dc.creator.ID |
ARAUJO, F. M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2491835846379230 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NEGREIROS, Mônica Martins. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NEGREIROS, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2383235196053330 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rafael Barros de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo geral investigar o impacto do uso de histórias em quadrinhos
no desenvolvimento da fluência leitora de alunos que apresentam dificuldades em leitura. Para
alcançar esse objetivo, propõem-se os seguintes objetivos específicos: a) Analisar o nível de
fluência leitora dos alunos antes e depois da aplicação de atividades com histórias em
quadrinhos; b) Identificar quais aspectos das HQs contribuem de maneira mais eficaz para o
desenvolvimento da fluência leitora; e c) Avaliar o nível de engajamento e motivação dos
alunos durante as atividades com histórias em quadrinhos. No que concerne ao percurso
metodológico, esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com as turmas do 3º, 4º e 5º
anos, da Escola Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gonçala
Rodrigues de Freitas, situada no município de Sumé, Cariri Paraibano, utilizando histórias em
quadrinhos (HQs) para melhorar a fluência leitora desses alunos. As atividades incluíram leitura
em voz alta e debates, promovendo a fluência e compreensão de forma lúdica. Os resultados
mostraram que o uso de histórias em quadrinhos melhorou significativamente a fluência leitora
dos alunos do 3º, 4º e 5º anos, especialmente entre aqueles com dificuldades. Observamos maior
rapidez e precisão na leitura, além de aumento na confiança e motivação dos estudantes. Nesta
perspectiva, as HQs se mostraram uma ferramenta eficaz para promover fluência e engajamento
na leitura. Desse modo, salienta-se que o uso de histórias em quadrinhos como ferramenta
pedagógica pode ser uma prática altamente benéfica para o desenvolvimento da fluência leitora
em alunos do ensino fundamental, principalmente aqueles que apresentam dificuldades na
leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
As histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da influência leitora: registros de uma experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-28 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40197 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-05T21:38:13Z |
|
dc.date.available |
2025-02-05 |
|
dc.date.available |
2025-02-05T21:38:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Fluência leitora |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.subject |
Comic books |
pt_BR |
dc.subject |
Reading at school |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical tool |
pt_BR |
dc.subject |
Reading fluency |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical intervention |
pt_BR |
dc.subject |
Gonçala Rodrigues de Freitas Municipal School – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Flávia Maria Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Comic books as a pedagogical tool for developing reading influence: records of an experience. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Flávia Maria Alves de. As histórias em quadrinhos como ferramenta
pedagógica para o desenvolvimento da influência leitora: registros de uma experiência. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40197 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo general de este estudio es investigar el impacto del uso de cómics en la fluidez
lectora de estudiantes que tienen dificultades lectoras. Para lograr este objetivo se proponen los
siguientes objetivos específicos: a) Analizar el nivel de fluidez lectora de los estudiantes antes
y después de aplicar actividades con cómics; b) Identificar qué aspectos del cómic contribuyen
más eficazmente al desarrollo de la fluidez lectora; y c) Evaluar el nivel de compromiso y
motivación de los estudiantes durante las actividades con cómics. En cuanto al recorrido
metodológico, este relato de experiencia se realizó con los grados de 3°, 4° y 5° año, utilizando
libros de historietas (cómics) para mejorar la fluidez lectora de los estudiantes. Las actividades
incluyeron lectura en voz alta y debates, promoviendo la fluidez y la comprensión de forma
lúdica. Los resultados mostraron que el uso de cómics mejoró significativamente la fluidez
lectora de los estudiantes de 3o, 4o y 5o año, especialmente entre aquellos con dificultades. Se
observó una mayor velocidad y precisión en la lectura, así como un aumento en la confianza y
motivación de los estudiantes. Los cómics han demostrado ser una herramienta eficaz para
promover la fluidez y la participación en la lectura. Se concluye que el uso de historietas como
herramienta pedagógica puede ser una práctica altamente beneficiosa para desarrollar la fluidez
lectora en estudiantes de educación primaria, especialmente aquellos que tienen dificultades
lectoras. |
pt_BR |