparecem como objetos comuns na história e no cotidiano da maioria das cidades. Além disso, é papel primordial do historiador e objetivo deste estudo observar de que modo se deu o funcionamento do Cine Íris como espaço de lazer e entretenimento; observar também as alterações no cotidiano dos moradores que frequentavam o espaço, bem como como esses moradores viram, sentiram e o que falam sobre o cinema através de suas memórias, além de analisar a contribuição da fonte oral, a partir das perspectivas e contribuições primordiais de Alberti (2005), para a história. Ademais, o trabalho pretende também compreender como foi concebida a chegada do cinema a uma cidade do passado, que se diferenciava em muitos aspectos da atual, e compreender de que forma sua persistência foi sentida e como se geriu o hábito de frequentar esse espaço de lazer e convívio. Dessa forma, analisamos o cinema a partir da concepção de Certeau (1998), em que os indivíduos muitas vezes inventam novos usos para um lugar imposto, adaptando assim o seu próprio caminho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title A chegada do Cine Irís e as mutações visíveis, sensíveis e imaginárias de Nova Floresta (1959-1989). pt_BR
dc.date.issued 2024-09-26
dc.description.abstract This paper aims to analyze the memories and social and emotional experiences of the residents of Flores, which took place in the space that corresponded to the Cine Íris in Nova Floresta, Curimatáu, Paraíba, from 1959 to 1989. We are interested in understanding how the specific sociabilities attributed to this important cinematic space occurred, from the meetings, walks, flirting and courtships that took place on the sidewalk of the cinema, to the certain highly successful film projections that were shown inside the Cine Íris, in addition to their influence on the ways of acting and behaving of its spectators. Based on Pesavento's (2017) concept of sensitive cities, we find the need to understand several complex issues, especially those peculiar to this and other spaces intended for the practice of leisure in Nova Floresta during the period studied. Urban transformations and modern devices such as cinema appear as common objects in the history and daily life of most cities. However, it is the historian's primary role and the objective of this study, as it gave rise to this process of operation of Cine Íris, as a space for leisure and entertainment and the changes in the daily lives of the city dwellers who frequented the space, and how these city dwellers saw, felt and what they said about cinema, through their memories, and contribution from the oral source, based on the perspectives and primary contributions of Alberti (2005), to history. The work also aims to understand how the arrival of cinema in a city of the past, which differed in many aspects from the current one, was conceived, its persistence was felt and the habit of frequenting this space for leisure and socializing was managed. In this way, we analyze cinema based on the conception of Certeau (1998), in which individuals often invent new uses for an imposed place, thus adapting their own path. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40148
dc.date.accessioned 2025-01-31T13:17:22Z
dc.date.available 2025-01-31
dc.date.available 2025-01-31T13:17:22Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cine Irís – Nova Floresta/PB pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Sociabilidade pt_BR
dc.subject Lazer e entretenimento pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Sociability pt_BR
dc.subject Leisure and entertainment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AZEVEDO, Moisés da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The arrival of Cine Irís and the visible, sensitive and imaginary mutations of Nova Floresta (1959-1989). pt_BR
dc.identifier.citation AZEVEDO, Moisés da Silva. A chegada do Cine Irís e as mutações visíveis, sensíveis e imaginárias de Nova Floresta (1959-1989). 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta