Dépôt DSpace/Manakin

Um diálogo entre os direitos humanos e a educação inclusiva: uma via de conscientização contra o racismo estrutural na escola.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID GOUVEIA, P. J. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6502053680431218 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Sônia Maria Lira.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-7388-2735 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8440115552221893 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTE NETO, F. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-7180-9649 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5710716878516059 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo combater discriminação, estereótipos, preconceitos e atitudes racistas e de exclusão, por meio de reflexões críticas e diálogo aberto na ECI Jairo Aires Caluête, no município de Parari -PB. Fez-se necessário realizar uma pesquisa qualitativa que se deu exatamente devido às suas características de investigação exploratória e descritiva, uma vez que associado à minha prática pedagógica, tornou-se evidente a abordagem adequada, já que permitiu o aprofundamento necessário na busca do conhecimento no que se refere à gestão do conhecimento, contudo o método dedutivo se faz o mais adequado para compreender os processos de manifestação do fenômeno estudado nesta pesquisa, A ciência não se baseia na indução, mas na dedução, que permite à pesquisa testar as hipóteses e avançar através da falsificação (POPPER, 2004, p. 89). Diante disso foi possível compreender que nossas ações são respaldadas cientificamente, quando realizamos a pratica dedutiva ao permitir verificação e a validade de teorias por meio de uma sequência lógica de pensamento, utilizamos a técnica de coleta de dados com metodologias inovadoras como a realização de rodas de conversas estruturadas e dirigidas, análises de textos bibliográficos, observações qualificadas, aulas experimentais de campo, estudo de caso, para tanto tomando por base, como sujeito da pesquisa os estudantes sendo eles o universo estudado. Portanto o centro da nossa problematização é: Como a escola pode integrar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira para combater o racismo e promover a “Inclusão” nas práticas pedagógicas diárias? É essencial compreender que a educação em direitos humanos visa promover valores como igualdade, respeito, dignidade e justiça. Esses princípios são fundamentais para combater o racismo estrutural, que se manifesta de forma sistêmica e institucionalizada, perpetuando desigualdades e discriminações contra grupos raciais historicamente marginalizados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Um diálogo entre os direitos humanos e a educação inclusiva: uma via de conscientização contra o racismo estrutural na escola. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-22
dc.description.abstract This paper qualitatively analyzes the challenges and possibilities of implementing innovative pedagogical practices for inclusive and anti-racist education, especially in the context of the Jairo Aires Caluête Integral Citizen School, in the city of Parari-PB. Through a historical perspective on the evolution of human rights, based on theorists such as Comparato (2010), and on analyses of the impact of structural racism on education (Almeida, 2019), the study highlights the educational deformations present in the current school model and the importance of concrete actions to combat exclusion. The challenges of racial literacy, the deconstruction of stereotypes and the need for ongoing teacher training to implement inclusive practices are competitive. In addition, the implementation of public policies to combat structural racism and ensure equity is problematized, emphasizing the urgency of an educational model that not only proclaims rights, but also effective ones. Through reports of experiences with workshops, debates and pedagogical activities, the work reflects on the impacts of these practices on raising students' awareness and building a culture of respect and dignity. The text concludes that, despite the advances, inclusion and equity still face significant barriers, often fueled by cultural and structural resistance. As a proposal, the importance of a joint effort between schools, communities and public policies to promote transformative and inclusive education is reinforced. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40169
dc.date.accessioned 2025-02-04T18:19:59Z
dc.date.available 2025-02-04
dc.date.available 2025-02-04T18:19:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Direitos humanos e educação pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Racismo estrutural na escola pt_BR
dc.subject Escola inclusiva pt_BR
dc.subject Letramento racial pt_BR
dc.subject Human rights and education pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Structural racism in schools pt_BR
dc.subject Inclusive school pt_BR
dc.subject Racial literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOUVEIA, Patrick Josland Mendes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A dialogue between human rights and inclusive education: a way to raise awareness against structural racism in schools. pt_BR
dc.identifier.citation GOUVEIA, Patrick Josland Mendes.Um diálogo entre os direitos humanos e a educação inclusiva: uma via de conscientização contra o racismo estrutural na escola. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40169 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte