Dépôt DSpace/Manakin

As histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da influência leitora: registros de uma experiência.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ARAUJO, F. M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2491835846379230 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NEGREIROS, Mônica Martins.
dc.contributor.advisor1ID NEGREIROS, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2383235196053330 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo geral investigar o impacto do uso de histórias em quadrinhos no desenvolvimento da fluência leitora de alunos que apresentam dificuldades em leitura. Para alcançar esse objetivo, propõem-se os seguintes objetivos específicos: a) Analisar o nível de fluência leitora dos alunos antes e depois da aplicação de atividades com histórias em quadrinhos; b) Identificar quais aspectos das HQs contribuem de maneira mais eficaz para o desenvolvimento da fluência leitora; e c) Avaliar o nível de engajamento e motivação dos alunos durante as atividades com histórias em quadrinhos. No que concerne ao percurso metodológico, esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com as turmas do 3º, 4º e 5º anos, da Escola Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gonçala Rodrigues de Freitas, situada no município de Sumé, Cariri Paraibano, utilizando histórias em quadrinhos (HQs) para melhorar a fluência leitora desses alunos. As atividades incluíram leitura em voz alta e debates, promovendo a fluência e compreensão de forma lúdica. Os resultados mostraram que o uso de histórias em quadrinhos melhorou significativamente a fluência leitora dos alunos do 3º, 4º e 5º anos, especialmente entre aqueles com dificuldades. Observamos maior rapidez e precisão na leitura, além de aumento na confiança e motivação dos estudantes. Nesta perspectiva, as HQs se mostraram uma ferramenta eficaz para promover fluência e engajamento na leitura. Desse modo, salienta-se que o uso de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica pode ser uma prática altamente benéfica para o desenvolvimento da fluência leitora em alunos do ensino fundamental, principalmente aqueles que apresentam dificuldades na leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title As histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da influência leitora: registros de uma experiência. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-28
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40197
dc.date.accessioned 2025-02-05T21:38:13Z
dc.date.available 2025-02-05
dc.date.available 2025-02-05T21:38:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História em quadrinhos pt_BR
dc.subject Leitura na escola pt_BR
dc.subject Ferramenta pedagógica pt_BR
dc.subject Fluência leitora pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Escola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Comic books pt_BR
dc.subject Reading at school pt_BR
dc.subject Pedagogical tool pt_BR
dc.subject Reading fluency pt_BR
dc.subject Pedagogical intervention pt_BR
dc.subject Gonçala Rodrigues de Freitas Municipal School – Sumé – PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Flávia Maria Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Comic books as a pedagogical tool for developing reading influence: records of an experience. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Flávia Maria Alves de. As histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da influência leitora: registros de uma experiência. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40197 pt_BR
dc.description.resumen El objetivo general de este estudio es investigar el impacto del uso de cómics en la fluidez lectora de estudiantes que tienen dificultades lectoras. Para lograr este objetivo se proponen los siguientes objetivos específicos: a) Analizar el nivel de fluidez lectora de los estudiantes antes y después de aplicar actividades con cómics; b) Identificar qué aspectos del cómic contribuyen más eficazmente al desarrollo de la fluidez lectora; y c) Evaluar el nivel de compromiso y motivación de los estudiantes durante las actividades con cómics. En cuanto al recorrido metodológico, este relato de experiencia se realizó con los grados de 3°, 4° y 5° año, utilizando libros de historietas (cómics) para mejorar la fluidez lectora de los estudiantes. Las actividades incluyeron lectura en voz alta y debates, promoviendo la fluidez y la comprensión de forma lúdica. Los resultados mostraron que el uso de cómics mejoró significativamente la fluidez lectora de los estudiantes de 3o, 4o y 5o año, especialmente entre aquellos con dificultades. Se observó una mayor velocidad y precisión en la lectura, así como un aumento en la confianza y motivación de los estudiantes. Los cómics han demostrado ser una herramienta eficaz para promover la fluidez y la participación en la lectura. Se concluye que el uso de historietas como herramienta pedagógica puede ser una práctica altamente beneficiosa para desarrollar la fluidez lectora en estudiantes de educación primaria, especialmente aquellos que tienen dificultades lectoras. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte