Repositorio Dspace/Manakin

Transformando vidas: uma sociologia da educação para pensar os impactos da educação a distância na mobilidade socioeconômica dos cursistas do Polo UAB Tabira.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID PINHEIRO, L. S. F. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1247155761809778 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, W. G. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5710716878516059 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.referee3 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee3ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.description.resumo A Educação a Distância (EaD) tem ganhado relevância como modalidade educacional que proporciona acesso ao ensino superior para indivíduos enfrentando limitações geográficas, econômicas e de tempo. Este estudo analisou como a EaD impacta a mobilidade socioeconômica, a qualidade de vida e as perspectivas de carreira dos estudantes, além de investigar os desafios enfrentados e os motivos que levam à escolha dessa modalidade. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi investigar o impacto da EaD na mobilidade socioeconômica e na qualidade de vida, analisando fatores como os benefícios proporcionados, os desafios enfrentados e o acesso para grupos menos privilegiados. A metodologia adotada foi quantitativa, com aplicação de questionário a 42 participantes, cujas respostas foram analisadas em categorias específicas, apresentadas por meio de figuras e discutidas à luz da literatura existente. Os resultados indicaram que 67,4% dos participantes reconheceram uma contribuição significativa da EaD para a melhoria de suas perspectivas de emprego e crescimento na carreira, evidenciando o impacto positivo na mobilidade socioeconômica. Em termos de qualidade de vida, 44,2% dos respondentes destacaram a flexibilidade de horários como principal benefício, permitindo-lhes equilibrar os estudos com outras responsabilidades pessoais e profissionais. A escolha pela EaD foi motivada por fatores como a flexibilidade de horários (76,7%) e a possibilidade de conciliar estudos com trabalho e família. Apesar desses avanços, o estudo revelou desafios importantes: 27,9% dos participantes relataram dificuldade em manter a motivação e a disciplina, enquanto 23,3% destacaram a falta de interação com professores e colegas. Além disso, 69,8% dos participantes afirmaram que a EaD oferece oportunidades significativas de acesso à educação para populações socioeconomicamente desfavorecidas, corroborando sua relevância como ferramenta de inclusão. Conclui-se que a EaD é um importante instrumento para promover inclusão social e econômica, ampliando oportunidades de empregabilidade e transformando a realidade de populações de baixa renda. No entanto, há a necessidade de superar barreiras como a infraestrutura tecnológica limitada e a falta de apoio pedagógico adequado. O estudo reforça a importância de políticas públicas que garantam tanto a expansão quanto a qualidade da EaD, assegurando que essa modalidade se torne um verdadeiro agente de transformação social em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title Transformando vidas: uma sociologia da educação para pensar os impactos da educação a distância na mobilidade socioeconômica dos cursistas do Polo UAB Tabira. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-20
dc.description.abstract Distance Education (DE) has gained relevance as an educational modality that provides access to higher education for individuals facing geographical, economic and time limitations. This study analyzed how DE impacts socioeconomic mobility, quality of life and career prospects of students, in addition to investigating the challenges faced and the reasons that lead to choosing this modality. Therefore, the objective of the research was to investigate the impact of DE on socioeconomic mobility and quality of life, analyzing factors such as the benefits provided, the challenges faced and access for less privileged groups. The methodology adopted was quantitative, with the application of a questionnaire to 42 participants, whose answers were analyzed in specific categories, presented through figures and discussed in light of the existing literature. The results indicated that 67.4% of the participants recognized a significant contribution of DE to improving their employment prospects and career growth, evidencing the positive impact on socioeconomic mobility. In terms of quality of life, 44.2% of respondents highlighted flexible schedules as the main benefit, allowing them to balance studies with other personal and professional responsibilities. The choice of distance learning was motivated by factors such as flexible schedules (76.7%) and the possibility of reconciling studies with work and family. Despite these advances, the study revealed important challenges: 27.9% of participants reported difficulty in maintaining motivation and discipline, while 23.3% highlighted the lack of interaction with teachers and colleagues. In addition, 69.8% of participants stated that distance learning offers significant opportunities for access to education for socioeconomically disadvantaged populations, corroborating its relevance as a tool for inclusion. It is concluded that distance learning is an important instrument for promoting social and economic inclusion, expanding employment opportunities and transforming the reality of low-income populations. However, there is a need to overcome barriers such as limited technological infrastructure and the lack of adequate pedagogical support. The study reinforces the importance of public policies that guarantee both the expansion and quality of distance education, ensuring that this modality becomes a true agent of social transformation towards a more just and egalitarian society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40156
dc.date.accessioned 2025-02-03T20:38:29Z
dc.date.available 2025-02-03
dc.date.available 2025-02-03T20:38:29Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia da educação pt_BR
dc.subject Educação à distância pt_BR
dc.subject Mobilidade socioeconômica pt_BR
dc.subject Universidade Aberta do Brasil – Polo Tabira-PE pt_BR
dc.subject Inclusão socioeducacional pt_BR
dc.subject Sociology of education pt_BR
dc.subject Distance education pt_BR
dc.subject Socioeconomic mobility pt_BR
dc.subject Open University of Brazil – Tabira-PE Campus pt_BR
dc.subject Socio-educational inclusion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINHEIRO, Lidianne Symara Ferreira Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Transforming lives: a sociology of education to think about the impacts of distance education on the socioeconomic mobility of students at the UAB Tabira Campus. pt_BR
dc.identifier.citation PINHEIRO, Lidianne Symara Ferreira Barros. Transformando vidas: uma sociologia da educação para pensar os impactos da educação a distância na mobilidade socioeconômica dos cursistas do Polo UAB Tabira. 2024. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40156 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta