dc.creator.ID |
SERAFIM, M. LÚCIA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5984466781472890 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSCARELLI, Carla Viana. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAUJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee3 |
CASTRO, Paulo Almeida de. |
|
dc.contributor.referee4 |
ARAGÃO, Patrícia Cristina de. |
|
dc.description.resumo |
A presente Tese de Doutorado é um estudo que substancia o trabalho docente no
Ensino Remoto Emergencial no contexto acadêmico, modalidade convocada sob efeito
da pandemia por COVID-19 nos anos de 2020 e 2021, formato temporário com a
presença prescritiva de tecnologias digitais na pauta laboral do formador no ensino
superior. Sujeitos convocados que expressam diálogos e discursos consigo mesmos e
com os outros em suas condições de trabalho. A questão-problema que orientou a
pesquisa foi: Quais indícios revelaram (re)formações das práticas dos docentes do
Curso de Letras – Língua Portuguesa, do Centro de Humanidades, da Universidade
Federal de Campina Grande em função das demandas do Ensino Remoto Emergencial
prescritas pela instituição para as atividades em contexto de pandemia? Como resposta
ao questionamento levantado, seus objetivos foram sistematizados em: Geral –
investigar como o Ensino Remoto Emergencial, que surgiu em decorrência da pandemia
por COVID-19, afetou os docentes do Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFCG
em seu trabalho, no tocante a uma prefiguração de (re)formação de suas práticas
didático-pedagógicas com tecnologias digitais e multiletramentos; e Específicos –
descrever as prescrições (resoluções) que orientaram as atividades de Ensino Remoto
Emergencial na universidade implicada; e analisar as compreensões dos docentes
sobre o Ensino Remoto Emergencial em relação às resoluções UFCG e aos modos de
(re)formação do docente a partir dos indícios de adoção, adaptação e/ou recriação. O
estudo defende a tese de que o Ensino Remoto Emergencial, como modalidade
suscitada em função da pandemia por COVID-19, acarretou efeitos quanto à
(re)formação do docente no contexto acadêmico como um novo arranjo ao trabalho de
ensino para agir em situação remota com tecnologias digitais e práticas multiletradas.
Para tratar do objeto de estudo “O Ensino Remoto Emergencial e o trabalho docente no
contexto acadêmico”, o lugar teórico da Tese ampara-se na Teoria Dialógica da
Linguagem do Círculo de Bakhtin, tendo a arquitetônica do ser como conceito
sistematizador que incorpora as categorias dialogicidade, interação discursiva e o ato
responsável em Bakhtin (2017 [1920-24]), (2016 [1952-53]); Volóchinov (2019 [1930]),
além de Brait (2020), Fiorin (2020), Amorim (2004). A pesquisa fundamentou-se também
em estudos sobre: o trabalho docente e a formação de quem forma no ensino superior,
a partir de Tardif e Lessard (2012), Schön (1983), Zabalza (2004); a Clínica da Atividade,
em Clot (2011; 2010); e a Ergonomia, em Amigues (2004) e Guérin (2001), no tocante,
de forma pontual, ao trabalho prescrito. Hodges (2020), Santos (2020, 2021), Minon
(2021), Buzato (2009), Rojo (2019, 2012), Cazden et al (2021) colaboraram com
investigações teóricas sobre o ensino remoto, tecnologias digitais e multiletramentos.
Metodologicamente, a pesquisa descritiva situa-se na filosofia do conhecimento das
ciências humanas em Bakhtin, de natureza qualitativa, interpretativista, análise de
documentos e objetivos descritivos. A geração de dados ocorreu entre os meses de
fevereiro a maio de 2022 e resultou na colaboração de 07 docentes do Curso de Letras
– Língua Portuguesa da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da
Universidade Federal de Campina Grande. Quanto aos resultados, a análise das
compreensões dos docentes dialogicamente situadas apresenta: das prescrições como
mandatórias e frágeis quanto a orientar o coletivo de trabalho, ausentes no que toca ao
pedagógico para se lidar com o não saber com tecnologias digitais diante o prescrito e
a realização da atividade. Na prefiguração de (re)formação sobre as práticas, como
efeito do ensino remoto, há indícios de adoção das técnicas, de adaptação como
identificação dos recursos digitais, porém, com didáticas ainda do presencial às telas,
de recriação em práticas multiletradas no percurso pelo interesse já vindo do ensino
face a face, singularidades no coletivo que afirmam o trabalho docente como ato
responsável. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
Ensino remoto emergencial: entre resoluções e compreensões sobre o trabalho docente em contexto acadêmico |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-28 |
|
dc.description.abstract |
This Doctorade Degree Thesis is a study that substantiates the teaching work in
Emergency Remote Teaching in the academic context, a modality summoned up due to
COVID-19 pandemic in 2020 and 2021, a temporary format with the prescriptive
presence of digital technologies in the work agenda of the trainer in university education.
Summoned subjects who express dialogues and speeches with themselves and others
in their working conditions. The question problem that guided the research was: What
evidence revealed (re)formations in the practices of teachers of the Literature Course –
Portuguese Language - at Federal University of Campina Grande (Humanities Center)
due to the demands of Emergency Remote Teaching prescribed by the institution for
activities in the context of a pandemic? In response to the question raised, its objectives
were systematized into: General – investigate how Emergency Remote Teaching, which
emerged due to COVID-19 pandemic, affected the teachers of the Literature Course –
Portuguese Language - at UFCG in their work, regarding to a prefiguration of
(re)formation of their didactic-pedagogical practices with digital technologies and
multiliteracies; and Specific – describe the prescriptions (resolutions) that guided the
Emergency Remote Teaching activities at the university involved; and analyze teachers'
understandings about Emergency Remote Teaching in relation to UFCG resolutions and
ways of teachers (re)training based on the evidences of adoption, adaptation and/or
recreation. The study defends the thesis that Emergency Remote Teaching, as a
modality created due to COVID-19 pandemic, had effects on the (re)training of teachers
in the academic context as a new arrangement for teaching work to act in a remote
situation. with digital technologies and multiliterate practices. Studying “Emergency
Remote Teaching and teaching work in the academic context”, the theoretical place of
the Thesis is supported by the Dialogical Theory of Language of Bakhtin Circle, having
the architecture of being as a systematizing concept that incorporates the categories
dialogicity, discursive interaction and the responsible act in Bakhtin (2017 [1920-24]),
(2016 [1952/1953]); Volóshinov (2019 [1930]), in addition Brait (2020), Fiorin (2020),
Amorim (2004). The research was also based on studies about teaching work and the
training of those who graduate in university education, based on Tardif and Lessard
(2012), Schön (1983), Zabalza (2004); the Activity Clinic, in Clot (2011; 2010); and
Ergonomics, in Amigues (2004) and Guérin (2001), regarding, on a specific basis, the
prescribed work. Hodges (2020), Santos (2020, 2021), Minon (2021), Buzato (2009),
Rojo (2019, 2012), Cazden et al (2021) collaborated with theoretical investigations about
remote teaching, digital technologies and multiliteracies. Methodologically,the
descriptive research takes place in Bakhtin's philosophy of knowledge of the human
sciences, with a qualitative, interpretive nature, document analysis and descriptive
objectives. Data generation took place between the months of February and May 2022
and resulted in the collaboration of 07 teachers from the Literature Course – Portuguese
Language of the Academic Unit of Literature, Humanities Center, at Federal University
of Campina Grande. As for the results, the analysis of the teachers' understandings
dialogically situated presents: prescriptions as mandatory and fragile in guiding the
collective work, absents in terms of pedagogy to deal with not knowing about digital
technologies facing what is prescribed and the implementation of the activity. In the
prefiguration of (re)training about practices, as a result of remote teaching, there are
evidences of adoption of techniques, of adaptation as identification of digital resources,
however, with didactics still from face-to-face to screens, of recreation in multiliterate
practices on the journey through interest already coming from face-to-face teaching,
singularities in the collective that affirm teaching work as a responsible act. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40150 |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-31T13:40:20Z |
|
dc.date.available |
2025-01-31 |
|
dc.date.available |
2025-01-31T13:40:20Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente no contexto acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Remoto Emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetônica do ser |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Dialógica da Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching work in the academic context |
pt_BR |
dc.subject |
Emergency Remote Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Architecture of being |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogical Theory of Language |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SERAFIM, Maria Lúcia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Emergency remote teaching: between resolutions and understandings about work Lecturer in an academic context |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SERAFIM, Maria Lúcia. Ensino remoto emergencial: entre resoluções e compreensões sobre o trabalho docente em contexto acadêmico. 2024. 250 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |