Repositorio Dspace/Manakin

O uso de recursos concretos/pedagógicos como potencializador no fortalecimento da identidade e da cultura local.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID BARROS, C. S. S. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Marinalva Valdevino dos.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-7228-2065 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3404444463361439 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee1ID NOGUEIRA, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.contributor.referee2ID ESTRELA, K. A. D. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.description.resumo A Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças, proporcionando uma base sólida para o aprendizado acadêmico e o fortalecimento de aspectos sociais e culturais. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ressalta a importância de práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem de forma contextualizada. Nesse sentido, a utilização de materiais concretos permite que as crianças interajam com elementos que refletem sua realidade, tornando o aprendizado mais significativo. A escola, como espaço de socialização, integra os aspectos culturais e econômicos da comunidade ao currículo escolar. Valorizar saberes regionais, como agricultura familiar e artesanato, permite aos alunos adquirir conhecimento acadêmico, fortalecendo seu senso de pertencimento e identidade cultural. Este trabalho aborda o uso de materiais concretos no ensino-aprendizagem na Educação Infantil, com foco no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças do Infantil V da Escola Municipal Benícia Alves de Lima, na comunidade de Santa Catarina, Monteiro-PB. A proposta pedagógica integra a cultura e economia local, destacando saberes regionais, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. O estudo, de abordagem qualitativa, utilizou observação direta em sala de aula, registros e entrevistas informais com educadores e membros da comunidade. As atividades pedagógicas exploraram materiais concretos, como peças artesanais e elementos da economia local, proporcionando experiências que facilitam a compreensão de conceitos abstratos e valorizam a cultura. Os resultados indicaram que o uso de materiais concretos favoreceu o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de fortalecer sua conexão com o conteúdo abordado, estimulando o senso de pertencimento e valorização da cultura local. Conclui-se que práticas pedagógicas que integram a cultura ao ensino promovem o desenvolvimento integral dos alunos, fortalecendo seus vínculos com as origens e ampliando seu aprendizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title O uso de recursos concretos/pedagógicos como potencializador no fortalecimento da identidade e da cultura local. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-26
dc.description.abstract Early childhood education is essential for children's development, providing a solid foundation for academic learning and strengthening social and cultural aspects. The BNCC (National Common Curricular Base) emphasizes the importance of pedagogical practices that promote learning in a contextualized way. In this sense, the use of concrete materials allows children to interact with elements that reflect their reality, making learning more meaningful. The school, as a space for socialization, integrates the cultural and economic aspects of the community into the school curriculum. Valuing regional knowledge, such as family farming and crafts, allows students to acquire academic knowledge, strengthening their sense of belonging and cultural identity. This work investigates the use of concrete materials in teaching and learning in Early Childhood Education, focusing on the cognitive and motor development of children in Infant V at the Benícia Alves de Lima Municipal School, in the community of Santa Catarina, Monteiro-PB. The pedagogical proposal integrates local culture and economy, highlighting regional knowledge, promoting meaningful and contextualized learning. The study, which used a qualitative approach, used direct classroom observation, records, and informal interviews with educators and community members. The pedagogical activities explored concrete materials, such as handcrafted items and elements of the local economy, providing experiences that facilitate the understanding of abstract concepts and value culture. The results indicated that the use of concrete materials favored the motor and cognitive development of children, in addition to strengthening their connection with the content covered, stimulating a sense of belonging and valuing local culture. It is concluded that pedagogical practices that integrate culture into teaching promote the integral development of students, strengthening their ties with their origins and expanding their learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40180
dc.date.accessioned 2025-02-05T14:53:52Z
dc.date.available 2025-02-05
dc.date.available 2025-02-05T14:53:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Recursos pedagógicos pt_BR
dc.subject Cultura local pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Identidade cultural pt_BR
dc.subject Escola Municipal Benícia Alves de Lima – Monteiro – PB pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Materiais concretos e educação infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento motor – crianças. 10. Zabé da Loca – cultura local pt_BR
dc.subject Pedagogical resources pt_BR
dc.subject Local culture pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Cultural identity pt_BR
dc.subject Benícia Alves Municipal School de Lima – Monteiro – PB pt_BR
dc.subject Countryside school pt_BR
dc.subject Concrete materials and early childhood education pt_BR
dc.subject Motor development – ​​children pt_BR
dc.subject Zabé da Loca – local culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Cecília Sandra de Santana Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of concrete/pedagogical resources as a means of strengthening local identity and culture. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Cecília Sandra de Santana Lopes. O uso de recursos concretos/pedagógicos como potencializador no fortalecimento da identidade e da cultura local. 2024. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40180 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta